Vice-líder confirma denúncia da “Tribuna” sobre armação para garantir quorum

Resultado de imagem para silvio costa deputado

Costa confirma a armação para favorecer Temer e Lula

Carlos Newton

Ao votar pela abertura de processo criminal contra o presidente Michel Temer, o deputado federal Silvio Costa (PTdoB-PE) confirmou a denúncia da “Tribuna da Internet” de que estava havendo jogo duplo no plenário da Câmara, partidos de  oposição tinham interesse em que Temer saísse vitorioso e por isso fizeram questão de garantir quorum para a que a votação se realizasse.

NÃO HAVERIA QUORUM – Quando Silvio Costa, vice-líder da oposição, manifestou sua posição, já havia mais de 200 votos contra Temer. Ele então assinalou que, se esses deputados tivessem obedecido ao acordo de não dar quorum, celebrado terça-feira pelos oposicionistas, a votação sequer teria sido realizada, porque bastava que 172 deputados não registrassem presença, embora até pudessem estar em plenário.

A denúncia da “Tribuna da Internet” foi de que a vitória de Temer era do interesse da oposição, que daqui para frente vai usar o argumento de que, se um governante flagrantemente corrupto como Temer pode ser preservado de responder por seus crimes, por que o ex-presidente Lula mereceria ser condenado a nove anos e meio de prisão, apenas por ter recebido de presente um apartamento onde jamais morou e que nunca esteve registrado no nome dele?

FAZ SENTIDORealmente, a justificativa faz sentido. Os crimes de Temer são aparentemente mais graves do que os cometidos por Lula, que nunca se deixou gravar fazendo acertos com empresário “bandido notório” ou “meliante”. E assim o PT e seus seguidores se beneficiam duplamente – além de ganhar visibilidade batendo à vontade em Temer e na base aliada, passam a ter uma boa desculpa para alegar que Lula sofre perseguição política, pois já é réu em três ações criminais, enquanto Temer e os tenebrosos caciques do PMDB continuam inalcançáveis. Este é o novo argumento a ser levado à ONU (Organização das Nações Unidas) e OEA (Organização dos Estados Americanos).

O vice-líder da oposição Silvio Costa (PTdoB-PE) percebeu que o PT e seus aliados estava fazendo jogo duplo e denunciou esta situação ao ser chamado para declarar seu voto.  Antes disso, desde o início da manhã, o parlamentar já tinha dado sucessivas entrevistas a respeito, criticando a oposição por ter quebrado o compromisso de não dar quorum e estar fazendo jogo duplo.

PATRIMONIALISMO Ao final, o vice-líder admitiu a derrota para os profissionais do fisiologismo.“Vocês venceram. Vocês são profissionais do fisiologismo, do patrimonialismo. Nunca me senti tão bem por ser amador, mas sou um amador que respeita a maioria do povo que quer tirar Michel Temer “— frisou o deputado, que já havia lamentado que a oposição tivesse mostrado falta de sintonia. E chegou a chamar de “burra” a tática empregada.

As críticas de Silvio Costa fazem todo sentido. No total, votaram 492 dos 513 deputados – 263 a favor do relatório e 227 contra. Houve duas abstenções e 19 ausências  – e, com base no regimento da Câmara, o presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) não votou. Portanto, se os 227 que votaram contra Temer não tivessem comparecido, nem teria havido votação. Ou seja, os oposicionistas apenas jogaram para a platéia, conforme a “Tribuna da Internet” havia antecipado e o deputado Silvio Costa depois confirmou.

###
P.S. – É claro que muitos oposicionistas que deram quorum para haver votação nem perceberam que estavam sendo usados. São os chamados “inocentes úteis”, que pensam estar fazendo o bem, ao serem manipulados para fazerem o mal. (C.N.)

13 thoughts on “Vice-líder confirma denúncia da “Tribuna” sobre armação para garantir quorum

  1. É o tal ” colocar azeitona na empada do inimigo”. O pior de tudo é que, enquanto o PT se apresentar como saco de pancadas dos golpistas estes terão vida longa no congresso, ao que parece, não obstante a repulsa que provocam em todos com o seus discursos cínicos, demagogos, hipócritas e jurássicos que fazem do congresso uma espécie de Park dos Dinossauros da plutocracia putrefata com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia.

    • O saco de pancadas deu quórum por que ?
      Todos vendidos da ” oposição” fizeram isso por que ?
      Estão ganhando por fora , ou querendo não deixar o Lula ser preso , ou esmolando o Fundo Partidário ?
      Liguei para o Chico Alencar e para o Ivan Valente e disse quanto eles valem … $$$$$$

  2. “Os crimes de Temer são aparentemente mais graves do que os cometidos por Lula, apenas porque ele não se deixou gravar?” Foi isso mesmo que li? Quer dizer então que Lula é inocente nos seis inquéritos que responde apenas por não se deixar gravar? Como dizia Paulo Francis, o Brasil é um asilo de lunáticos onde os pacientes assumiram o controle.

  3. CN, era necessário haver quorum. A lógica é a seguinte: muitos dos que votaram a favor da aceitação da denúncia estão na fila da comissão de falta de ética da câmara. Logo os partidários de Temer que dominam esta comissão poderiam seletivamente acolher as denúncias contra esse “oposicionistas” em represália. Apenas jogaram para galera. Entendo que não tem nada a ver com Lula. Lula deve ser inocentado não por ser inocente, mas por não haver provas documentais, simples assim. Numa metáfora podre é o seguinte: se alguém solta um pum silencioso e fede você pode até saber quem foi, mas não tem como provar. Este é o caso de Lula. Você (e outros) pode dizer: mas ele é culpado, que se dane as provas. Aí é que está o problema. Amanhã pode ser um inocente, o precedente de condenar sem provas já existe, então quem se importa se você, eu ou qualquer cidadão é inocente, o que conta é a convicção do juiz. Al Capone, um criminoso notório foi pego por sonegar imposto. Isso porque os americanos fazem tudo estritamente como manda o figurino: sem provas cabais, sem prisão.

    • Se assim fosse pd traficantes seriam inocentados , pois nada tem em seu nome…
      O PCC., por exemplo, tem rede de postos de gasolina em nome de alguém…
      O Lula deu uma de pobrezinho quando teve os seus bens bloqueados mas tinha 9 milhões em títulos de aposentadoria privada.
      Quanto ao Al Capone, certa vez ele disse : Não preciso mais de capanga e atiradores , mas de juízes e senadores . Um campo fértil no Brasil… O PT virou uma insignificante maquina para não deixar o Lula ser preso.
      Psol e Rede se venderam pela sobrevivência.
      Estou escrevendo isso ao lado de um vereador do Psol, em um bar

  4. O que o Brasil de bem “não assistiu ontem” porque não suporta ser roubado por essa canalha, foi o grande acordão para Lula e Temer não serem presos, vide o abafa da CPI da JBS , simplesmente a enorme quadrilha dos “podresres” se reuniram para salvarem todos. O país tá acabado, não me venha com “processos de caras abusadas” fingindo serem sérios, todos, sem exceção, participam do imenso assalto à luz do dia nos cofres públicos brasileiros, a impunidade é o retrato dos “podresres”. Onde estavam os “organismo fiscalizadores brasileiros” nesses 14 anos de desmandos de toda espécie ???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *