Lula lidera e venceria Bolsonaro no 2º turno por 55% a 32%, segundo o Instituto Datafolha

O que uniu Lula e Bolsonaro, no caso da prerrogativa de nomear o diretor-geral da Polícia Federal - Tribuna da Imprensa Livre

 Charge do Iotti (Gaúcha/ZH)

Deu em O Globo   

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 41% das intenções de voto para a eleição presidencial de 2022 contra 23% do presidente Jair Bolsonaro, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (12). Se ambos fossem ao segundo turno, o petista venceria por 55% a 32%.

O levantamento sugere que, pelo menos por enquanto, os candidatos que se apresentam como centristas não conquistaram o apoio dos eleitores. Aparecem embolados: Sergio Moro, que até agora não manifestou intenção de concorrer à Presidência, com 7%; Ciro Gomes (PDT), com 6%; Luciano Huck (sem partido), com 4%; e João Doria (PSDB), com 3%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, todos estão empatados tecnicamente.

OUTROS CITADOS – Na sequência, segundo o Datafolha, aparecem com 2%, Luiz Henrique Mandetta (DEM) e João Amoêdo (Novo). Além disso, 9% dos entrevistados disseram que pretendem votar em branco, nulo, ou em nenhum dos candidatos apresentados no questionário do Datafolha, e 4% se classificaram como indecisos.

O ministro Edson Fachin determinou, no inicio de março, que quatro processos da Lava-Jato relacionados ao petista fossem enviados para outra comarca, já que eles não tinham ligação direta com os casos de corrupção na Petrobras que tramitavam na 13ª Vara da Justiça Federal. A decisão seria referendada na sequência pelo plenário da Corte.

Dias depois, a Segunda Turma do Supremo considerou que o ex-juiz Sergio Moro agiu de forma parcial ao julgar e condenar o ex-presidente por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá.

SEGUNDO TURNO – Além de mostrar que Bolsonaro ficaria em segundo lugar no primeiro turno, O Datafolha revela que o presidente não vence nenhum dos principais adversários com vantagem.

Em um cenário de segundo turno em que Lula e Bolsonaro se enfrentariam. o petista venceria por 55% a 32%. Ao cruzar essa resposta com os cenários de primeiro turno, o instituto concluiu que Lula receberia votos de eleitores de Doria, Ciro e Huck, enquanto quem pretende votar em Moro migraria para Bolsonaro. Lula venceria Moro por 53% a 33% e ganharia de Doria por 57% a 21%.

Nas possibilidades de segundo turno sem o petista, Bolsonaro empataria com Doria e perderia para Ciro. Na disputa com o tucano, o presidente teria 39%, enquanto Doria faria 40%. No outro cenário, Ciro marcaria 48%, enquanto Bolsonaro contaria com 36% dos votos.

A MAIOR REJEIÇÃO – Ainda de acordo com o Datafolha, Bolsonaro terá que reverter um índice de rejeição que ultrapassa metade dos eleitores. Dentre os entrevistados, 54% disseram que jamais votariam no atual presidente. A segunda maior rejeição é de Lula, com 36%. O petista é seguido por Doria (30%), Huck (29%), Moro (26%) e Ciro (24%).

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não mostra ao eleitor quem são os candidatos e ele pode citar qualquer nome, Lula é o mais lembrado. Ele tem 21% das intenções de votos, contra 17% de Bolsonaro e 1% de Ciro. Essa parte do questionário serve para medir o recall dos candidatos e é comum que nomes mais conhecidos se saiam melhor.

O Datafolha ouviu 2.071 pessoas em 146 municípios, de forma presencial, entre terça e quarta-feira. Essa é a primeira pesquisa de eleição presidencial feita após Lula recuperar os direitos de disputar uma eleição.

22 thoughts on “Lula lidera e venceria Bolsonaro no 2º turno por 55% a 32%, segundo o Instituto Datafolha

  1. Diz uma lenda secular que brasileiro tem memória curta. Atualmente, tudo que a leitura da nosso memória instantânea está interpretando, como aterrorizante e fúnebre, ela vincula ao algoz Jair Messias Bolsonaro.
    Esquecer as desgraças causadas pelo atual presidente é algo impossível, por mais relâmpago que seja a nossa capacidade de relembrar. Pois, o próprio “arquiteto” deste cenário distópico, é o primeiro a reavivá-lo a cada atitudes e declarações que chagam às mídias.
    Enquanto isso, Lulinha vai faturando: suas transgressões vão até se sacralizando, se comparadas ao inferno, por atacado, que Bolsonaro vem instaurando no Brasil.
    -As dobras do tempo a tudo oblitera ou faz esquecer. E no mundo da relatividade: dos males, o menor, que, por comparação, acaba sendo adotado como o melhor.
    O PT foi o culpado pela incursão de de Bolsonaro, que terá também a culpa pelo retorno do PT dobrado!
    Quem tiver intolerância à Lula vai ter de engolir, de quebrar, mais um “Polvo revoltado”, no mesmo pacate. O diabo será para excretar essa mistura indigesta!

  2. CN deve estar com insônia.
    Lula deverá se candidatar como vice do Haddad.
    E o PT deverá voltar ao poder pq das poucas promessas que Bolsonaro fez uma era acabar com o PT. Como a situação piorou os eleitores deverão quer voltar ao passado.
    Lembram que depois da saída do PT nem o Papa vem mais ao Brasil?

  3. Em onze anos de TI (quase, completo em outubro), jamais teci críticas à imprensa, com exceção de um ou outro artigo postado por jornalistas.

    Tenho até sido contra a encrenca de Bolsonaro com a Globo por entender que os problemas aumentam, além daqueles insolúveis e criados por este governo, e também herdados de seus antecessores.

    Dito isso, pela primeira vez repudio a mídia em geral!

    Os poderosos veículos de comunicação estão prejudicando drasticamente o Brasil.
    Não querem desenvolvimento, honestidade, probidade, diminuição da corrupção – vencê-la é impossível.
    Desejam o caos, e trabalham para que se instale permanentemente neste País, que já se encontra uma massa disforme de tantos erros e crimes cometidos contra o povo pelos poderes constituídos.
    Não bastando tanta imoralidade e incompetência, pois agora temos também a imprensa nacional como inimiga!

    Por que esta pesquisa enaltecendo um ladrão, e o outro o nosso exterminador de futuro??!!

    Por que a tal de “pesquisa” dando a vitória a Lula contra Bolsonaro, se ambos atualmente são o que existe de pior para esta Nação e seu povo??!!

    Que tanta atração pode ser uma pessoa escancarada e escandalosamente corrupta, como é Lula, disputando o Planalto com um insano, autoritário, que despreza o povo, que também é desonesto e de má fé contra o cidadão brasileiro??!!

    O que pensa esta imprensa sobre o Brasil e seus governantes, principalmente a respeito daqueles que provaram amplamente que não prestam, que são incompetentes, e que nos roubam, exploram e manipulam?

    Que serão os salvadores desta situação que nos encontramos?

    Decididamente não seria com relação à solução de nossos impasses e mazelas, mas dá a entender que a mídia quer mesmo o mal para este País e está usando de má fé, uma espécie de colaboracionista do inimigo!

    Se a imprensa detesta Bolsonaro, divulgando Lula porque é o maior antagonista ao atual presidente, ela está errando a sua tática e estratégica de maneiras absurdas, a menos que a verdadeira intenção esteja sendo camuflada com esta propaganda em favor do ladrão Lula, pois o seu retorno seria também a volta de as torneiras de dinheiro se abrirem para a mídia!

    Mutatis mutandis à brasileira, ou seja, sempre para o pior, jamais para se voltar a ter esperança na esperança, nessas alturas!

    Desta vez a imprensa errou, e feio!

    A mídia não quer um Brasil menos ruim, mas deseja e está trabalhando para um País pior do que já se encontra, se isso fosse possível!
    No entanto, se Lula for eleito ou Bolsonaro reeleito – culpa expressa da imprensa – esta Nação termina em definitivo, pois não restará pedra sobre pedra.

    Que serviço de merda a mídia está fazendo contra o povo e País, PQP!!!

    • Caro Bendl, bom dia!
      Quando fala de Lula e Bolsonaro
      “ambos atualmente são o que existe de pior”

      Tenho a discordar enfaticamente da afirmação.

      Lula é o oposto do Bolsonaro. É equilibrado contra o desequilibrado. O democrata contra o autoritário.

      No segundo turno, a escolha é fácil. No primeiro, será o voto útil – como já dizia este Leão da Montanha: a saída é pela esquerda.

      • Prezado Leão,

        Bom dia,

        Esqueceste de alguns defeitos de Lula:
        Se Lula é equilibrado, só se for quando está roubando o povo e o País;
        Se Lula é democrata, só se for para a sua gangue porque para o cidadão, ele condenou milhões á miséria e à pobreza!

        A saída pode ser até pela esquerda, mas não pela porta onde está Lula.

        Abraço.

  4. Lula lidera e venceria Bolsonaro no 2º turno por 55% a 32%, segundo o Instituto Datafolha

    Só os jumentos adoradores do luladrão acreditam nesta pesquisa.
    – Será que o luladrão andaria a pé por uma avenida sem os puxa sacos ao lado,
    – Será que o mesmo usaria o transporte aéreo, sem utilizar, a sala vip, como um simples mortal;
    – é mais fácil acreditar na existência da mula sem , cabeça do saci Pererê, da iara, do papai Noel e de uma noticia verdadeira deste jornal.
    – O choro faz parte do desmane.

  5. 1) Desconfio dessas pesquisas muito cedo, servem para influenciar parte do eleitorado que não estuda Política…

    2) Gostei do termo: “Estudar Política”…

    3) Lembro que em 1982, Brizola estava entre os últimos nas intenções de voto e na reta final ele foi eleito Governador do RJ.

    4) Torço por uma terceira via…

    • Naquela época, o “demonizado” Brizola, com base nos esconjuros públicos; ele tinha contra si: Forças Armadas, a mídia dominante, TSE e litisconsortes.

  6. O fato de Edson Fachin ter consagrado Lula, em um MÁRTIR pós-expiação carcerária, isso ajudará mormente o PT. Pois, a partir daí, o líder petista contará com a piedade coletiva de um povo que tem, nas suas mais profundas raízes, cultuar um mártir crucificado e chagado!

  7. Enquanto isso, o seu Barroso remaneja o “Pai das urnas eletrônicas” para estar mais pertinho de si. Estaria o iluminado tentando apagar os rastros das eleições passadas, já que estamos na iminência de ter o voto auditável aprovado e implementado no próximo ano?

  8. CLÁUDIO HUMBERTO PUBLICOU EM 13/5/2021:

    INACREDITÁVEL

    A pesquisa de ontem, indicando Lula à frente de Bolsonaro, não é confirmada por nenhum instituto sério, como o Paraná Pesquisas. Na véspera, a XP/Ipespe, de Antonio Lavareda, indicava o contrário.

    NEM O PT ACREDITA

    Para Lula somar 55% no 2º turno contra Bolsonaro, ele teria de ter dois em cada três votos em São Paulo e vários estados que sempre votaram contra ele, no auge e antes de ser preso. Nem o PT acredita nisso.

    • A mesma foice-do-serra que em todas as pesquisas dava como certa o famoso Vampiro Sanguessuga sentar na cadeira corrupta da Ilha da Fantasia….
      E ainda tem pessoas que acreditam na Foice Vermelha-Rosa….

  9. Fato 1: Datafolha foi criado para fraudar as pesquisas de opinião, beneficiando os quadrilheiros petistas;
    Fato 2: Segundo as pesquisas do Datafolha “qualquer um” derrotaria Bolsonaro na última eleição;
    Fato 3: Datafolha não tem a mínima credibilidade, é mais um instituto que se alimenta no cocho imundo da corruptocracia.

    • Fato 3: Datafolha não tem a mínima credibilidade, é mais um instituto que se alimenta no cocho imundo da corruptocracia.

      Bem na jugular.
      Fatal

      PS. Ainda bem que cancelei minha assinatura com a Foice-do-Serrote há mais de 20 anos.
      Já pensou no desperdício de dinheiro por um lixo tóxico desses.?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *