Presidente do PSB sinaliza que vai apoiar Lula e enfraquece a terceira via em 2022

Se depender de Carlos Siqueira, a terceira via já era…

Sérgio Roxo
O Globo

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, afirma que a definição do caminho que o partido seguirá na eleição de 2022 só ocorrerá no próximo ano. Ele acredita, porém, que o mais importante na disputa é derrotar o presidente Jair Bolsonaro. Nesta terça-feira, o partido filiou dois políticos próximos ao ex-presidente Lula: o deputado Marcelo Freixo (RJ) e o governador do Maranhão, Flávio Dino. Segundo Siqueira, nas conversas em que trataram do ingresso na legenda, ambos deixaram clara a simpatia pelo petista.

Quais caminhos possíveis para o PSB em 2022?
O único caminho possível que o PSB integrará será aquele da melhor liderança que conseguir ampliar uma frente política que derrote Bolsonaro. Se for Lula, será Lula, se for Ciro, será Ciro, se for outra pessoa, será outra pessoa. O nosso compromisso, antes de ser com pessoas, com personalidades, com partidos, é com a democracia brasileira. O que tiver melhores condições de derrotar Bolsonaro terá o nosso apoio.

Pelas pesquisas, quem tem melhores condições hoje é o Lula.
Não se pode antever eleição com tanta antecedência.

Com a reabilitação de Lula, o espaço para terceira via ficou mais estreito e a tendência é de um embate entre ele e Bolsonaro?
É muito cedo para chegar a essa conclusão. É óbvio que a candidatura do Lula é fortíssima, mas muitas coisas podem acontecer e podem mudar o rumo da sucessão. Eu diria que ter uma candidatura pelo meio e bom porque vai juntar a direita democrática. Não creio que tenha sucesso.

A chegada de Flávio Dino e do Marcelo Freixo indica que o PSB está mais próximo de se juntar ao Lula em 2022?
Ambos, como outras pessoas que já estavam no PSB, nunca esconderam a simpatia pela candidatura de Lula. O PT é um partido que nós nos coligamos em várias eleições, todas com o Lula. Mas o PSB não decidirá agora sobre a questão da sucessão presidencial.

O presidente do PDT, Carlos Lupi, disse que a entrada do Dino e do Freixo é uma artimanha do Lula para ganhar o PSB por dentro. Com o senhor vê isso?
O PSB sempre decidiu e sempre decidirá com a autonomia que lhe responde. Esse é um comentário que não corresponde à realidade. O Lupi tem o direto de comentar o que ele quiser, mas discordo dele.

Na eleição do ano passado, as alianças do PDT com o PSB foram vistas como um esboço para 2022. Há a possibilidade de apoiar Ciro Gomes?
Nunca tratei disso. As alianças eram estritamente relacionadas às eleições municipais, E não fomos com o PT porque o PT agiu de forma errada e rompeu as alianças que nós queríamos fazer. A candidatura de Ciro está posta. Acho que ele tem feito umas críticas (a Lula) que são muito ruins porque a figura a ser perseguida é a de Bolsonaro. O PDT tem todo direito de ter o seu candidato, o PT também, o PSB, se tiver… Mas temos que ter em mente a necessidade da mais ampla frente para derrotar uma ameaça muito grande à democracia brasileira.

Se firmar aliança com Lula, o PSB teria interesse de indicar o vice?
Não gostaria de opinar sobre isso. Não é a pretensão de um ou outro partido que deve prevalecer na eleição. Quem tiver condições de liderar a chapa presidencial, tem que ter a abertura para escolher um aliado que represente mais do que partidos, represente um setor significativo da sociedade. Ganhar a eleição de 2022 não será como ganhar a eleição de 2002. A conjuntura é profundamente diferente.

O senhor fez críticas duras a Lula no ano passado. Acha que ele reviu suas posições com os acenos que passou a fazer depois de recuperar os direitos políticos?
Eu critiquei fortemente a declaração dele, após sair da prisão, porque achei uma declaração estreita. Num momento tão difícil que o país estava vivendo, uma liderança do porte dele, irresponsavelmente, não poderia ter feito aquelas declarações. Felizmente, ele reviu essa posição e passou a adotar o mesmo discurso que nós fazemos, de frente. Elogiei quando ele fez o discurso correto, que reorientou o PT.

O senhor vê Bolsonaro enfraquecido ou ele pode ser um candidato competitivo?
Ele está sofrendo um processo de desgaste, muito em função da CPI. Não creio que seja fraco. Ele é um candidato competitivo e que, muito provavelmente, salvo algum acidente de percurso, chegará ao segundo turno disputando em termos reais a sucessão presidencial.

O senhor defendeu anteriormente a entrada de um outsider no partido. Isso ainda é possível?
O sistema político estão tão desgastado que nada deve nos surpreender, mas num quadro de hoje, ninguém está se apresentando com essa possibilidade. No mundo da política, a a gente não pode falar sobre coisas etéreas. Tem que falar sobre coisas reais. O que existe hoje é  a candidatura de Bolsonaro e a candidatura de Lula. Poderão surgir outras, mas nós temos que falar sobre o mundo real.

15 thoughts on “Presidente do PSB sinaliza que vai apoiar Lula e enfraquece a terceira via em 2022

  1. Verdade seja dita, Justiça seja feita. LULA NÃO É INOCENTE COISA NENHUMA, arguir a presunção de inocência a seu favor é forçação de barra, depois de tudo que vimos com os próprios olhos, e que se tornou público e notório, via “Mensalão” e “Petrolão”, mas, graças a Moro, que tb não tem nada de inocente no caso, no exercício do cargo de Juiz, que viu no seu réu, tipo celebridade política nacional, a grande chance da sua vida, inclusive política, e não hesitou em usá-lo a seu favor, e a favor até de uma possível exitosa carreira política que parou em Bolsonaro, que, por sua vez, tb não tem nada de inocente, a julgar pela sua “capivara” política. Todavia, não pode ser negado a ambos e a todos os envolvidos no caso os benefícios legais a que fazem jus, não obstante terem colocado os pés pelas mãos, ou na jaca, cada um na sua função, e diante das oportunidades que tiveram para mostrar quem eram e são, e a que vieram. E é por tudo isso e muito mais que lhes digo que Lula e Bolsonaro são dose pra Leão, porque o resto é puxadinho dos me$mo$. E QUE O DIGA a Dona Bebel Barbosa Loriaga Leão, abaixo de Deus, a dona do destino do Leão: “Falo com convicção apenas sobre o que eu de fato conheço, não tenho bandidos de estimação, e tenho certeza de que está na hora D o Brasil parar de se comportar como avestruz, especialmente a ditadura da mídia e a ditadura partidária,e dar vistas e ouvidos para o Político mais sensato, mais inovador e mais propositivo da sua história do Brasil, até aqui mantido no anonimato, mas que, na verdade, é o único Estadista que temos, que tem muita coisa boa e inovadora a nos mostrar e ensinar, como me mostrou e me ensinou durante 31 anos, que é o grande amor da minha vida, e que será, com certeza, o grande amor, o “mozão”, da vida do Brasil, aquele que de fato veio para mudar tudo para melhor, que gostaria que ficasse aqui do meu lado a vida inteira, mas que está cada vez mais difícil de segurá-lo porque Ele está sentindo que chegou a hora de se dedicar de corpo e alma, cabeça e coração, à sua Missão de transformação do nosso Brasilzão de Deus Nosso Senhor…”. https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2021/06/23/decisao-stf-moro-confirma-verdades-cristalinas-diz-defesa-lula.htm?fbclid=IwAR1pxOJfdcXhNJWoxzDmcMi69JOoecTEl-5MvTFfX1B5wH5y7-LYEfO9cNI

  2. Uma notícia com duplo sentido e tentativa de minar organização da terceira via! Ora, o PSB apoiou Haddad no segundo turno, em 2018.
    O PSB sempre esteve ao lado da esquerda!
    A terceira via será feita pela “cream!” da sociedade brasileira, ou seja, pelos brasileiros de VERDADE! São as pessoas que, no segundo turno, anularão o voto, caso tenham como opções Lula e Bolsonaro.
    Quem não aceita corrupção, estelionato eleitoral, negociatas executivo/legislativo e tudo mais que funciona pós ditadura, neste caso, não terá opção que não seja “anular o voto”.
    Quem eleger um dos dois, tem de assumir a responsabilidade pelo ato que praticou.
    Jamais votei nulo/branco, mas já arriscamos demais, erramos demais! Chega!

    • Pois entre votar no Bolsnaro ou no Andrade, preferi votar nulo, que acho uma opção válida, significa não ter responsabilidade por nenhuma dessas merdas que se apresentaram. Seria como, se dizia antigamente, escapar do fogo para cair na frigideira quente. Com certeza você deve estar arrependido de seu voto ou se sentindo responsável pelas besteiras que seu escolhido está fazendo.

      • A última besteira que fiz ao votar foi no ano de 1996, quando depositei o voto na dupla Celso Pitta-Baulo Babaluff , era o ‘menos ruim” , contra o Quadrilhão dos Irmãos Metralhas FHCorrupto e Luladrão.
        Não tinha escolha, e não tinha o que fazer, mesmo assim deu no que deu, a dupla Pitta-Babaluf se “lambuzou” na corrupção.
        Foi meu último voto., ainda mais que percebi que nada mudava, sempre os mesmos corruptos em todas as eleições.
        Sistema totalmente viciado e podre.
        Agora então vai ficar pior se os Irmãos Metralhas como querem a Mídia Corrupta e Nefasta voltarem com tudo nas eleições.
        Salve-se quem puder.

        Aos Comentaristas, bem vindo ao Grupo dos que não VOTAM nessas méridas…

        • Geraldo e Armando, todos detectamos pontos falhos no sistema eleitora e administrativo no Brasil. No entanto, só isto é pouco. Junto a muitos amigos, estamos buscando unir pessoas sérias e que tem com o que contribuir, num projeto que pode oferecer algo diferente. Comecei esta tarefa em 1989 e continuo nela.
          Não imagina a dificuldade de encontrar brasileiros(as) que se disponibilizam a juntar a nós! A maioria quer tudo pronto, em funcionamento, mas não sabe o que querem! Sintam-se convidados!
          Fazer as mesmas coisas da mesma maneira, sempre teremos os mesmos resultados.
          Abraço
          Fallavena

  3. Sr. Newton

    Por falar em Terceira-Via.
    Veja está Terceira-Via, que não sai das páginas policiais.
    Imagine se eles não fossem “os melhores melhores do Mundo”, o que seria de nós pobres mortais..

    Doria é condenado por nomear auxiliar com pendência na Justiça… –

    https://noticias.uol.com.br/colunas/rogerio-gentile/2021/06/24/doria-e-condenado-por-nomear-auxiliar-com-pendencia-na-justica.htm?cmpid=copiaecola

    As “terceiras-vias” que tanto falam, nada mais é do que os mesmos de sempre , aliás, na sua grande maioria atolados em escândalos e mais escândalos de corrupção….

  4. O partido comunista sempre esteve de lado dos comunopatas, tanto do lado da Quadrilha do Fhcorrupto como do lado da Quadrilha do Luladravaz.
    Nenhuma novidade.
    O único problema que já estou analisando é com relação ao roubos dos meus cofres públicos.
    Quando essas quadrilhas ligam os intestinos uns nos outros é “roubos atrás de roubos”……
    Salvem-se quem puder…

  5. Infelizmente,para todos nós brasileiros,que desejamos um país melhor,ainda não surgiu nenhum nome capaz de se rivalizar com Lula,para impedir a reeleição de Bolsonaro.
    Por enquanto Lula é o único candidato com potencial de votos para derrotar o atual presidente.

    • E pra quê um nome que rivalize com Lula?
      Em que exatamente ele é pior que o resto da nossa classe política corrupta, com as duvidosas exceções de praxe que na maioria das vezes acabam desmoralizadas, como aquele paladino da decência Demóstenes Torres, ou o Sérgio Cabral, aquele exemplo de austeridade que recusava usar o carro oficial da Assembléia Legislativa?

      Atualmente me vejo na obrigação de reconhecer que a grande maioria das críticas a Lula vem do fato dele provir das classes baixas, dele não é um esnobe de classe alta como FHC, que afundou o país em nome de uma “estabilidade econômica” que só durou até a reeleição que ele comprou. FHC foi tão ruim que desgraçou o tucanato pra sempre, já perderam cinco eleições presidenciais seguidas, e nada indica que possam vencer a próxima.

      Lula quase certamente vencerá a próxima eleição, e será a melhor possibilidade, preferível aos oportunistas de plantão e fantoches da mídia . Ao menos fez algo pelo povão e deu a ele senso de dignidade. Ao contrário do queridinho da mídia FHC.

      • O que o Lula fez pelo povo?

        Ele fez foi enriquecer as nossas custas

        Lula é um vagabundo pior do que o Fernando Henrique.

        Comprou, com o dinheiro que roubou do povo, O STF para descriminá-lo.

        • Como eu disse, FHC foi tão ruim que fez o PSDB perder cinco eleições presidenciais seguidas.

          A pobreza no Brasil diminuiu muito no governo Lula.

          https://oglobo.globo.com/politica/governo-lula-reduziu-pobreza-do-pais-em-506-mostra-estudo-2775537

          E de resto, dificilmente se encontrará neste país algum político que não se tenha enriquecido às nossas custas. Como já disse, as poucas exceções são mais que duvidosas. Não faz muito tempo que Demóstenes Torres e Sérgio Cabral eram exaltados como figuras exemplares, inclusive neste blog. Francamente, é mais sensato olhar pelo lado das realizações.

          E o PSDB e o resto de nossos políticos ditos sérios e respeitáveis tem tanto – muito mais, com toda certeza – interesse na impunidade que os petistas.

          Na muito pior das hipóteses, e o PT e a dita terceira via – que são aqueles que perdem pro PT desde 2002 e estão ansiosos para perder de novo – e uma escolha entre seis por meia dúzia. E, francamente, Lula tem muito mais apelo popular que os pedantes que cultuam a “estabilidade” econômica de FHC que desmoronou após a reeleição dele.

  6. Ontem dia 23/06/21
    Aqui nesta Tribuna, reproduziu texto do Alexandre Garcia- Gazeta do Povo.
    Mexe-mexe nos partidos de esquerda etc..

    Dei meu pitaco: Lula e sua velha manobra diversionista,e seu poder de persuasão.
    Com essa jogada esvazia aliança do PSB com o Ciro Gomes.

    Hoje a matéria do Sérgio Roxo,de o Globo, confirma nossa assertiva.

  7. O único nome que poderia se apresentar como a terceira via, o Dr Sérgio Moro, queimou a largada, enfiou o pé na jaca, escorregou e caiu. Uma pena.

    O Presidente Bolsonaro “domou” os melancias, as pf’s e as pm’s. Está levantando o povão para 2022. Por onde o homem passa, multidões acorrem em seu encontro. É um fenômeno nunca visto.

    Reeleito, em 2023 a limpeza será impiedosa: ratazanas políticas estrebuchando e o EsseTêEfe (supremo tribunal de facínoras) fechado para reforma. Vai ser bonito de se ver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *