Bolsonaro poderia se sair bem na Cúpula do Clima, mas não tem preparo intelectual ou moral

charges – Terceira Margem

Charge do Duke (Arquivo Google)

Carlos Newton

Quando criou Eremildo, o Idiota, o jornalista e historiador Elio Gaspari jamais poderia imaginar que esse personagem de ficção pudesse ganhar corpo e até vir a ocupar a Presidência da República. Mas o fato realmente aconteceu e agora o Brasil e o mundo acompanham atentamente as aventuras do estranho personagem – alguns, como muita preocupação; outros, de forma divertida, achando graça nas trapalhadas do presidente.

Aliás, não é a primeira vez que alguém chega a governar o país sem ter a menor condição de ocupar o cargo. Na minha opinião, isso aconteceu com Delfim Moreira, que teve problemas psiquiátricos, Jânio Quadros, com os mesmos sintomas, Lula da Silva, que era corrupto, mas tinha delírios e se dizia o homem mais honesto do mundo, e Dilma Rousseff, que via um cachorro atrás de cada criança. Realmente, nenhum deles passaria num mero teste psicológico, que deveria ser exigido a todo governante.

MINISTROS DE NÍVEL – A diferença entre Jair Bolsonaro e esses antecessores era a existência de ministros que poderiam assessorá-los a contento, enquanto na atual gestão o Planalto se transformou num deserto de homens e ideias, como dizia Oswaldo Aranha, um estadista de verdade.

Se não fosse ignorante até a décima geração e se não estivesse cercado por outros idiotas, o presidente Eremildo, digo, o presidente Bolsonaro. poderia surpreender os demais governantes que formam essa Cúpula do Clima.

Bastaria que explicasse a eles que o Brasil tem a mais moderna e avançada legislação ambiental do mundo, que deveria ser adotada pelo concerto das nações, para garantir o equilíbrio ecológico do planeta.

VISÃO ERRÔNEA – Se não fosse idiota, Eremildo diria a eles que não adianta nenhum agricultor desmatar áreas na Amazônia, porque só pode usar 20% delas, os restantes 80% têm de ser obrigatoriamente preservados. Na região do Cerrado, 30% da extensão das propriedades rurais têm de ser mantidos como reserva florestal. E no resto do país a preservação cai para 20% das áreas agrícolas.

Eremildo diria também que só em São Paulo, a área recuperada nos últimos anos já é equivalente à extensão de todas as reservas ambientais do Estado. Ou seja, no Brasil, a preservação ambiental está garantida, só é preciso haver fiscalização.

Ao receber essa informação, os governantes que participam da Cúpula do Clima certamente ficariam surpresos e dispostos a ajudar o Brasil, inclusive financeiramente, como Bolsonaro pretende.

Mas é aí que a porca torce o rabo, como se dizia antigamente, porque o governo Bolsonaro acaba de conseguir que a fiscalização ambiental simplesmente pare de existir.

SEM FISCALIZAÇÃO – Às vésperas da Cúpula do Clima, servidores do Ibama denunciam que a fiscalização ambiental está paralisada, devido a uma instrução normativa imposta pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

A nova regra obriga que a multa aplicada pelos fiscais passe antes pela autorização de um superior. Com isso, a fiscalização fica automaticamente desativada e as mais modernas leis ambientais do mundo estão sendo atiradas no lixo pelo governo do presidente Bolsonaro, que nesta quinta-feira será recebido na Cúpula do Clima como se fosse o idiota que realmente é.

###
P.S. –
Dá para imaginar a satisfação do presidente francês Emmanuel Macron, ao encontrar Bolsonaro nessa posição de inferioridade e submetido ao repúdio internacional. Em 2019, Bolsonaro humilhou Macron ao dar declarações ridicularizando a primeira-dama francesa, algo jamais visto na diplomacia internacional.  Nesta quinta-feira, Macron começa a sentir o doce gosto da desforra. (C.N.)

16 thoughts on “Bolsonaro poderia se sair bem na Cúpula do Clima, mas não tem preparo intelectual ou moral

  1. BRASIL NÃO SERÁ ‘VILÃO’ DA CÚPULA, DIZEM DIPLOMATAS

    A menos que algum chefe de Estado ou de Governo resolva chutar a canela do presidente Jair Bolsonaro na Cúpula do Clima, nesta quinta (22), em Washington, é improvável que o Brasil seja tratado como “vilão”, como supõe o consórcio de mídia, militantes de esquerda e donos de ONG saudosos dos bilhões que tiravam dos cofres públicos. Até porque em política externa privilegia-se o diálogo. Para diplomatas, o protocolo rígido, definido pela Secretaria de Estado, reduz o espaço para conflitos. Bolsonaro fará o sexto discurso do evento, reafirmando basicamente o que já expôs em carta a Biden sobre propostas e compromisso do Brasil.

  2. Esse imbecil que responde pelo nome de Ricardo Salles, deveria estar limpando as latrinas do planalto, ao invés de fazer parte do governo. Mas isso é Brasil e o “dono” dele é pior ainda.

  3. 1) Não votei no atual presidente, mas não lembro de, na campanha, ele ter dito que iria ajudar o Brasil ou o povo…

    2) Penso que ele está sendo coerente, como sempre fez, em ajudar-se e aos familiares e aos amigos…

    3) Como circula nas redes sociais… a frase… “não foi por falta de aviso”.

    • Rocha, meu amigo e professor,

      Agora, depois que Bolsonaro foi eleito, e está nos contemplando com uma administração caótica, surgem os que “sabiam” como ele era e como iria agir.

      Assim não vale, comentar o fato DEPOIS de ter acontecido.

      Curioso, entretanto, que os sabidões deixaram que Bolsonaro vencesse, e nada fizeram para impedir a sua eleição.

      Ora, se tinham tanta certeza da tragédia, que seria elegê-lo para presidente, afirmo que não vi nada de movimentos e protestos públicos que nos avisassem deste mal!

      Para 2022, Bolsonaro ou Lula não podem vencer.
      Tenta botar na cabeçado povo isso daí, tenta.

      Abração, meu caro.
      Saúde e paz, extensivo aos teus amados.

  4. É pule de dez! O Itamaraty deveria aconselhá-lo a não ir. Marcar a cirurgia para a mesma data. E pronto.
    Bolsonaro irá mais uma vez envergonhar o Brasil. Ele não tem estrutura emocional. Bastaria um olhar atravessado e pronto. Vai querer brigar até com os porteiros.

  5. O presidente Boçal não tem nada de Eremildo. É só um ladrão mequetrefe e coiteiro de milicianos que – aí sim: catapultado pelos milhões de votos de eleitores-Eremildo -, chegou ao palácio do planalto, transferindo pra lá o Escritório do Crime.

    • … e ao se sentir em casa, mandando e demandando em generaleco por quem nutre ressentimento e inveja, desde que foi “saído” do exército, assumiu a personagem de GENOCIDA. Fato que seus eleitores-Eremildo insistem em não admitir.

  6. Mulher do ministro Barroso abre offshore com nome de solteira

    Tereza Cristina Van Brussel Barroso, esposa e sócia do ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso, abriu em 09 de junho de 2014 a offshore Telube Florida LLC. A offshore está registrada nos Estados Unidos com o nome de solteira Tereza Cristina Van Brussel, na Ilha de Key Biscayne, o endereço da sede é um imóvel da própria offshore, porém no registro a esposa de Barroso apresenta como seu endereço particular o de um conhecido operador de offshore’s de brasileiros que tem problemas com a justiça brasileira, a “Barbosa Legal”, na 407 Lincoln Road PH-NE, em Miami Beach, também na Flórida.

    O endereço da Telube e do imóvel fica em 350 Ocean Dr Unit 302N, na Ilha Key Biscayne, estado da Flórida, a poucos minutos do centro de Miami e é um lugar lindo para conhecer. Ela fica conectada à Miami através da ponte Rickenbacker.

    O imóvel. que fica em uma das áreas mais sofisticadas da Florida, é sede da offshore e tem valor estimado em US$ 3 milhões, o que daria hoje uns R$ 12 milhões de reais.

    http://www.tribunadainternet.com.br/mulher-do-ministro-barroso-abre-offshore-com-nome-de-solteira/

  7. “Realmente, nenhum deles passaria num mero teste psicológico, que deveria ser exigido a todo governante.”
    PS. Vai depender de onde o Psicologo formou-se, se passou em concurso, se foi indicado, os medicamentos que ingere, qual a cor de sua camisa partidária, se é um “arregimentado” e outros quesitos relativos à “diversidade”!
    PS.1. Deixem como está, senão irão (STF) cassar o psicólogo!

  8. Caro C.N., já que você está ressuscitando ditado antigo vou citar um que é atemporal, quem diz o que quer ouve o que não quer. Agora nesta Cúpula o mito vai ficar com aquela famosa cara, nem preciso dizer de quê, todo mundo já sabe. Como o único neurônio de que dispõe não anda funcionando bem, não vai poder usá-lo corretamente, aí não vai poder explicar ao mundo que temos o MELHOR Código Florestal do mundo. Também pudera, com um ministro do Meio Ambiente MOTOSSERRA fica difícil convencer alguém de qualquer boa intenção quanto ao CLIMA.

  9. Macron é um coitado, tivesse ele alguma autoridade o Instituto Marie Curie não teria promovido pesquisas que culminaram na disseminação do vírus geneticamente modificado. Em tempo, os príncipes, presidentes e potestades serão julgados. O amanhã ainda virá no alvorecer.

  10. Eu já coloco a homenagem certa, pra mulher que morreu de tanto fazer experiências com químicos.
    O certo é Instituto Pasteur. Tangy é o cientista que promoveu essas pesquisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *