Pacheco responde a Gleisi e a Bolsonaro sobre ofensiva do Congresso contra STF

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

Pacheco diz que é preciso haver respeito às divergências

Gustavo Maia e Marcella Mattos
Veja

Parabenizado por Jair Bolsonaro por conta do avanço de uma proposta sobre “a questão do desequilíbrio entre os Poderes” no Senado, Rodrigo Pacheco respondeu há pouco a deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente do PT, que o acusou nesta terça de estar “fazendo um serviço para a extrema direita”. E Jair Bolsonaro fez questão de dar os parabéns ao presidente do Congresso.

Isso porque, segundo a petista, “a maneira açodada” com que vem tramitando a PEC 8/2021 — que limita poderes do STF — “parece retaliação que diminui o Senado”.

RESPEITO ÀS DIVERGÊNCIAS – “Tenho uma trajetória marcada pelo respeito às divergências. Mas tentar rotular uma proposta legislativa como de direita ou de esquerda para desqualificá-la, além de simplista, é um erro. Esse é o grande mal recente da história nacional que venho combatendo, pois esse tipo de argumento retroalimenta a polarização, que só interessa a alguns (os extremistas)”, afirmou o presidente do Senado, em nota de resposta a Gleisi.

“Sempre defendi a harmonia entre os Poderes. E o estabelecimento de leis e regras constitucionais cabe ao Poder Legislativo, do qual faço parte e tenho a honra de servir. A PEC tramita desde 2021, está na pauta na forma regimental, e ficará pelo tempo necessário para a sua maturação”, disse, acrescentando:

“Não há pressa, nem atropelo. Ela serve para aprimorar a Justiça, cujas instâncias sempre foram por mim defendidas publicamente, de juízes a ministros, da Justiça Comum à Justiça Eleitoral. Continuarei fazendo-o, mas sem negar a minha prerrogativa de bem legislar”, complementou Pacheco.

GLEISI CRITICOU – À tarde, Gleisi usou suas redes sociais para dizer que a PEC que foi incluída na pauta do plenário do Senado não é um bom caminho para alcançar o necessário objetivo de fazer com que os Poderes da República atuem em harmonia.

“Especialmente numa conjuntura em que o Supremo vem tendo papel destacado na defesa da Democracia. A busca da harmonia se dá pelo diálogo e o fortalecimento dos poderes, pelo exercício cotidiano do papel constitucional de cada um. A maneira açodada com que a PEC 08 vem tramitando parece retaliação que diminui o Senado. Infelizmente o senador Rodrigo Pacheco está fazendo um serviço para a extrema direita”, afirmou a presidente do PT.

A Proposta de Emenda à Constituição proíbe decisões monocráticas (individuais) de ministros do STF que suspendam a validade de leis ou atos dos presidentes da República, do Senado, da Câmara e do Congresso Nacional. E estabelece também um prazo de seis meses, prorrogável por mais quatro meses, para a concessão de pedido de vista coletivo, com tempo maior de análise de uma ação.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Não adianta espernear. O Congresso vai acabar com a ditadura do Supremo. É uma guerra que já tem o apoio da maioria dos parlamentares. Assim, já se sabe o lado que sairá vencedor. (C.N.)

8 thoughts on “Pacheco responde a Gleisi e a Bolsonaro sobre ofensiva do Congresso contra STF

  1. NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Não adianta espernear. O Congresso vai acabar com a ditadura do Supremo. É uma guerra que já tem o apoio da maioria dos parlamentares. Assim, já se sabe o lado que sairá vencedor. (C.N.)

    Sr. Newton

    O Super-Herói Lex-Luthor (e os outros STFs). não sabem com quem estáo mexendo……

    Estão anos luz em matéria de corrupção e corporativismo…..

  2. Carlos, o outro (Carluxo BROXAnaro), também usava o termo “ditadura do stf”
    … Enquanto um outro membro da familícia assegurou que “bastava um cabo e um soldado pra fechar o stf”.

    Outro Carlos, codinome “Corvo”, deixou sementes que vez por outra – vingam.

    Só pra constar.

  3. Essa PEC tramita desde 2021, teve início no governo Bolsonaro, isso porque Bolsonaro sabia que o STF seria um problema para ele com seus malfeitos.
    Bolsonaro, tem o STF como seu maior inimigo. A extrema direita agradece e parabeniza o Presidente do Senado.

    A PEC dá 120 dias para a devolução do pedido de vista de vista do processo.
    O STF fez melhor, fixou em 90 dias para devolução do pedido de vista do processo.
    As decisões monocráticas, só existem em casos de urgência e isso, é necessário em casos que não podem esperar.
    Quanto a restringir a 15 anos os mandatos dos ministros do STF, pode afetar a imparcialidade dos ministros, principalmente em seus últimos anos de mandatos, para não ficar mal com determinados grupos.
    Os mandatos dos Ministros do STF, é até sua aposentadoria, para que ele tenha tranquilidade e possa agir com imparcialidade. Por isso, ele é o Supremo Tribunal Federal.
    A serpente está fora da vida pública, mas deixou seu ovos.

  4. Pacheco? Bem, vaticínios são vaticínios, como sonhos são sonhos. No metrô, ainda hoje, ouvi conversa de uma senhora sobre um certo “sonho”: ela deve ter tido um pesadelo! O” gran finale” do premier LIRA é , em 2025, fazer o impedimento do Sapo Barbudo e alçar Pacheco como candidato à presidência! Bem, o pesadelo é por minha conta ,mas será possível? Fico ensimesado entre escolher entre praga ou pesadelo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *