Até agora, ninguém conseguiu provar que Trump e Bolsonaro erraram ao acusar a China pela Covid-19

Em carro escuro, profissionais de máscara em frente a fachada de tijolos

Na China a equipe da OMS teve dificuldades para estudar a origem do vírus

Marcelo Leite
Folha

Como quase todos os jornalistas de ciência, até aqui descartava como teoria conspiratória a ideia de a Covid ter surgido no Instituto de Virologia de Wuhan (IVW), cidade de origem da pandemia. Não mais, após ler reportagem do veterano Nicholas Wade no site Medium por sugestão de outra fera, Álvaro Pereira Júnior.

Não que Donald Trump ou Jair Bolsonaro estejam certos ao espalhar que o vírus Sars-CoV-2 foi fabricado por chineses para pôr o mundo de joelhos, longe disso. Mas ninguém provou tampouco que estivessem de todo errados; não se exclui que o corona possa ter escapado por acidente do IVW.

PRÓS E CONTRAS – Wade fez minuciosa reconstituição de prós e contras das duas explicações concorrentes sobre o aparecimento do vírus. A mais aceita aponta morcegos como repositório natural do patógeno, que teria saltado para humanos a partir de hospedeiro ainda não identificado (falou-se em pangolins, mas não há evidência disso).

A outra teoria indica que o Sars-CoV-2 teria infectado humanos a partir do laboratório da virologista Shi Zengli no IVW, possivelmente colaboradores seus. Nenhuma das hipóteses pode ser excluída, mas Wade —jornalista que cobre engenharia genética desde seus primórdios nos anos 1970— defende que as evidências favorecem a segunda.

Primeiro, algumas razões enfileiradas por ele contra a explicação de uma origem natural da zoonose. Não se localizou população alguma de morcegos com essa variedade particular de coronavírus, que aliás tem dificuldade para infectá-los, nem o animal intermediário.

DEMASIADA DISTÂNCIA –  Cavernas onde os quirópteros suspeitos abundam ficam a 1.500 km de Wuhan, e os bichos não voam mais que 50 km. Não há evidência biológica ou molecular de que o Sars-CoV-2 tenha sofrido mudanças características das adaptações esperadas num longo processo de transferência entre espécies.

Inexiste registro hospitalar de pneumonias atípicas nos arredores de onde há populações de morcegos e humanos em convívio estreito (não é o caso de Wuhan). Descobriram-se casos anteriores de Covid sem relação com o mercado apontado de início como ponto de origem na cidade.

Artigos de críticos da teoria conspiratória alegam que o novo coronavírus não carrega “cicatrizes” típicas de vírus construídos em laboratório. Wade contrapõe que há outras técnicas para modificar seus genomas, que não deixariam os rastros procurados pelos céticos.

ESTUDOS COM MORCEGOS – A virologista Shi Zengli se especializou em coletar morcegos e betacoronavírus nas cavernas e em manipular geneticamente o patógeno. Eram experimentos de “ganho de função”: modificar proteínas como a S (espícula) para aumentar a infecciosidade em células humanas, sob pretexto de adquirir conhecimento para identificar variedades silvestres com potencial pandêmico.

No outono, antes de reconhecido o surto de Covid em Wuhan, funcionários do IVW adoeceram com sintomas compatíveis com Covid e foram internados.

O governo chinês selou todos os registros e documentos do instituto e controlou os passos da comissão da OMS que investigava a origem do Sars-CoV-2, nada conclusiva.

ESCAPE LABORATORIAL – A reportagem enfileira detalhes técnicos complicados que sugerem um escape laboratorial. Coisas como sequências de “letras” (bases) genéticas típicas de seres humanos usadas nas experiências de ganho de função, inclusive por Shi —ironicamente, com financiamento dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH).

Assim, a leitura da investigação de Wade torna-se obrigatória. Sobretudo por quem, como eu, rechaçou uma origem artificial do novo coronavírus muito porque, vindo de Trump e Bolsonaro, só poderia ser mentira.

12 thoughts on “Até agora, ninguém conseguiu provar que Trump e Bolsonaro erraram ao acusar a China pela Covid-19

  1. Que os chineses seriam imorais o suficiente para criar um vírus assassinato não tenho a menor dúvida, mas duvido que fossem tão loucos, a chance disso se virar contra eles seria enorme.
    Agora que tem algo de muito errado no surgimento desse vírus tem sim e aposto em vazamento de material do laboratório chinês e que foi acobertado.

  2. Também ninguém, até agora, provou que o Covid 19 foi uma invenção chinesa!

    Acusações deste tipo, sem qualquer prova ou verossimilhança com algum fato, ocasionam rupturas nas relações exteriores de difíceis soluções posteriormente.

  3. Artigo completamente sem pé nem cabeça.
    A OMS enviou à China uma comissão que descartou qq possibilidade de o vírus ter sido produzido em laboratório.
    Será que a TI não tem coisa melhor para publicar?

  4. JÁ NÃO SEI MAIS NEM O QUE PENSAR. DE QUALQUER FORMA, NÃO É NOS GUIANDO PELA CABEÇA DE DOIS MALUCOS (TRUMP E BOÇAL) QUE VAMOS RESOLVER O PROBLEMA. TODO O CUIDADO É POUCO E O BOM SENSO É MAIS DO QUE NECESSÁRIO.

  5. A questão é que outras matérias apontam para presença nos esgotos de cidades européias e do mundo muito antes da suposta aparição na China…

  6. Quem acusa é que tem que apresentar provas. Não cabe á China provar que não tem nada a ver com a produção do virus da covid.
    Besides, o Trump, se o autor não sabe, é irresponsável e imbecil. Desse mesmo naipe é o Bolsonaro.

  7. ‘Até agora, ninguém conseguiu provar que Trump e Bolsonaro erraram ao acusar a China pela Covid-19’

    Ochi! quem tem o ônus da prova é o acusador. Quem tem que provar o que disse é o Bolsonaro.

    Alias, parece que a Austrália que também fez essa acusação, está mostrando algumas provas.

  8. Bom dia , leitores(as):

    Acontece que os norte-americanos , israelenses e alguns países-membros ou não da Otan despejaram e continuam despejando toneladas e toneladas de bombas c/as mais diferentes composições químicas , biológicas e bacteriológicas em vários países do Oriente Médio e da África contaminando seus povos , com consequente ” EXODO E DESLOCAMENTO ” dos mesmos , para vários países ” EUROPEUS ” e do mundo , portanto c/toda certeza esses povos / vítimas sobreviventes e contaminados conseguiram sair de seus países destruídos e disseminar as consequências da destruição de seus países pelo mundo afora , essa é uma possibilidade á ser considerada , vejam o que os Israelenses fazem ” FAIXA DE GAZA ” , a transformaram em verdadeiro campo de testes de seus armamentos , enquanto que os ” PALESTINOS ” , foram transformados em suas cobaias e impulsionadores de campanhas políticas eleitorais em Israel , por isso em todo e quaisquer período pré – eleitoral , os Israelenses sempre forçam e provocam um ” INCIDENTE ” contra os Palestinos , como esta acontecendo agora , isso é público e notório .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *