Maduro é de esquerda ou direita? Não sei nem quero saber; perguntem a ele

Paixão

Charge do Paixão (Gazeta do Povo)

Carlos Newton

Temos publicado aqui na Tribuna da Internet as manifestações contraditórias sobre os fatos de o presidente venezuelano ser de direita ou esquerda, uma discussão séria e ligeira, que logo chegou a Adolf Hitler e Benito Mussolini, com as antigas definições sobre nazismo e fascismo. Chegaram também a Karl Marx e ao comunismo, com suas derivações socialistas.

Uma discussão antiga e arcaica, que movimentou bandeiras tão velhas e carcomidas que se rasgam a qualquer movimento mais brusco. O pior é a conclusão. Examinados os argumentos de cada debatedor, ficou claro que todos são movidos pela paixão. E não houve uma análise menos irada, porque a figura de Nicolás Maduro já ultrapassou todos os limites e se converteu apenas numa ditadura personalista, que nada tem a ver com ideologias.

TENDÊNCIA SOCIALISTA – Quando o coronel Hugo Chávez chegou ao poder, havia uma tendência socialista, porém a luta mais importante era pela defesa das riquezas, basicamente o petróleo, devido à corrupção incontrolável. Foi assim que a PDVSA deu lucro pela primeira vez, depois de tantos anos de seguidos prejuízos.

Chávez errou ao se deixar iludir pela ânsia de poder, que o fez ir mudando as leis para ser sempre o vencedor, como ocorre na falsa democracia de Cuba, que ele ajudou muito após a derrocada da União Soviética. Mas foi levado pelo câncer e Maduro subiu ao poder, sem a menor condição de governo.

E o resultado é esse terrível drama que hoje emociona e revolta o mundo, como acontece sempre que alguma nação tenta se livrar da ditadura e se democratizar.

DISCUSSÃO ARCAICA – Não é mais cabível haver discussão entre direita e esquerda, sobretudo quando baseada num estrupício como Maduro. Já faz tempo que esse debate tornou-se obsoleto. É preciso reconhecer que as teses do marxismo forçaram uma humanização do capitalismo, com a criação dos direitos trabalhistas e depois o estado do bem-estar social.

A humanização do capitalismo inviabilizou completamente o marxismo, como ficou provado pelos exemplos de China e Vietnã, enquanto a democracia-social fizesse com que os países escandinavos alcançassem os maiores índices de bem-estar social.

Nessa conjuntura, que prevalece não é de hoje, como defender antigas ideologias, capitalismo ou comunismo, ou mesmo direita e esquerda. Como diria Padre Quevedo, isso non ecziste mais.

DEBATE DECEPCIONANTE – Nessa vida moderna, em que a evolução tecnológica chega a ser sufocante, como manter essa importante discussão em termos tão antigos? É preciso abandonar os velhos hábitos e raciocinar de uma forma simplista, para definir o que é certo e o que é errado. Apenas isso, seguindo a recomendação de Sidarta Gautama, o Buda, 500 anos antes de Cristo, como sempre nos recorda em seus artigos o mestre Antonio Rocha, grande estudioso das religiões em geral.

Continuar discutindo direita e esquerda a essa etapa da vida é decepcionante, no caso da Venezuela o debate deveria se concentrar entre democracia e ditadura, porque o resto é folclore, como diz Sebastião Nery.

17 thoughts on “Maduro é de esquerda ou direita? Não sei nem quero saber; perguntem a ele

  1. Sr. Newton

    Por falar em esquerda e direita, luladrão e fhcorrupto

    Veja o Merval revoltado com o desgoverno corrupto do Ladrão, e a Dona Eliana Tucananhede tentando passar aquele paninho básico par ao seu “ente querido”…

    Ao vivo e a cores.

    https://www.youtube.com/shorts/afvIR-PKO4g

    A Rede nao perdoa a Extrema-Imprensa-Corrupta….

    Por isso que querem nos censurar

    aquele abraço.

  2. A arte é atemporal e humana:

    Não podemos esquecer nunca da intensa inspiração de Chaplin em “O Grande Ditador” de 1940:

    “Me desculpem, mas eu não quero ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não quero governar ou conquistar ninguém. Gostaria de ajudar a todos — se possível — judeus, não-judeus, negros e brancos.

    Todos nós queremos ajudar uns aos outros. O ser humano é assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo — não para seu sofrimento. Não queremos odiar e desprezar uns aos outros. Neste mundo há lugar para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover todas as nossas necessidades.

    O estilo de vida poderia ser livre e belo, mas nós perdemos o caminho. A ganância envenenou a alma do homem, criou uma barreira de ódio e nos guiou no caminho de assassinato e sofrimento. Desenvolvemos a velocidade, mas nos fechamos em nós mesmos. A máquina, que produz abundância, nos deixou em necessidade. Nosso conhecimento nos fez cínicos; nossa inteligência nos fez cruéis e severos.

    Pensamos demais e sentimos muito pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de gentileza e bondade. Sem essas virtudes, a vida será violenta e tudo será perdido.

    A aviação e o rádio nos aproximou. A natureza dessas invenções grita em desespero pela bondade do homem, um apelo à irmandade universal e à união de todos nós.

    Mesmo agora que a minha voz chega a milhões de pessoas pelo mundo afora, milhões de desesperados, homens, mulheres, crianças, vítimas de um sistema que faz o homem torturar e prender pessoas inocentes.

    Aos que me podem ouvir eu digo: “Não se desesperem!” O sofrimento que está entre nós agora é apenas a passagem da ganância, a amargura de homens que temem o progresso humano.

    O ódio do homem vai passar e os ditadores morrerão. E o poder que que eles tomaram das pessoas, vai retornar para as pessoas. Enquanto os homens morrerem, a liberdade nunca se acabará.

    Soldados! Não se entreguem a esses homens cruéis. Homens que desprezam e escravizam vocês, que querem reger suas vidas e dizer o que pensar, o que falar e o que sentir, que treinam vocês e tratam com desprezo para depois serem sacrificados na guerra.

    Não se entreguem a esses homens artificiais. Homens-máquina, com mente e coração de máquina. Vocês não são máquinas, não são desprezíveis! Você é homem! Você tem o amor da humanidade no seu coração. Você não odeia, só os que não são amados e não naturais que odeiam.

    Soldados! Não lutem pela escravidão! Lutem pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas é escrito: ‘o Reino de Deus está dentro do homem’ — não de um só homem ou de um grupo de homens, mas de todos os homens, em você!

    Vocês, o povo, têm o poder — o poder de criar máquinas, o poder de criar felicidade! Vocês, o povo, têm o poder de fazer desta vida livre e bela, de fazer desta vida uma aventura maravilhosa.

    Portanto — em nome da democracia —vamos usar desse poder, vamos todos nos unir! Vamos lutar por um mundo novo, um mundo decente, que dê ao homem uma chance de trabalhar, que dê um futuro a juventude e segurança aos idosos.

    Foi prometendo essas coisas que cruéis chegaram ao poder. Mas eles mentiram! Não cumpriram sua promessa e nunca cumprirão! Ditadores libertam eles mesmos, mas escravizam as pessoas. Agora vamos lutar para que essa promessa seja cumprida, vamos lutar para libertar o mundo, acabar com as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à intolerância.

    Vamos lutar por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso vão levar à felicidade de todos.

    Soldados, em nome da democracia, vamos todos nos unir!”

  3. Nem direita nem esquerda, simplesmente Maduro….o Carniceiro do Século 21, como apoio do Maior Bandido que o Mundo Já Viu

    “Nossa Revolução Bolivariana assumiu desde o principio com o Comandante Hugo Chaves, as ideias fundamentais de Marx e Engels, as ideias do materialismo histórico………”a ideia dialética materialista e a ideia da busca da utopia possível, da utopia concreta para o futuro de uma humanidade com o socialismo com particularidades de acordo com todas as regiões e, países e culturas do mundo..”””….

  4. Sr. Newton

    Devo admitir que não entendi essa do Ladrão.

    Segundo as Cadelinhas Amestradas do Palácio Tanjanja do Mal e seu pequeno Fã-Clube que dizem que o Ladrão é o Maior Estrategista da “atualidade”….??

    Lula teme que crise na Venezuela afete aliados nas eleições municipais

    Além da preocupação com a política internacional, o petista também teme que a crise venezuelana possa repercutir na corrida eleitoral no Brasil

  5. Parabéns. Belas reflexões CN.

    Por falar nisso, ontem, parece que o CNE entregou as atas das urnas eleitoriais à Suprema Corte da Venezuela. Serão fraudadas ou não?

    A oposição diz possuir as atas que demonstram a vitória de González Urrutia, as quais teriam sido divulgadas em um site que está inoperante.

    Será possível cotejar tais atas e verificar sua autenticidade? Por enquanto é um mistério, embora nossas convicções.

    “EE.UU. aclara que no ha reconocido a Edmundo González como presidente

    Estados Unidos aclaró este lunes que, si bien ha reconocido a Edmundo González Urrutia, como el vencedor de las elecciones, todavía no lo reconoce como presidente del país, y pidió al chavismo y a la oposición “que inicien discusiones para el regreso de la democracia”.

    “Todavía no estamos en ese punto (de reconocerlo como presidente). Estamos en estrecho contacto con nuestros socios en la región, especialmente Brasil, México y Colombia, para encontrar un camino a seguir”, dijo el portavoz del Departamento de Estado, Matthew Miller, en un comunicado.

    El funcionario instó al CNE, que proclamó la victoria del presidente Nicolás Maduro en las elecciones del 28 que publique las actas de votación con los resultados.”

  6. Esquerda, direita ou centro. Nem pra lá, nem pra cá.
    A verdade é que ideologias são posicionamentos que rotulam indivíduos que correm atrás do dinheiro.
    É só isso, a corrida alucinada pelo dinheiro, tanto que a “obra prima” do Karl Marx teve o nome de “o capital”, que é a essência dos desejos de esquerdista e direitistas.
    Comunista quando assume o poder trata logo enriquecer, como qualquer reles capitalista.
    Portanto ser de esquerda, é sonhar em viver bem com o dinheiro que se foi incompetente para ganhar pelos padrões capitalistas. Só isso.

  7. Os ditadores, como Maduro e aqueles que vencem a disputa eleitoral nas regras da Democracia e no Poder trabalham para destruí-la e se tornarem ditadores até a morte, não são de direita de centro ou d

    • Hipermetropia é quando você enxerga de longe mas não enxerga de perto. Por exemplo: você vê o que se passa na Venezuela, mas não vê o que se passa no seu próprio país.

      Não acho que você tenha problemas de visão, pois é um ótimo passador de pano.

  8. de esquerda. Na verdade são eles mesmos, com um apetite para o enriquecimento ilícito, a maldade contra o povo, alguns prendem, arrebentam e matam, quem se opõe aos autocratas.

    Portanto, a discussão inócua se o ditador é de direita ou de esquerda, não leva a lugar nenhum, esse debate do interessa a eles, que usam a mentira como arma poderosa para agredir e dominar o povo.

    Bem, passado esse minimorum preâmbulo ideológico, tem novidades sobre Maduro.

    O ditador, pressionado interna e externamente, usou seu aparato estatal, para mais uma mentira:

    O TSE de lá, entregou as Atas Eleitorais para a Suprema Corte, que é dominada pelo regime militar e por Maduro.
    A Corte, de cócoras para o Ditador venezuelano, convocou o opositor, que venceu as eleições, Gonzalo para comparecer ao Tribunal Constitucional e responder perguntas dos ” magistrados”. Ora, trata-se de uma armadilha para prender o vencedor do pleito. Gonzalo não tem saída, se não comparecer o Tribunal declara Maduro vencedor e prende ele. Se comparecer será preso também.

    A Venezuela entrou definitivamente num Labirinto, resultado de um regime que oprime o povo e empobrece o país.

    O presidente Lula, não pode avalizar um ditador sanguinário, genocida como Maduro. A saída, é pedir a divulgação das Atas e operar junto dos presidentes do México e da Colômbia para uma transição pacifica, com a saída de cena de Maduro.
    Antes de tudo, a pressão deve ser exercida contra os generais do Exército venezuelano, os verdadeiros donos do Poder. Pergunto: Quem colocará o guiso no gato?

    Carlos Newton, sempre atento aos fatos, no momento em que eles acontecem, uma marca da Tribuna da Internet, no seu epílogo, cita o jornalista e escritor, Sebastião Nery, um ícone do folclore brasileiro e que cunhou a frase, já eterna: Socialismo com Liberdade. Precisamos sonhar com essa possibilidade.

    Sem paixão e sem emoção, ninguém escreve, ninguém debate, ninguém sai de casa.

    • As cortes lá “estão de cócoras” … mas ainda não atingiu o grau de descaramento das nossas com os “tapinhas na cara”, “missão dada missão cumprida”, “gestos de degola”, “derrotamos o bolsonarismo” e “perdeu mané”.

  9. Mais uma vez nos chama à razão e põe os pingos nos i.

    Está cansativo e nauseante ouvir ver e ler velhissimas cantilenas de vampiros sedentos e insaciaveis por sugar o resto de nossos sonhos e dignidades .

    E mais, novas levas de danaticos se somam aos velhos velhacos qye por decadas lambem as botas dos sanguinários em busca das gotas de recompensa .

    Ver jornalistas ( sic) de esquerda dizer qye maduro é de direita e assim justificar sua defesa por todos os ditadores (e candidatos) da esquerda é de vomitar mesmo.

    Parabéns e obrigado

  10. O que se discute não é a atualidade das ideologias, mas o FATO de existir jornalistas que, por dinheiro, MENTEM para beneficiar a sí mesmos e aos seus patrões.

    É fato sabido e notório que o PSUV se auto-declara como socialista; todos os partidos socialistas da América do Sul são aliados do PSUV. Não há dúvidas sobre isso, o que há são vagabundos venais, nas redações do consórcio narco-socialista, dispostos a falsear fatos para iludir incautos. O que se critica é a prostituição jornalística e, aqui, não existe caminho do meio.

  11. A primeira ação de um Ditador, quando empalma o Poder, é atacar a Imprensa, instituindo a Censura.

    Então, quem crítica a imprensa, marcha ombro a ombro com o ideário das Ditaduras.

    Lembro, que na Ditadura Militar, no início do Golpe de 1964, até o Jornal Correio da Manhã, que estava contra o governo João Goulart foi censurado e minado lentamente na parte comercial pelo regime Militar, até pedir falência e acabar.

    Fecharam a Última Hora e anos depois, implementaram uma campanha feroz, contra os jornais: Movimento, Opinião, Pasquim e Causa Operária. Bombas foram jogadas nas sedes desses semanários e até às Bancas de Jornais, que ousavam exibir esses jornais eram explodidas na calada da noite.

    Jornalistas foram presos, até na véspera do Natal e lá ficaram no Batalhão da Barão de Mesquita na Tijuca, na passagem do ano.

    A imprensa é a cidadela da Democracia, por isso, os ditadores não gostam de jornalistas. Quem não é ditador, mas, não gosta da opinião de jornalistas, simplesmente exerçam o direito de não ler. Simplesmente isso.

  12. Sr. Newton,

    Ainda bem que não sou de direita, nem esquerda, nem centro-esquerda, centro-direita, centrão, atrás, prá frente, no alto e nem pra baixo…….

    Eu sou apenas um rapaz latino-americano
    Sem dinheiro no banco, sem parentes importantes.
    E vindo do interior

    Devo muito aos meus queridos Professores do colêgio onde estudei durante a infância até o colegial…

    Nenhum deles me “doutrinou” em qualquer ideologias velhas , surradas e podres pelo tempo….

    Escapei dessa imbecialidade e idiotização em que se transformou nosso Brasil…

    Quero deixar uma salva de palmas para todos eles

    Em especial, aos Professores e Professoras;

    Miranda (História), José Luis (História, OSPB), Evaristo (Geografia) , Génesia (História)., Elisabeth (Geografia)….

    https://www.youtube.com/watch?v=3sqk7dRqidY

    Grande Abraço, e vamos em frente , que atrás vem o Ladrão de sempre junto com suas cadelinhas amestradas doentes……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *