Weintraub presta depoimento à PF sobre declarações contra STF e apela ao direito de permanecer em silêncio

Tão expansivo na reunião e nas redes sociais, ministro ficou mudo

Thais Arbex
O Globo

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, prestou depoimento à Polícia Federal nesta sexta-feira, dia 29, no prédio do MEC. Segundo relatos feitos ao O Globo, o ministro apelou ao direito de permanecer em silêncio. A PF havia marcado o depoimento para este sábado. Porém, o próprio Weintraub pediu para antecipá-lo.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou o depoimento de Weintraub para explicações sobre sua afirmação durante reunião ministerial do dia 22 de abril, quando pediu a prisão de todo o STF. “Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF. E é isso que me choca”, disse Weintraub na ocasião.

ATAQUES – A decisão de Moraes foi tomada no inquérito que investiga, desde março de 2019, ataques ao STF e aos ministros. Segundo o ministro do Supremo, há indícios de que Weintraub cometeu crimes de injúria e difamação, previstos no Código Penal, bem como quatro crimes previstos na Lei de Segurança Nacional, de 1983.

“A manifestação do Ministro da Educação revela-se gravíssima, pois, não só atinge a honorabilidade e constituiu ameaça ilegal à segurança dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, como também reveste-se de claro intuito de lesar a independência do Poder Judiciário e a manutenção do Estado de Direito”, escreveu Moraes.

FAKE NEWS – Nesta quarta-feira, o ministro Moraes autorizou uma operação da PF contra fake news e ataques ao Supremo dentro do mesmo inquérito. Além de seis deputados federais bolsonairstas, aliados do presidente, como empresários e influenciadores, foram alvos da operação.

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República também determinou que o ministro da Educação explique as declarações. A comissão deve analisar também o fato de Weintraub ter usado assessores do ministério como advogados em ações de interesse particular, conforme revelado pelo O Globo. O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) entrou com uma representação no órgão sobre o caso, mas o assunto ainda não foi analisado.

 

15 thoughts on “Weintraub presta depoimento à PF sobre declarações contra STF e apela ao direito de permanecer em silêncio

  1. O verme bravateiro enfiou a cabeça no vaso sanitário. Malucos como o desprezível ministro, rabiscam e arrotam asneiras contra pessoas e instituições, em nome leviana e irresponsavelmente da liberdade de expressão.

  2. A CR/88 garante, entre outros, dois direitos inalienáveis ao cidadão … liberdade de expressão e calar-se diante dos torquemadas juniors. Aos vermebiles restam chorar as pitangas.

  3. Como diria Romário, Weintraub calado é um poeta. E o Bolsonaro é um pândego, tenta afrontar o STF ao condecorar o infeliz com alta comenda (Ordem Naval) na hora em que está sendo processado pelo STF,

  4. Permaneça em silêncio, ministro.
    Quanto mais, melhor.
    Só assim dá um descanso pra gente.

    Lembrei-me da Ofélia. “Deixa eu falar, Fernandinho. Eu só falo quando tenho certeza”.

  5. O ” stf”… nunca teve meu respeito total de minha parte como cidadão e contribuinte. Para mim é um lugar cheio de sofistas e nós cegos e digo mais já foi tempo que por lá andou Juristas sem aspas….alguém ai já ouviu falar de Aliomar Baleeiro ?…É : Nos nossos dias a cousa por lá tá mais para um circo de terror do que uma suprema corte sem aspas.
    Eu soube por alto ..que tem “ministro” por lá que tem 20 serviçais aos seu dispor…então vamos falar mais o quê..defender o quê…esse “supremo” que em muitos casos faz papel do legislativo ? ou que se arvora um tal ‘poder moderador” ? mas o que é mesmo um poder moderador ? pode um juiz ser um tal moderador ? juiz julga ou faz politica ?
    então é melhor esse tal “stf” virar um partido politico além do que é .

    Quem tem uma minima noção da verdade histórica de nossa suprema corte vai ver que isso que temos agora ..nunca foi uma suprema corte com juristas …tá mais para sofistas e faraós …
    sem esquecer ..nós cegos com gasolina nas mãos.

    YAH SEJA LOUVADO SEMPRE …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *