Lula esquece que foi ele quem demitiu Dirceu

Pedro do Coutto

Numa entrevista à rede de televisão de Portugal (melhor e mais ampla matéria a respeito) foi publicada na edição de 28, da Folha de São Paulo, o ex-presidente Lula afirmou que, numa escala de 80%, a decisão do Supremo Tribunal federal foi de inspiração política no caso do julgamento do mensalão. As declarações de Luís Inácio à RTP, contidas na reportagem da Folha são contraditórias.
Em primeiro lugar, o ex-presidente esquece que foi ele, então no Planalto, quem demitiu o ministro José Dirceu da chefia da Casa Civil, logo que o escândalo veio à tona, em consequência das denúncias do ex-deputado Roberto Jeferson. Se ele, Lula, não tivesse certeza quanto ao envolvimento daquele que chamava de capitão do time, recorrendo à linguagem do futebol para destacar a importância do primeiro ministro de fato de seu governo, não deveria tê-lo afastado antes mesmo dos trabalhos da CPI começarem a se desenrolar. O ato, da demissão, antecedeu até mesmo as conclusões a que chegou a Comissão Parlamentar de Inquérito, principalmente antes da acareação entre os dois principais personagens. Isso de um lado.
De outro, na mesma entrevista à RTP, Lula afirmou que “não vou ficar discutindo uma decisão da Suprema Corte”. Mas como? Foi ele próprio quem disse que o resultado do julgamento do STF foi 80% político, assinalando indireta, porém claramente, que o peso do conteúdo jurídico ficou somente com os 20% restantes. O ex-presidente, assim deixou transparecer, que não se encontrava  num momento emocional compatível com sua importância no quadro político e sobretudo nesta fase de pré-campanha pela sucessão presidencial. Com isso, abalou o movimento volta Lula, dentro do PT, e contribuiu de forma direta para reconsolidar a candidatura da presidente Dilma Rousseff.
SEM EQUILÍBRIO
Lula, apesar do erro, continua a ser o grande eleitor do país, como as pesquisas do Datafolha e IBOPE revelam, porém mais para alguns outros do que para si próprio. Curiosa esta colocação, real na verdade. Me referi a alguns outros candidatos exatamente para excluir dessa lista imaginária o nome de Alexandre Padilha para o de São Paulo, principal colégio de votos do país, sobretudo depois das matérias publicadas pela Veja, pela Folha de São Paulo, pelo O Globo, pelo O Estado de São Paulo, a respeito da presença do Labogen na área administrativa do Ministério da Saúde.
Mas esta é outra questão. O essencial é que nas declarações à rede de televisão de Portugal, transcritas na reportagem da  Folha de São Paulo, Lula não demonstrou o equilíbrio que se espera de um ex-presidente da República, sobretudo se levarmos em conta o potencial de votos que inegavelmente possui e certamente vai direcionar às urnas de outubro.

14 thoughts on “Lula esquece que foi ele quem demitiu Dirceu

  1. LULA ESTA COM ARTERIOSCLEROSE. INFELIZMENTE ELE TERÁ QUE SE DESINCOMPATIBILAR COM O CARGO DE CANDITADO A PRESIDENTE DO BRASIL EM 2014.
    SE ELE NÃO O FIZER UMA JUNTA MÉDICA O FARÁ.

  2. Lula imitou o FHC, que lá fóra denigrem a imagem do BRASIL, que eles mesmos sujaram com a tinta da corrupção, que neste andar dar carruagem, desembestou.
    Mais uma prova que são farinha do mesmo saco, é a continuidade de falta de Brasilidade, e o Cidadão eleitor vai continuar a manter a corrupção, em 05/10, ou vai “dar meia volta”????
    Chega de curral, cestas, cotas, e a manutenção do CAOS, nos serviços básicos da Cidadania.
    Rui, a cada dia morro de vergonha, estou contigo e não abro, mas na minha comunidade, luto por um Brasil decente e justo.
    Que Deus nos ampare.

  3. Tanto ele como a Dilma aprenderam nos episódios das demissões. O PIG inventava as acusações e para demostrar uma total isenção demitiam quem estivesse nas manchetes. Até que chegou a vez do F Pimentel. Opa, mas este eu conheço à décadas, pensou Dilma. Daí em diante, os editoriais, manchetes, pseudo indícios, nada mais vai justificar a demissão de auxiliares diretos. J Dirceu e Palocci foram uma quase traição do partido. No caso do J Dirceu o objetivo era queimar sucessor de Lula.

  4. Itamar Franco demitiu Henrique Hargreaves devido acusações de envolvimento com os anões do orçamento.Hargreves voltou depois de comprovado sua inocência.
    Acho que Lula fez o certo com o Dirceu. A diferença é que Dirceu foi condenado e Hargreaves não.

  5. Como sempre mais um brilhante artigo do grande Jornalista Sr. PEDRO DO COUTTO. Concordo que o Ex-Presidente LULA pode ser “um pouco esquecido”, e ” pouco Informado”, mas a meu ver mostrou mais uma vez ser um BOM POLÍTICO.
    Com as regras do Jogo do atual SISTEMA POLÍTICO, caríssimo e ineficiente, ele joga muito bem. Na verdade deveríamos mudar para melhor nosso Sistema Político, para algo mais SIMPLES e EFICIENTE, ele, o SISTEMA POLÍTICO, que é a raiz da maioria de nossos malfeitos. +- 40 Partidos Políticos com direito a tempo de TV “para negociar”, participação no Fundo Partidário, participação ou não na Base Aliada para dar Governabilidade, Eleições caríssimas, e principalmente o 2º Turno, que é quando a coisa fica como o Diabo gosta, etc, etc.

    Dentro dessa conjuntura Política, a Suprema Corte de Justiça, STF, tem como principal atribuição, julgar a CONSTITUCIONALIDADE DAS LEIS, e outras AÇÕES, a meu ver julgamentos essencialmente POLÍTICOS. Ora a Ação Penal 470 ( Mensalão) foi claramente INCONSTITUCIONAL, infringiu a CONSTITUIÇÃO FEDERAL, logo seu julgamento foi correto.
    Um mau Político diria que o julgamento da AP-470 foi 100% Político.
    Um Político ingênuo diria que o julgamento da AP-470 foi 100% Jurídico.
    Um bom Político diria que o julgamento da AP-470 foi 80% Político e 20% Jurídico.

  6. Lula não demitiu ninguem. Foi Zé Dirceu quem pediu demissão do cargo.

    O Globo com direito até a vídeo.

    http://memoriaglobo.globo.com/programas/jornalismo/coberturas/mensalao/a-demissao-de-jose-dirceu.htm

    “A demissão de José Dirceu

    Dois dias depois do depoimento de Roberto Jefferson à Comissão de Ética, o ministro da Casa Civil, José Dirceu, pediu demissão. Alvo dos ataques do deputado nas denúncias sobre o mensalão, Dirceu reassumiu sua cadeira na Câmara. Sua saída, no dia 16 de junho, deu início à reforma ministerial já decidida pelo governo, como destacaria Zileide Silva em sua reportagem no Jornal Nacional daquela quinta-feira.”

    “O Lula sempre é consultado sobre qualquer decisão, e a última palavra é dele.”
    (José Dirceu, Entrevista a Globo, outubro de 2002)

    Depois que Dirceu pediu demissão Lula quiz cantar de galo:

    “Eu afastei o Zé Dirceu, afastei o Palocci e outros funcionários envolvidos. E vou continuar afastando”.
    Presidente Lula, em entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo.
    (10/08/2006)

    Depois Lula tentou fazer o Zé Dirceu de vitima:

    “Eu não sei por que o José Dirceu foi cassado. Vocês sabem? O Roberto Jefferson foi cassado porque mentiu. Ora, se ele mentiu significa que parte das coisas que ele falou [sobre Dirceu] não era verdade. Ora, eu acho que julgamento eminentemente político pode cometer erros gravíssimos. Chega uma hora em que as pessoas querem condenar o político. Sabe, a gente não pode confundir se foi dinheiro para campanha com mensalão.”
    Presidente Lula, no AeroLula
    (18/09/2006)

    Palavras do Zé Dirceu no 4º Congresso do PT, em Brasilia

    “Não estou voltando porque nunca fui embora, nunca parei depois que fui cassado. Vou ter uma função oficial na campanha da Dilma, mas ainda não sei o que vou fazer”.
    José Dirceu, deputado cassado, ao chegar ao 4º Congresso do PT, em Brasília.
    Fonte: Agencia Estado
    18/02/2010

    Esta é a mesma conversa de quadrilha. É ou não é.

  7. Há que ter compaixão do ser humano Luiz inácio da Silva que vem demonstrando, já de algum tempo, claros indícios de confusão mental naquele que expressa; pensamentos desconexos, ou seja, não pronuncia coisa-com-coisa.

  8. Eu me pergunto: como alguém com qualquer média inteligência, dá crédito às palavras de um debilóide como o lulla? Esse cara é um idiota, e mais idiotas ainda são seus aceclas e quem lhe dá chance de dizer todas essas baboseiras. Meu Deus, como a humanidade está involuindo!

  9. Na medida em que ganha títulos de honoris causa de instituições estrangeiras, que só servem para massagear ainda mais o seu ego , fica cada vez mais difícil Lula desencarnar da presidência .
    Para os desesperados com Dilma, e as passeatas, o” Volta Lula”, agora explicitamente sinalizado pelo PR, dividiu ainda mais o PT, além de confundir aliados e a oposição (?).
    Lula, não voltará.
    O “Baiano” é muito, muito esperto. Sabe o “pepino” que têm pela frente…
    Não vai querer queimar os dez anos de vento a favor , para pegar cinco contra…

  10. LULA ESTÁ USANDO CRACK?

    Pois, se sentiu traído e demitiu o Zé. Agora esqueceu tudo e acusa Joaquim Barbosa de ser bandido?

    Isso só pode ser do efeito do usado continuo de grack estragado. Basta ele trocar de traficante que tudo se resolver ou escreve para o Marcola reclamando da qualidade do crack comprado.

  11. Lula é o maior pilantra que o Brasil já conheceu!

    Deixa para trás diversos outros famosos políticos pilantras somados, tais como Maluf, ACM, José Sarney, Jader Barbalho, Renan Calheiros, Roseana Sarney, Sérgio Cabral, Anthony Garotinho, Agnelo Queiroz e Ciro Gomes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *