Votei em Bolsonaro para me livrar do PT, e só votarei nele de novo se houver segundo turno contra o PT

/ Agencia RBS

Charge do Gilmar Fraga (Rádio Gaúcha/Zero Hora)

Antonio Fallavena

Frequentes mudanças radicais demonstram descontrole, desconhecimento ou falta de capacidade de avaliação. O presidente Jair Bolsonaro tem feito isto, desde os primórdios de seu governo. Quantas vezes falou e depois se corrigiu? Quantas vezes mudou de opinião ao primeiro questionamento? Diz e desdiz; faz e desfaz, com facilidade. Essa conduta não é sinal de bom senso.

Votei nele sabendo das deficiências, mas com esperança de que o conjunto conseguisse controlá-lo. Errei e milhões de brasileiros fizeram como eu, não tinham outra opção, a não ser anular o voto e facilitar a manutenção da quadrilha petista no poder.

PROMESSAS VÃS – Completar obras que se iniciaram em outros governos, isso é obviedade. Na verdade, Bolsonaro chutou quase tudo o que prometeu. Além disso, cometeu atos impensáveis, seja ao nomear ministros ou ao demiti-los.

Sempre trabalhei para viver em um país justo com relação a seu povo e que obedeça a princípios. Não tenho agora o direito de aceitar remendos, acatar desajustes e ficar calado.

Algum dúvida de que o presidente tem problemas cognitivos e emocionais? Bolsonaro é diversionista e age  como aqueles que, cercados de problemas, jogam flores para os lados e distraem os patetas.

OBSESSÃO COM A CHINA – Sem a menor dúvida, a obsessão de Bolsonaro com a China já atingiu um nível inaceitável. Por causa da vacina chinesa que todos almejam, menos o presidente, o atual ministro da Saúde quase foi demitido.

Se a China é tão ruim, parem de vender e receber dinheiro dos chineses! Aliás, espera-se que os seus cientistas descubram também uma vacina para burrice.

Enfim, o país é bom demais para ter tanta gente omissa e incompetente, sem valores e que aceita tudo de boa vontade.

ELEITORES TRAÍDOS – É uma estranha relação de traições. Bolsonaro traiu milhões de eleitores. Quem votou nele sabe do que falo. Quem votou e acha normal o que ele vem fazendo, tem os mesmos valores dele! Quem votou contra, fala por falar!

O senador Major Olímpio (PSL-SP), quando estava na base do governo, foi instado a retirar seu nome da lista de convocação da CPI da Lava-Toga. O palácio cobrou e ele não retirou. Já o Flávio Bolsonaro, aquele que faz de tudo para fugir a investigações e julgamentos (por que será?), jamais se prontificou a assinar a lista!

Votei em Bolsonaro como atitude extrema para tirar o quadrilhão do PT que saqueava o cofre do país! Votar em Bolsonaro novamente? Só se corrermos o risco de o PT voltar. Num segundo turno que não seja contra o PT, meu voto jamais será a favor de Bolsonaro! O voto nele é só para eliminar coisa ruim pior!

46 thoughts on “Votei em Bolsonaro para me livrar do PT, e só votarei nele de novo se houver segundo turno contra o PT

  1. Prezado Fallavena;
    Perguntaram ao jogador Sócrates, qual era o melhor do mundo; Pelé ou Maradona?
    Sócrates respondeu que este tipo de pergunta só servia para deixar os dois na berlinda e os outros grandes (Cruiff , Euzébio ) esquecidos.
    Na política brasileira estamos assim agora. Você critica Bolsonaro? Então prefere o Lula.
    Este jogo só serve para o Lula e para o Bolso.

    • “Este jogo só serve para o Lula e para o Bolso.”

      Perfeito!

      Parabéns pelo comentário, Victor!

      Quem usa Lula/PT como papel higiênico não quer se limpar, quer mais é se lambuzar na m@#da luliana, além de nivelar nossa política a um nível porco e excrementício.

      O bolsonarismo é uma lombriga que habita o intestino grosso do Lula, alimentando-se de suas fezes e dejetos.

      Insistir nesse joguinho de polarização Lula/Bolsonaro é apenas fomentar Ad eternum essa dicotomia, como se essa oposição fosse a única alternativa de nosso futuro político.

      Mais uma vez parabéns pelo comentário!

      • victor marins e Roberto Marques

        Nós tínhamos outras opções? Sim. Piores do que o PT (qualquer nome) e Bolsonaro? Certamente que não.
        Por falta de conhecimento e “manipulados” por discursos e pesquisas, boa parte do eleitorado escolheu Bolsonaro. E não tinha outro para tirar o PT!
        Um dia entenderão que, quando os candidatos são escolhidos, o jogo fica marcado!
        Jogar um jogo de cartas marcadas ou onde só dois podem ganhar, é culpa nossa!
        Ou mudamos a democracia e suas regras, ou iremos sempre na busca do salvador e não do estado!
        ABraço
        Fallavena

  2. Que comentário simples e esclarecedor!
    Falou e disse em poucas palavras o que é e o que está fazendo o farsante Bolsonaro.
    Eu não votei no canalha porque estava em trânsito, mas votaria para barrar o poste de luiz Inácio e lançar chumbo no PT.
    Embora tenha se eaforçado, Bolsonaro ainda não conseguiu ser pior que os petistas, mas faz tudo para conseguir pois tem muita semelhança com dilma e luiz Inácio. e entre outras, saltam aos olhos, as seguintes: burrice, ganância, senvergonhice, covardia e principalmente, a falta de amor à Pátria.

    • Esse governo é pior do que o da Dilma, e, quiçá, pior do que do Lula ( administrativamente, claro!).

        • Roberto, César e Marco
          Cá para nós, que governixos temos tido em nosso país! A redemocratização tem proporcionado governos, legislativos e judiciário incompetentes, frágeis, caros e contra o povo e o país!
          Se Bolsonaro tivesse coragem e não problemas familiares, poderia ter tentado enquadrá-los. Governo de coalizão ou de negócios e tomada do poder geral fica tendo donos: os eleitos se adonam de tudo!
          Mais do que ter representantes sem compromissos/medíocres, temos eleitores sem qualidade e sem responsabilidade.
          Temos de mostrar que dá para mudar, mas só se quisermos.
          Obrigado amigos. Abraço.
          Fallavena

      • César – Fortaleza, meu irmão nordestino,

        A Dilma declarou dias desses como deveria agir Bolsonaro com relação à obrigatoriedade da vacina ou não, que tem gerado acaloradas discussões.

        Assim a ex-presidente se expressou:
        “A vacina será obrigatória, mas somente para quem quiser”.

        Assunto encerrado.

        Abração.
        Saúde e paz.

        • Amigo Bendl
          Dilma e a vacina!
          A ex-presidenta Dilma Rousseff reagiu, no twitter:

          É Bolsonaro que tem feito o povo de cobaia, ao incentivar o uso de remédio inócuo contra a Covid19 e perigoso pelos efeitos colaterais. Agora, atenta contra o conhecimento e a civilização, ao anunciar que vai vetar o uso da primeira vacina disponível contra a doença. Por ignorância e fanatismo ideológico, Bolsonaro ameaça a vida da população brasileira.
          Interditando o uso de uma vacina, será responsável pelas mortes que vierem a ocorrer pela falta de prevenção.
          Terá de ser julgado por isso.
          Ele “interditou alguma vacina?””
          https://www.viomundo.com.br/politica/dilma-pede-que-bolsonaro-seja-julgado-por-negar-vacina-contra-coronavirus-aos-brasileiros.html

          Abraço
          Fallavena

  3. Quem já leu ‘O Príncipe’ de Maquiavel não fica surpreso e entende com clareza os atos e a posição política de nossos líderes brasileiros modernos cujas mentalidades são medievais.

    • Edu
      Maquiavél, assim como outros autores e livros, teve manipulados seus conceitos. Até Judas, condenado implacavelmente por muitos, tem sua ações explicadas por outros de forma diferente.
      Na real, a política não é para apaixonados e nem para neófitos. Legislação é
      uma coisa, a prática é outra!
      Agradeço comentário.
      Abraço
      Fallavena

  4. Muito bem postado e impostado, Professor!
    “Palavra de Rei não volta atrás”. Esta força de expressão deve ser tão antiga, quanto a data em que o leão assumiu o reinado. Mas também não é assim; existe uma tal de razoabilidade, para quando o sujeito quiser “regurgitar o próprio vômito”.
    No caso do Bolsonaro, parece que a cabecinha dele é uma biruta, permanentemente, ao sabor do vento. Tal inconsistência passa uma perplexidade do diabo aos seus súditos e aos investidores estrangeiros, principalmente; além de fragilizar a segurança jurídica do interna.
    Quando se trata de Brasil e governo brasileiro, todas as avaliações que EU procedo acerca, instintivamente, miro-as, partindo do prisma nacionalista. Neste particular, Bolsonaro vem superando os seus antecessores, no papel de cafetina dos EUA, como se o propósito fosse converter o Brasil, numa “puta” exclusiva dessa nação matriz do neoconialismo. Ora, se governar significa ratear o Brasil, então vamos fatiá-lo, porém, de modo equitativo entre todos países que cobiçam o nosso! Por que somente os Estados Unidos?

    • Paulo III
      Nacionalismo, patriotismo, são coisas que precisam ser explicadas, alimentadas, aplicadas e utilizadas.
      Pergunte a quem tem menos de 30-5 anos e terá, mais uma, decepção.
      Quem as tem e as usa termina por dominar os demais!
      Na verdade, somos uma sociedade que vem, já a algumas décadas, perdendo seus valores, seus princípios e a capacidade de pensar.
      Abraço
      Fallavena

  5. Militante com cara de bom não torna a ideologia melhor.

    Quando eu digo que tenho certa dificuldade de me filiar a algum grupo, isso não significa que não me identifico com nenhum. Pelo contrário, eu sei bem de que lado estou. As pessoas que fazem parte do grupo são uma coisa, as ideias que promovem são outra. Não é certo confundi-las, portanto. As ideias são independentes. Elas sobrevivem aos seus pregadores. Quando eu analiso um grupo, antes de tudo, verifico quais são suas ideias, para apenas depois confirmar se elas coadunam com a realidade e com a própria prática de seus defensores. Por exemplo, antes de ter o comunismo como algo nefasto pelo que ele causou no mundo, o tenho assim pelas próprias ideias que ele propugna. Quem não sabe separar as ideias de seus defensores nunca vai conseguir entender com o que está efetivamente tratando. É por isso que muita gente abraça ideologias destrutivas, porque é seduzida não pela ideias, mas pelo que acredita ser o bom caráter de seus militantes.
    Parabéns! Fallavena pelo texto. Assim penso também.

    • Cidadão brasileiro
      Obrigado pelo comentário.
      Uma ideia é boa quando pode beneficiar muitos e não causa prejuízos!
      Agradeço a oportunidade que tive, em 1989, de poder conhecer e participe de um grupo. Lá conheci muitas pessoas, muitas ideias. Nunca mais abandonei a ideia de que, é preciso trabalhar em conjunto. Assim, um grupo consegue aperfeiçoar propostas, construir uma liga em defesa do objetivo. Tudo é mais seguro, tem mais corpo e a possibilidade de erros diminui! E mais: a ideia noção morre com um e, dificilmente, será deformada.
      Nos organizarmos, definir causas e propostas é apenas o começo. E como isto é difícil. O resto virá com mais tranquilidade e certeza.
      Abraço
      Fallavena

  6. Fallavena, muito bom esse seu artigo. Também tenho esse sentimento. Faço porém duas ressalvas: primeiro, não é só o pt que devemos evitar numa eventual disputa no segundo turno; segundo, não é obsessão, a china realmente é um perigo e todo cuidado é pouco.

    • Luiz Clemente
      Obrigado pela troca de ideias.
      Como temos muitos partidos, mas poucos, entre eles o PT (presente em todas as últimas eleições e com 4 conquistas) em condições de disputar no final e, considerando que deverá estar, novamente, nas próximas e Bolsonaro também querendo ((antes contra a reeleição) é um embate possível.
      Nosso quadro político é trágico, para não dizer um “lixo”. Teos de lutar para mudá-lo!
      Quanto a China, muita gente e muita grana. E fortes investimentos em tecnologia. Para isola-lá, corremos risco enormes: grandes compradores e vendedores. Não é fácil e tem de ser estudada.
      Amigo, nossa luta é sem quartel!
      Abraço
      Fallavena

  7. Não temos no Brasil muitas Opção – mas depende da capital, cidades devemos votar no Mdb, PcdoB, Psb e até no Psd – e a verdade Brasileira – e sempre o Apoio a ABI – pela liberdade de imprensa – http://www.abi.org.br

    • Cesário Oliveira.
      Opções temos, não temos sabido escolher!
      Diariamente leio redes sociais, chats, e outros espaços de opiniões, comentários. É uma vergonha! O desconhecimento, a falta de noção das coisas, e da política em especial, demonstra, cabalmente, o despreparo do eleitor. E os partidos são a mesma coisa. Espaços dominados por alguns, negociados na bolsa das eleições.
      Mudar isto é preciso. E terá de ser pouco a pouco, mas com rapidez! Não é contradição!

  8. Se o brasileiro reeleger esse presidente, diga adeus ás esperanças de um dia melhor: pobres ficarão ainda mais pobres, os filhos dele se tornarão gentlemen nobres, os generais amigos terão mansões além dos canhões, e o Brasil ficará menor no seio das nações. Que Deus pemita que ele se vá logo para o reino de Alá e por lá fique até que a entropia acabe com todo o universo diverso, amém.

    • Sapo de Toga
      Se nossa desgraça são as pessoas, em geral, o país é rico demais! Se o povinho tivesse noção, largaria tudo e trabalharia muito mais. Em uma ou duas décadas estaríamos com tudo funcionando muito melhor.
      Ao contraio, estamos nos tornando dependentes de outros países, da droga, da eletrônica, do jogo, da esmola, da sacanagem, da roubalheira, da corrupção, etc. Tudo de ruim. Pensa: no que evoluímos para o bem?
      Temos de cavar candidatos, fazê-los entender que serão nosso empregados e não nós deles.
      Bolsonaro perdeu a chance de fazer isto!
      Abraço
      Fallavena

  9. Parabéns, Fallavena! Seu desabafo é o de muitos milhões de brasileiros que, como eu, votaram em Bolsonaro para quebrar o ciclo de roubalheira que estávamos vendo. Só tenho uma diferença com você: Hoje, vendo como Bolsonaro se comportou, não votaria nele novamente nem para evitar uma vitória do PT, preferiria votar, sabendo que perdia meu voto mas mantinha minha coerência, em algum outro candidato que me parecesse mais íntegro e afinado com minhas ideias do que deve ser um bom presidente. Porque acredito que, se ele continuar (e está muito velho para mudar) vai causar ao Brasil tanto mal como o outro lado.

    • Wilson Baptista Junior
      Tomara tenhas razão! Se forem muitos, podemos optar pela terceira via!
      O PT não pode voltar e não voltará. E Bolsonaro já disse e mostrou o que é.
      Alguém perguntará: e se Bolsonaro for a única opção para deter o PT, o que faremos?
      Temos de usar outra estratégia! E desta vez, ele não poderá mais mentir, esquecer ou fazer de conta que não aquilo que disse.
      E tem como fazer? Tem, sim senhor! Quando falta a palavra tem de usar contratos! Vamos enquadrá-lo!!!
      Abraço
      Fallavena

  10. Antônio representa uma classe media despolitizada que só tem como pauta a corrupção vide 1964.Bolsonaro é um ser humano desprezível e m qualquer aspecto que se analise.Por falar em corrupção a família Bolsonaro é especialista vide seu patrimônio.A corrupção não é o maior problema brasileiro o que dizemos da concentração de renda,da desigualdade do pagamento de juros da divida,da falta de saneamento,moradias e salario digno.Estas são as maiores corrupções que esta classe média não ve.

    • zenobio santos de souza
      A corrupção corroí tudo! O corpo e o espírito!
      Quando a lei não detém pessoas/grupos, foi mal feita. A corrupção é a porta de entrada que, uma vez aberta, rompe com o que seja conhece por “estado de direito, estado de justiça”! Se existe corrupção, o governo está contaminado e contaminará o resto. Combatê-la é o exemplo que precisa ser dado a todos!
      Abraço
      Fallavena

  11. Eu não critico escolhas, somente as opiniões do porquê da escolha.

    No caso de escolhermos novamente dois candidatos que se enfrentem na final e, para mim, se acontecer, as piores escolhas (na eleição de 2018 já tinha comentado isso), ficaremos, os que não torcem fanaticamente por nenhum dos lados, num dilema.

    Particularmente, com bastante decepção e a vontade de eximir-me, caso ocorra a hipótese levantada por Fallavena, escolherei o lado menos ruim. E, no meu modo de ver, o lado pior é o do governo atual.

    Com as doações empresariais proibidas, o fortalecimento de instituições como PF e MP e o avanço da tecnologia, ficou mais difícil a corrupção material.

    A corrupção moral, infelizmente, continuará, caro Zenóbio. É muito difícil para qualquer pessoa, mesmo com ótimas intenções, mudar o status quo.

    • José Vidal
      Estamos no mesmo barco, remando na mesma direção. Minha escolha será a sua!
      O que temos de buscar que não aconteça, novamente, é escolher entre o ruim e o pior, entre o “coisa ruim e o diabo”!
      Exposição da falta de qualidade do eleitor, é a saída! Muitos brigam comigo, dizendo que “jogo verdades na face das pessoas”! E tem outra maneira? Não tem! Pode acreditar. Posso ser condenado por fazer e por dizer, mas jamais por omissão!
      Abraço
      Fallavena

  12. Pensamentos iguais….também votei nele para afastar o pt, mesmo sabendo que ele não tem condições de ser presidente…e votaria novamente, caso o pt fosse ameaça…

    • Marco
      Obrigado pela opinião curta e certeira! É isto mesmo. Mas se tivermos uma chance, jogamos os dois no lixo da história!
      Mas temos de fazer por onde!
      Abraço
      Fallavena

  13. Amigo CN
    Bem sei o quanto custa manter nossa Ti no ar! E sempre nela passo, deixo o registro com alguma manifestação. Mais uma vez me vejo num texto dela. E isto, sempre deixa um “jornalista amador” feliz. Escrevo o que conheço, tendo vivido muito. Desapaixonado por partidos e pessoas, tento sempre comprovar com fatos, sem nunca deixar de dar valor a verdade! Pago caro por isto, mas pago para manter a linha do tempo e rumo das coisas.
    Agradeço a deferência e tentarei não deixar os colegas Tribunários sem agradecer e comentar os seus também!
    Fraterno abraço.
    Fallavena

  14. Parabéns, meu caro Fallavena pelo artigo!

    Claro, direto, sem meios termos.

    Um forte abraço.
    Saúde e paz.

    • Obrigado amigo Bendl.
      É uma luta para fortes, bem sabes! É uma luta intransferível!
      Abraço
      Fallavena

  15. que grande estupidez e imbecilidade este seu ultimo paragrafo!!!
    não voto no PT, mas acreditar que exista coisa pior do que bolsonaro é o mesmo que acreditar em papai noel

  16. Eliel
    A vacina da china é uma das que, aparentemente, deve chegar ao mercado entre as primeiras. A logística é complexa: muitos fazendo reservas e arriscando valores. O que disse e fez o ministro da saúde em relação a ela? Sim, o mundo quer vacina e se for a da china a primeira, muitos correrão para comprá-la. Importante – os ingredientes (matéria prima) de, praticamente, todas as vacinas são os mesmos e oriundos dos mesmos países.
    Quanto a aprovação de Bolsonaro, sabes bem, tem um componente “financeiro” violento: ajuda os últimos meses com dinheiro “na veia”!
    Notas-te a mudança nordeste/leste nos últimos meses? Tanto Lula como Bolsonaro disseram que o “bolsa isto/aquilo” é para ganhar o voto pelo estômago!
    As camadas mais pobres e com pouca compreensão do que está acontecendo, sempre são manipuladas pelos governantes! Todos os presidentes eleitos fizeram isto.
    Analise as pesquisas para 2022 e verá que, Bolsonaro teria perto de 40% (onde estarão os outros 12%) e Moro teria 35% (sem governo, sem campanha e sem candidatura).
    Sabe, eu gostaria de um milagre: que Bolsonaro cumprisse com aquilo que se comprometeu com o povo brasileiro! Ou que, publicamente, viesse dizer por que deixou de cumprir!!! Isto é o que um homem sério, de palavra e coragem deveria fazer.
    Acredite: eu faria! Por que ele não cumpriu e não justifica? Sabes?
    Abraço
    Fallavena

    • Fallavena, obrigado pelas respostas.

      A vacina que esta em estágio mais avançado, em fase de testes, e que interessa a vários países, é a inglesa/sueca, coordenada pela Oxford. Até o momento, pouco sabemos da vacina chinesa, quem esta investindo nela, estágio de testagem, etc.

      Muito esta sendo feito na infra-estrutura do norte e nordeste em todos os modais de transporte. No desenvolvimento regional tem a conclusão da transposição do São Francisco, centenas de poços artesianos abertos pelo exército, usinas de dessalinização da água do mar. Muitos outros projetos de outros ministérios estão sendo executados no norte e nordeste. Não é só auxílio emergencial que esta influenciando o aumento na aprovação do presidente. Tem muitas outras coisas envolvidas e o povo vê isso.

      O evidente boicote da mídia, do $TF e do Congresso tem impedido que mais seja feito. Deputados e senadores judicializam tudo o que o governo se propõe a fazer, mesmo que seja algo bom para o povo. São incompetentes e subordinados ao $TF a quem promoveram a poder moderador. O Legislativo abriu mão de suas atribuições constitucionais. Apesar de tudo isso houve avanços.

      • Eliel
        Permita te explorar um pouquinho mais!
        Só faço isto quando a resposta me interessa muito.
        Aceitas a afirmação de que Bolsonaro traiu parte do eleitorado, quando fez desaparecer compromissos assumidos?
        Por que ele não cumpriu com o que dissera que faria, durante a campanha?

  17. KKK caro xará o seu sincericídio é mesmo comovente, também digo o mesmo mas a minha conclusão é outra, neste boçal jamais votarei, errar uma vez é humano insistir no erro é idiotice.

    • ímpio
      Nós temos a opção de votar em alguém ou de não votar em ninguém. Confesso que já pensei muito nisto. Justificar, anular ou branquear o voo é o mesmo que devolver o título. Tem pessoas que perdoam tudo, rapidinho! Não cumpriu, deixou para lá: os outros fizeram também! Quem assim age, não deveria ter o direito de votar! O voto é um ato de pura responsabilidade! Não saber em quem votou, vender o voto ou trocá-lo por alguma coisa, deveria ser crime cuja primeira pena seria cassar o título, para sempre!
      Te entendo mas ainda acredito no mal menor – por maior que seja!
      Abraço
      Fallavena

  18. Prezado articulista com meus respeitos a sua idade e opinião pessoal…seu artigo me leva a conclusão de que o prezado agiu como uma criança…se deixou levar pela insensatez de sua mente cauterizada e deu seu voto a um candidato mafioso e tão sujo quanto ao grupo que dominava na era PT. Deu seu sim ao Sr. Jair mesmo sabendo quem ele era e como ficou riquíssimo com 6 seis mandatos como Congressista Federal.
    Na melhor análise o Sr. Deu seu sim a um sujeito criminoso então de uma forma lógica o seu voto foi um voto de cumplicidade a um criminoso….Isso no sentido político foi compactuar com o crime.
    E na minha opinião alegar combater o sistema anterior foi o motivo do seu voto…me leva a crer pela lógica deducionista que essa é uma premissa falsa…ou melhor mentirosa. E mostra sua incoerência e infantilidade em um momento importante que é dar seu voto.
    Mas o que está feito está feito.
    Saúde e paz a todos…
    E a Terra segue plana e imóvel para a glória de YAH nosso criador….
    YAH seja louvado…

  19. Carlos de jesus
    Se errei, o fiz com intenção de acertar! O fato de ter sido parlamentar por décadas, retiradas as grosserias cometidas no plenário, o eleito não ocupara outro cargo. Assim, só poderia conhecê-lo melhor seus amigos e ou seguidores. Milhões pensaram e agiram como eu, portanto, muitos erraram, no teu conceito. E errar, uma vez, é humano! E reconheço meu erro, mas por falta de opção. Não sabia que havia votado em eum criminoso.
    Quanto a ti, ou votou no outro candidato ou não votou! Em ambos os caso, meus respeitos. Afinal, o voto é teu!
    Para o bem da verdade, será importante informares qual crime cometeu o presidente, antes das eleições. Aguardo tua informação.

  20. Fallavena na nossa idade e vivendo o que vivemos e sendo um articulista suas desculpas e justificativas não cabem você é um a pessoa informada porem segue a máxima da classe média que só tem na corrupção sua pauta de ação.A classe média é politicamente atrasada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *