Comissão de Ética censura ministro de Bolsonaro, mas alivia ministro de Lula

Ricardo Salles e Juscelino Filho, ex-ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro e ministro das Comunicações de Lula, respectivamente. Foto: Dida Sampaio e Wilton Junior/ Estadão

Salles foi punido, mas Juscelino escapou. Por que? Há diferença?

Francisco Leali
Estadão

No intervalo de uma semana, a Comissão de Ética vinculada à Presidência da República viu e não viu violação na conduta de ministros que usaram recursos públicos para fins pessoais. Viu quando o alvo era um ex-ministro da gestão Bolsonaro. E não viu no caso de Juscelino Filho, atual ministro das Comunicações do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao que se sabe há uma diferença de quantitativa entre as duas situações. O ex-ministro do Meio Ambiente e atual deputado Ricardo Salles recebeu censura da Comissão por ter abusado de viagens em voos bancados com recursos públicos para São Paulo.

VIOLAÇÃO ÉTICA – Salles esteve no cargo por dois anos e meio. Nesse período, realizou mais de 130 viagens nacionais, sendo que 90 tinham São Paulo como destino. Boa parte das viagens para o reduto eleitoral que em 2022 o elegeu deputado federal não estava associada a compromissos oficiais. Assim, a Comissão da Presidência enxergou haver uma violação ética.

Juscelino Filho, aquele que aprecia cavalos, pegou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir à capital paulista. Nos quatro dias que passou em São Paulo, três foram para evento de interesse privado, todos ligados ao mundo equestre. Quando o caso veio a público, o ministro alegou que estava tudo regular, mas devolveu parte do valor das diárias.

Usar aviões da FAB ou recursos próprios como se fossem seus parece ser uma endemia entre ocupantes de primeiro escalão. Lá nos tempos do governo Fernando Henrique Cardoso, uma leva de ministros foi flagrada voando nos jatinhos da Aeronáutica para pegar praia em Fernando de Noronha.

MUDOU-SE A LEI – A legislação foi alterada para limitar o uso do transporte oficial, ainda que ministros criassem agendas em suas cidades às sextas para ter uma justificativa para esticar o fim de semana em casa e junto a seus eleitores.

Agora, o primeiro caso de ministro que pega jato da FAB para ir ver desfile de animais de quatro patas ganhou salvo-conduto da Comissão de Ética. Ainda que haja vídeos do ministro nos eventos e ainda que ele tenha devolvido parte das diárias, ficou tudo bem, tudo certo.

O fato de dois casos de ministros “viajadores” terem conclusão diferente faz lembrar a máxima que o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot gostava de repetir quando dava suas “flechadas” em políticos: ‘pau que dá em Chico, dá em Francisco”. Pelo jeito, nem sempre é assim.

8 thoughts on “Comissão de Ética censura ministro de Bolsonaro, mas alivia ministro de Lula

  1. Tá virando brincadeira.

    Quem pode nos salvar?

    Não tenho nenhuma simpatia com o bolsonarismo, mas cruzada contra seus adeptos já está passando dos limites.

  2. A diferença, é que um fez 130 viagens e o outro fez uma viagem e devolveu o dinheiro das diárias.
    Como não tem como atacar as medidas tomadas pelo governo Lula de interesse do Brasil e do povo, ficam se pegando em detalhes de menor importância.

  3. POR QUE A HUMANIDADE ADORA A BANDIDAGEM? Os sistemas judiciais protegem os corruptos e demais criminosos ‘’sem mandato’’, chegando a soltar um mesmo facínora dezenas de vezes, pelos mais variados crimes? Adoramos ver filmes policiais torcendo por anti-heróis, bandidos, mafiosos. Com a evolução dos meios de comunicação de massa os serial killer e canibais tornaram astros e estrelas midiáticos. Milhares de mulheres lhes escrevem propondo casamento. A Coreia do Norte adora três gerações de líderes genocidas, sanguinários, predadores. A Rússia adora o carniceiro e genocida sanguinário Putin. Os Estados Unidos se dividem em amores e fervores pelo cristianismo de Trump e pelo ceticismo de Biden. O Brasil também está dividido em paixões exacerbadas por mais de 30 organizações criminosas partidárias as quais se dividem em paixões extremadas por dois mafiosos (Lula e Bolsonaro), que consomem dezenas de trilhões de reais por ano, e ainda estão devendo 7 trilhões de reais. Ninguém sabe o que eles fazem com essas montanhas, e rios de dinheiro que fluem dia e noite sem parar!

  4. A grande mídia os adora, fala sobre eles o dia inteiro sem parar, como se fossem heróis cruzados e templários. Cerca de 2 bilhões de reais adoram o cristianismo descendente das igrejas mais sanguinárias da história da humanidade. O sistema educacional nos faz adorar os maiores assassinos da História. César, Alexandre, Napoleão, etc. Jeová, Moisés, David, Jesus, etc., das mitologias religiosas, responsáveis por centenas e centenas de milhões de extermínios, guerras e carnificinas são seres imaginários pelos quais as pessoas continuam odiando, se flagelando e matando por causa deles. As mulheres adoram viver um amor bandido até que se tornam vítima deles. Muitas mulheres trocam um homem bom, pacífico, amoroso e dedicado à família por um malandro bom de cama. O mesmo acontece com os homens que trocam ótimas esposas por vagabundas! Por que eles adoram o cristianismo? Por que pelo dízimo são perdoados! Podendo até mesmo realizar compra de tronos no paraíso à direita ou à esquerda de Cristo! Talvez por isso a humanidade descerebrada, estúpida, violenta, continue se perguntando, apesar das explicações da Ciência: ‘’quem somos?”, ‘’de onde viemos?’’, ‘’para onde vamos?’’, ‘’o inferno existe?’’

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *