Caso Covaxin! Lira Incentivou Miranda a tornar pública a denúncia feita a Bolsonaro

Aliado de Bolsonaro, Lira não quis botar a mão no fogo

Sarah Teófilo
Correio Braziliense

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta quinta-feira (24/6) que foi consultado pelo deputado federal Luis Cláudio Miranda (DEM-DF) antes de o parlamentar divulgar denúncias envolvendo o contrato do governo federal de R$ 1,6 bilhão para aquisição de 20 milhões de doses da vacina Covaxin, do laboratório indiano Bharat Biotech, representado no Brasil pela empresa Precisa Medicamentos.

Relata o presidente da Câmara ter recomendado que o deputado Luís Miranda trouxesse a público se a informação tivesse realmente fundamento.

DISSE LIRA – “Se você tem base de fundamento e tem uma notícia séria dessa partindo do seu irmão, como participante ou não, denuncie, traga a público. Porque quem tiver feito alguma coisa de errado, está pego, vai pagar. Agora, todo ato tem consequência. O parlamentar tem que saber que a sua voz é uma voz de representação popular, tem que ter muita coerência no que fala, porque eu não tenho dúvida de que isso causou ontem muito barulho. A CPI (da Covid) vai querer ouvi-lo e ele vai ter que explicar para os órgãos de controle. É uma notícia de março, nós estamos em junho. Mas todo fato tem que ser elucidado”, disse Lira, que acrescentou:

“A minha recomendação foi clara: ‘Se o senhor tem alguma coisa que enseja dúvida, que tenha ar de ilegalidade, denuncie para que seja apurado’”. A afirmação foi feita pelo presidente da Câmara em entrevista transmitida ao vivo pelo site Jota.

O deputado Luís Cláudio Miranda atendeu à recomendação e trouxe a público a informação de que a denúncia fora levada diretamente a Bolsonaro, no Palácio da Alvorada, enquanto também era divulgado um depoimento de seu o irmão do deputado, o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda, à procuradora da República do Distrito Federal Luciana Loureiro Oliveira, relatando que havia “pressões anormais” por parte de superiores no ministério para resolver entraves em relação à importação da vacina indiana.

AGORA, NA CPI – Diante dessas informações, a CPI do Senado então decidiu ouvir o servidor. O deputado, por sua vez, entrou em contato com a comissão e disse que queria ser ouvido com o irmão. Ambos irão prestar depoimento aos senadores na nesta sexta-feira (25). Em entrevistas, o parlamentar afirmou que avisou o presidente Jair Bolsonaro no final de março sobre as suspeitas e a pressão sofrida pelo irmão.

O principal problema identificado pelo servidor do ministério seria o pagamento antecipado de parte do valor do contrato a uma terceira empresa, sediada em Singapura, chamada Madison Biotech. O valor desse pagamento é de US$ 45 milhões, segundo documento enviado à reportagem.

Ao Correio, o deputado reforçou ter se encontrado pessoalmente com o presidente Jair Bolsonaro para explicitar as contradições nos contratos e afirmou que manteve contato com membros do gabinete, insistindo na suspeita de corrupção no âmbito das negociações entre a Covaxin e o Ministério da Saúde. “Tudo o que eu falei e o que meu irmão falou são documentos que, inclusive, constam nos arquivos do Ministério da Saúde”, disse.

CELULAR DE LIRA – Lira afirmou que na última segunda-feira (21), o deputado enviou a ele uma mensagem pelo aplicativo Whatsapp. “Está aqui no meu celular, graças a Deus. (Enviou) uma reportagem do G1 tratando desse assunto — que não é um assunto novo, já esta sendo investigado pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal — e ele me traz esse assunto dizendo que queria falar comigo”, pontuou.

Segundo o presidente da Câmara, Miranda disse que “a bomba atômica era o irmão dele”. “Aí eu não entendi se era um amigo muito próximo que ele considerava irmão ou se era irmão mesmo. (Perguntei) ‘O rapaz é seu irmão?’ Ele disse ‘Sim, é meu irmão e eu sei tudo sobre o caso. Aí, eu disse: ‘Se você sabe e se tiver algo errado, detone, traga a público”, explicou.

Conforme Lira, Luis Miranda disse que queria falar com ele antecipadamente, mas ele questionou o motivo. “Não sou Ministério Público, não sou Policia Federal, não sou ministro da Saúde, ou Poder Executivo”, disse Lira, reproduzindo fala feita ao colega parlamentar.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
Nesta sexta-feira, a audiência da CPI vai bater recordes. Como diria Ibrahim Sued, “Bomba!”, “Bomba!”, “Bomba!”. (C.N.)

12 thoughts on “Caso Covaxin! Lira Incentivou Miranda a tornar pública a denúncia feita a Bolsonaro

  1. O nosso problema é estrutural: o Estado Clepto-patrimonialista e seu Submodo de Produção da Corrupção. Nesse estado de coisas, a eleição é o escolher qual office-boy da burguesia patrimonialista e criminosa irá assumir os cargos na condução funcional e política do clepto-patrimonialismo.

    Esse capitalismo sem risco e com sua mais-valia absolutíssima, não interessa nem para as elites econômico-financeiras meritocráticas e concorrenciais . Tanto que a FIESP, por exemplo, já fizera, inclusive estudo sobre a corrupção. Algo execrado por organizações capitalistas internacionais, tal como a OCDE.

    https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:-S-uBUyJM6UJ:https://www.fiesp.com.br/arquivo-download/%3Fid%3D2021+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

    Só a destruição criativa do Estado Clepto-patrimonialista nos pode salvar. Ficar nessa brincadeira de trocar o condutopata de plantão, sinceramente, já encheu o saco.

    Impeachment é um instrumento tão somente conjuntural.

    Só que, ao que parece, faltam estadistas nessa politicagem bandida, corrupta e criminosa, em que o sujeito já entra pro mundo delicioso do crime do colarinho branco – constitucionalizado por nossa Justiça, parte daquele Estado – quando se elege pro seu primeiro cargo, o de vereador. quando será iniciado no clepto-patrimonialismo e no “office-boysismo” dos interesses escusos de parte odiosa de nossas elites políticas, econômicas, intelectuais, sociais, sindicais e que tais., cujo único objetivo é se apropriarem da mais-valia absolutíssima, em que enriquecem sem nada produzirem; o que caracterizaria, economicamente, o que é crime. E, o pior, não se trata de roubar dinheiro, mas direitos básicas da população e apropriação dos tributos pagos pela sofrida classe média, sobre cujos ombros cai a desapropriação fiscal,operacionalizada pelo Estado Clepto-patrimonialista, para manter sua sanha criminosa.

    Lembrando que centro, direita e esquerda fazem parte desse odioso esquema, em que se inclui a Indústria da Miséria.

    • A esturua do Estado cleto-patrimonialista:
      – o Submodo de Produção da corrupção;
      – a Indústria da Miséria,
      – os seus Aparelhos Ideológicos, com os seus tintelectuais orgânicos da corrupção, que hoje dominam as Academias,
      – os seus Aparelhos Prático-funcionais, que operacionalizam o clepto-patrimonialismo nos seius três poderes (com letra minúscula mesmo.

      Essas instâncias estuturais desdobram-se em várias subestruturas, tais como o culto à personalidade, a indústria das fake-news, o negacionismo, o fundamentalisto etc.

      Sem derrubar essa estutura criativamente é ridículo articiarmos da politicagem institucional, ou seja, apoiar e fazer apologia do crime.

  2. ERRATA

    A estrutura do Estado Cleto-patrimonialista:
    – o Submodo de Produção da Corrupção;
    – a Indústria da Miséria,
    – os seus Aparelhos Ideológicos, com os seus intelectuais orgânicos do clepto-patrimonialismo, que hoje dominam, notadamente no campo das Ciências Sociais, a Academia,
    – os seus Aparelhos Prático-funcionais, que operacionalizam o clepto-patrimonialismo nos seus três poderes (com letra minúscula mesmo).
    Essas instâncias estruturais desdobram-se em várias subestruturas, tais como o culto à personalidade, a indústria das fake-news, o negacionismo, o fundamentalismo etc.
    Sem derrubar essa estrutura criativamente é ridículo particiarmos da politicagem institucional, ou seja, apoiar e fazer apologia do crime.
    Freud explica: são seres anticivilizatórios, que, ao se apropriarem do Estado, podem dar vazão às suas mais perversas pulsões animalescas e serem, até, mesmo, considerados mitos e endeusados pela súcia interesseira ou alienada completamente da realidade.

    • Uai, – bem mineiro – , isso não é nenhuma surpresa no nosso Estado Clepto-patrimonialista.

      É natural que os criminosos do colarinho branco sejam endeusados,, constitucionalizados e mitificados. e seus opositores sejam considerados “desviantes”.

      Nenhuma novidade. Os abutres deitam e rolam na pandemais, na tragédia humanitária.

      Como disse acima, Freud explica: a civilização é a repressão dos nossos instintos animalescos e perversos. O Estado Clpeto-patrimonialista, assim como as ditadurtas, permitem que esses seres deixem fruir suas personalidade mais que execráveis.

      Não há solução nessa estutura criminosa e patrimonialista.

      • O Moro é execrado porque expôs essa estutura clepto-patrimonialista, em que os condutores do Estado estão a serviço de uma parte execrável das elites, com sua mais-valia absolutíssima.

        Esses resultados são da baixíssima política e não do Direito.

        Quando temos intelctuais orgânicos da corrução dominando o mundo da ciência, como podemos falar em um mínimo de senso?

        Creio que, nas ruas, a Classe Média, que, aliás engana-se muito fácil com condutopatas, caçadres de marajás, pode mudar o rumo dessa ruína do Estado Brasileiro, com seus abutres.

        Uma “comunista” de araque disse que é contrária a Moro porque ele é racista. è a Indústria da Miséria, em que se inclue a do Apartheid, produzida por uns e exploradas por outros condutoatas e pervertidos.

        https://epoca.oglobo.globo.com/tempo/noticia/2016/03/7-bilionarios-afetados-pela-lava-jato-tem-patrimonio-total-de-r-288-bilhoes.html

  3. A farsa continua!

    A imprensa prostituída e seus jornalistas de aluguel inventaram um superfaturamento de 1.000% no preço das doses da vacina indiana e as quengas plantonistas soltaram gritinhos de fingido prazer (“bozo corrupto”, “corrupto”). Desmascarada a mentira, as quengas silenciaram e ninguém mais fala em sobrepreço. Descoberto o óbvio em toda essa trama golpista, ou seja, prejuízo zero para os cofres públicos, os vagabundos começam a tirar o corpo fora.

    Até parece que essa “denúncia” caluniosa foi uma espécie de cortina de fumaça para esconder uma roubalheira real e comprovada: a compra dos respiradores pelo consórcio de governadores ladrões nordestinos. Aí, sim: empresa vendedora de maconha, pagamento antecipado e nadica de nada recebido.

    A bandidagem aliada do ladrão-mór, Lula, e do corrupto FHC sabe que a sua sobrevivência política depende da eliminação do Presidente Bolsonaro. 2022 vem aí, o povo já escolheu o vencedor … e a limpeza ampla entrará na sua segunda etapa, quando todas as tocas de ratazanas serão fumigadas, inclusive o STF (Supremo Tribunal de Facínoras).

    • Amanha, como se nada tivesse acontecido, eles voltam a dizer que o Bolsonaro é genocida, porque não comprou a vacina covaxim. E o herói é o doria que comprou a vacina chinesa 50% / 100 %.

  4. MAIS UMA ERRATA, DESCULPEM-ME.

    A explicação das coincidências das ideologias produzidas pela esquerda, direita e centro (binarismo reducionista, culto à personalidade, negacionismo etc.) tem uma explicação; O que é comum a todas é o Estado Clepto-patrimonialista. Onde podem dar vazão às suas mais anticivilizatórias excrescências.
    Realmente é muito difícil, pra quem tem como único objetivo enriquecerem roubando o povo, defenderem seus interesses com argumentos verificáveis.
    Não é ´à toa que a Princesa da Sociologia da Esquerda, corrobora o pensamento bolsonarista de interferência do FBI, CIA, Globo etc
    https://www.ceilandiaemalerta.com.br/2019/07/12/marilena-chaui-sergio-moro-e-um-agente-a-servico-da-privatizacao-do-pre-sal-video/
    https://www.terra.com.br/diversao/tv/blog-sala-de-tv/boicotada-por-bolsonaro-globo-ganhou-r-7-bi-com-lula-dilma,8f3993aa664aa5a52632537b4eaab8c18e6zuamw.html
    https://congressoemfoco.uol.com.br/governo/bolsonaristas-fazem-campanha-com-ataques-a-globo-no-twitter-para-defender-flavio-bolsonaro/
    https://m.folha.uol.com.br/poder/2016/03/1747004-manifestantes-ligados-ao-pt-protestam-contra-a-rede-globo-no-rio.shtml
    Eu já tô de saco cheio dessa gente hipócrita, bandida, corrupta dando uma de “ideológicos”;
    NÃO SÃO COINCIDÊNCIAS, SÃO INTERESSES COMUNS.

  5. O pior instrumento das gangues que dominam o Estado clepto-patrimonialista é o reducionismo binarista: PSDBXPT, petistasXbolsonaristas, “esquerda”xdireita etc.

    Quando só temos duas opções, reduzimos o espectro de alternativas, concepções de mundo etc.. Esse e sua realidade, absolutamente complexa não se enquadra nesse binarismo corruto, bandido, criminoso e , intelectualmente excrável – apesar do apoio entusiamado de PHDs, Dr, MScs.

    Todos bandidos, ou, no mínimo, apologisdtas do crime contra o povo.

    Esse bandidagem não tem jeito mesmo.

  6. O circo de horrores do Brasil está montado. O povo brasileiro, contra sua vontade, assiste a tudo horrorizado. Democracia? Me digam onde ela está? Não é por nossa vontade que a carnificina da moralidade pública está a acontecer. Juízes suspeitos decidem numa canetada livrar bandidos e corruptos comprovados. Congressistas decidem é votam leis que os favorecem somente. O administrador escolhido vive um desvario louco vociferando ideias desprovidas de fundamento contrárias a razão e ao que jurou fazer. Todos são pagos pelos nossos impostos. E estão lá batendo, diariamente, como ditadores, naqueles que lhes apontam o erros. Para piorar, todos aqueles que são pagos pra defender a Nação, nossas instituições perenes, que estão aí para por limites nos transitórios, para evitar esse “show de horrores”, assistem tudo calados e passivamente, e quando agem, são impedidas por eles e tornadas marginais e suspeitas. Essa é a Democracia com a qual sonhamos? Perguntem aos injustiçados que não tem seus direitos reparados nos tribunais, perguntem as famílias e empresas que esperam a aprovação de Leis honestas, perguntem, se possível, aos que morreram gratuitamente e aos seus familiares, esperando que uma simples vacina fosse comprada e distribuida. Finalmente perguntem aqueles que esperavam, no mínimo a verdade, e somente a mentira lhes é entregue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *