Vicente Limongi Netto
Há 35 anos, o deputado Ulysses Guimarães, de pé, levantava os braços, entregando ao Brasil e aos brasileiros o documento que chamou de “Constituição cidadã”. Carta Magna que traduz anseios e direitos dos cidadãos. Enche de orgulho os brasileiros. Durante 20 meses, deputados e senadores constituintes discutiram temas e propostas de todos os segmentos da sociedade.
Como relator-geral dos exaustivos, calorosos e minuciosos trabalhos, o deputado amazonense, ex-presidente nacional da OAB, Bernardo Cabral, hoje com 91 anos.
Juntos com Cabral, os relatores adjuntos, José Fogaça, Adolfo de Oliveira e Antônio Carlos Konder Reis. Os dois últimos agora morando no céu.
PRESENÇA DE CABRAL – Algumas personalidades se manifestaram sobre Bernardo Cabral, exemplo marcante de homem público, vigoroso, isento, respeitado e competente. Atributos hoje escassos no cenário político.
Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, “Bernardo Cabral é figura de dimensão histórica. Engrandeceu, com talento e sabedoria, tudo o que fez”. Por sua vez, o ex-procurador-geral da República e Doutor em Direito, Inocêncio Mártires Coelho, define Bernardo como “amigo lúcido, expressivo e admirável”.
No entender do senador Renan Calheiros, quatro vezes presidente do senado e do congresso nacional, Cabral “é ser humano grandioso, que nasceu para trabalhar pela coletividade. Na constituinte foi um bravo”.
Por fim, opina o jornalista Alexandre Garcia: “Com a autoridade de ter sito relator da constituição, exija que ela seja cumprida em tudo que os constituintes escreveram”.
Umas piores porcarias já produzidas pelo Estado brasileiro. A constituição de 88 é uma porcaria, prolixa, burocratizante, populista, cheia de jabuticabas sem sentido, incoerente, remendada, cheia de erros básicos, e até mesmo mal escrita.
Feita por um congresso nacional que não havia sido eleita para isso, com a direção do caduco Ulisses Guimarães, é uma das principais razões da economia brasileira ter ficado praticamente paralisada desde a década de 80.
Deveria ser jogada no lixo da história, e deveríamos parar de bajular os criadores dessa estrovenga sem sentido que só produziu desgraças. Muito pouco se aproveita desse treco mal escrito, o próprio STF mostra todos os dias o desprezo que sente por ela.
Ao invés de comemorar essa porcaria, deveríamos era fazer seu enterro e de toda essa geração de políticos estupidos que participaram de sua produção.
O STF deve julgar conforme a CF. Quem pode alterá-la é o Congresso, através de PECs..
ADMIRÁVEL SOCIEDADE NOVA!
A Ciência e a sociedade do bem triunfarão no momento em que a humanidade se livrar, de uma vez por todas, do jornalismo deísta covarde e prostituído, dos políticos cleptocratas, dos teocratas predadores, das ‘’advocracias’’ ou estatismo jurídico predatório dos advogados do diabo! (L. C. Balreira).
Um “H” khazariano, à quem se submeteu o servil e alçado “Alcoviteiro Conglomerado”!
Deputado constituinte NELSON JOBIM ???
Nenhuma palavrinha ?
Que povinho fanático, analfabeto e sem-vergonha!
O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E OS SUPREMOS CIRCOS DOS HORRORES!
O crucifixo do Supremo Tribunal Federal que há 40 anos não dá a mínima importância para os calabouços dantesco das prisões brasileiras representa as mesmas organizações criminosas, católica e evangélica, que por 400 anos mantiveram o supremo circo dos horrores dos calabouços dos navios negreiros e a tirania preconceituosa e sanguinária das KKKs mundo afora! (L. C. Balreira).
Realmente a Constituição Cidadã foi um grande passo para a democracia.
A Constituição vem sendo remendada erradamente em cada gestão do Congresso e com esse novo Congresso, quaisquer emendas a Constituição, não será com certeza de interesse do Brasil e da população, salvo exceções.