Camilla Germano
Correio Braziliense
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a quebra de sigilo bancário da deputada Carla Zambelli e do hacker Walter Delgatti. Os dois são acusados de invadir computadores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em janeiro de 2023.
A invasão hacker, ocorrida em 4 de janeiro, teve como objetivo inserir no Banco Nacional de Mandados de Prisão do Conselho Nacional de Justiça um falso mandado de prisão para o ministro Alexandre de Moraes e, posteriormente, expedir 10 alvarás/ordens de soltura em favor de internos do sistema prisional brasileiro.
DADOS BANCÁRIOS – A decisão de quebra de sigilo de Moraes também atinge os assessores da deputada Renan Cesar Silva Goulart e Jean Hernani Guimarães, e também a empresa do hacker, a Delgatti Desenvolvimento de Sistemas. Além disso, o ministro pede que as “instituições financeiras envolvidas encaminhem os dados bancários via rede mundial de computadores”.
O ministro ordenou também a apreensão de celulares, tablets e computadores, bem como de armas, munições e quantias acima de R$ 10 mil eventualmente encontradas nos endereços e veículos ligados à parlamentar.
Na decisão, Moraes estabelece ainda o afastamento do sigilo bancário de “todos os bens, direitos e valores mantidos em instituições financeiras, no período de 01/06/2022 a 01/06/2023, pelas pessoas físicas e jurídicas relacionadas a seguir, diretamente ou por seus representantes legais, responsáveis ou procuradores, de forma individualizada ou em conjunto com outras pessoas”.
REGISTROS DE FREQUÊNCIAS – Moraes pede ainda os agentes da PF verifiquem “a existência de eventuais cômodos secretos ou salas reservadas em quaisquer dos endereços diligenciados”, assim como recolher registros de frequência aos endereços de Zambelli.
Na manhã desta quarta-feira (2/8), Zambelli e Delgatti foram alvos de mandados de prisão e busca e apreensão no processo que investiga a invasão.
Segundo informa a decisão, Delgatti prestou depoimento anterior à PF, em que admitiu ter feito a invasão nos computadores e do mandado falso de prisão de Moraes e os mandados de soltura dos presos. Contudo, o hacker afirmou que o ato foi feito a pedido de Zambelli, complicando a situação da deputada.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Como dizia Bebel Gilberto, quando era criancinha e a família morava no México, “acabou chorare”. Agora é papo reto. Segundo a apuração da Polícia Federal, Walter Delgatti Neto recebeu ao menos R$13,5 mil pelo serviço criminoso; ela nega que os pagamentos tenham relação com o crime. Com a quebra de sigilo, a Polícia Federal logo saberá se o hacker recebeu outros pagamentos dos assessores da deputada. Com essa informação, o mandato de Zambelli pode passar a ter o valor de uma moeda de três reais. (C.N.)
“Conheço um velho dito popularesco, que pra se pegar um bandido malvado e esperto é preciso de outro que saiba ser mais cruel, habilidoso e inteligente.”
PS. Copiado de uma comentário, em:
https://www.oevento.pt/2023/07/31/bf-sociedades-secretas/
Vai dar ruim. Estamos retrocedendo ao feudalismo em nome da conteporaneidade.
https://balaiocaotico.com/2020/09/12/nao-e-comigo/
Este esgarcamento do tecido democrático não tem futuro.
A privatização do Estado está demais.
https://balaiocaotico.com/2020/09/12/nao-e-comigo/
Esta bagaça não vai dar certo.
1) Antigamente havia um ditado popular:
2) “A mentira tem pernas curtas” (ou seja, não vai muito longe)…
3) Mais cedo ou mais tarde descobrem…
Mas quem o financiou quando era um criminoso do bem?
Não tenho nenhuma simpatia pelo bolsonarismo, mas este esgarcamento do tecido democrático é muito preocupante. Estamos vivendo uma privatização do Estado.
https://balaiocaotico.com/2020/09/12/nao-e-comigo/
Quem financiou o Bispo?
O da facada.
Vejam bem a que ponto chegamos. Como fica este caso?
https://horabrasilia.com.br/suposto-mandante-do-atentado-contra-marielle-franco-fez-campanha-para-dilma-diz-site/
Essa bagaça não vai dar certo.
A esquerda vai roendo pelas beiradas, querem mesmo é pegar Bolsonaro.
Simples, estão com razão, Bolsonaro é a pedra no caminho da esquerda.
Se entrevistarem um esquerdista tupiniquim sobre qual a maior desgraça do mundo ele não vai se lembrar do Holodomor, dos Gulags, das assepsias do Mao Tse Tung ou do Paredon do Fidel, El Raton, e do Kmer Vermelho. Ele só vai dar conta que Bolsonaro é a maior desgraça, é um misógino, genocida do Covid, fascista, desmatador amazônico, o não estuprador da Maria do Rosário, incendiário e exterminador das girafas do Marajó, e por fim ele e Bibi Netanyahu assassinaram o Mar Morto.
E o pior de tudo, o desgraçado está usando a grana do PIX para comer pastel de feira com caldo de cana, ele e a mulher!
Bolsonaro é o melhor cabo eleitoral que Lula já teve na vida. O negócio é manter a polarização viva até 2026 pois essa é a única forma do PT ter alguma vantagem nas eleições. Se Bolsonaro entrar (Lula estava preso e virou presidente), provavelmente vai perder novamente.
Por outra lado, existe mesmo esquerda e direita em um país onde ambos votam de mãos dadas com rosto colado? Esse negócio de direita X esquerda só existe em noticiário, em matéria de legalizar a corrupção, todos seguem um único alinhamento e votam juntos.
Tem gente que acredita piamente que o narcotraficante Lula foi eleito. Quanta inocência.