Thomas Trautman
Veja
Ao longo dos últimos meses a possibilidade de Jair Bolsonaro ser preso sempre vinha acompanhada de uma ameaça: uma ação contra o ex-presidente poderia “incendiar o país”, na comparação que os presidentes do PL, Valdemar Costa Neto, e do PP, Ciro Nogueira, usaram em dezenas de conversas privadas.
Por essa chantagem pouco sutil, a intentona do 8 de janeiro seria uma amostra do que os bolsonaristas seriam capazes de fazer. A ameaça, agora, vai virar a principal arma para evitar a prisão.
HAVIA UMA CRENÇA – Até a sexta-feira, Brasília viveu sob a crença de que o ex-presidente Jair Bolsonaro seria impedido de disputar as próximas eleições, mas não seria preso.
Seria uma espécie de acordo informal pelo qual deputados, senadores e governadores eleitos justamente pela sua proximidade com o ex-presidente aceitariam virar a página e tocar vida sem ressuscitar o confronto com a Justiça que marcou o último mandato.
Essa certeza acabou diante da operação da Polícia Federal. É real a chance de o ex-presidente ser preso pelo contrabando e roubo de joias doadas por governos estrangeiros. Por muito menos, autoridades foram presas durante a Operação Lava Jato.
NOVA INTENTONA – A ameaça de uma turbulência civil como protesto por uma possível prisão de Bolsonaro vai ganhar as redes bolsonaristas nos próximos dias.
É fato que a incapacidade de o ex-presidente liderar a oposição fez com que milhões de seus eleitores decidissem seguir em frente, mantendo-se críticos ao governo Lula, mas buscando uma nova alternativa para as eleições de 2026. Isso é particularmente notável na pressão com que a elite empresarial e política embarcou para possibilidade de uma chapa Tarcísio/Zema.
O bolsonarismo raiz, no entanto, opera longe dessa racionalidade. Em junho, pesquisa Genial/Quaest mostrou que 82% dos eleitores de Bolsonaro achavam injusta a perda dos direitos políticos no julgamento do Tribunal Superior Eleitoral. A mesma sondagem mostrou que para 2 de cada 3 eleitores de Bolsonaro o apoio do ex-presidente era decisivo na escolha de um sucessor como candidato em 2026.
A GRANDE DÚVIDA – A força popular do ex-presidente é evidente. A dúvida é se esta influência pode se refletir em violência.
Em 2018 quando Lula da Silva foi preso e impedido de se candidatar, dezenas de líderes do PT previram protestos massivos nas ruas. Líder nas pesquisas daquela eleição, Lula parecia ter a capacidade de mobilizar seus apoiadores, mas isso não aconteceu.
O ex-presidente foi preso, manteve o poder eleitoral ao transferir parte substancial de seu apoio ao herdeiro Fernando Haddad, mas o “Lula livre” virou um grito apenas dos petistas. É incerto se uma prisão de Bolsonaro será aceita tão facilmente.
Se assim for, de antecipado sobreaviso geral, AGORA SIM E ENTÃO, sem necessidade de nova Falsa Bandeira, agirão CONTRA e não mais à favor da propositada e envolvedora emganação!
Se vier a ser preso, ninguém vai morrer.
Enganação…..
Conversa fiada…
Nada terrorismo.
Preso Bolsonaro, será o verdadeiro MITO.
O Nine foi preso e nada aconteceu.
O imbecil vai ser preso e nada acontecerá.
Essa bandalheira em Brasília não vai acontecer, nem na capital e em nenhum outro estado.
Tem milhares de otários que já caíram na real.
Além do mais, sabem que podem ir pra jaula e estragar suas vidas pra sempre. Já estão escaldados.
Hoje, o demônio não vale um tostão furado!
JAULA JÁ!
Cadê os roubots? Cadê os defensores do Geno?
Cadê o puliça?
Pelo visto não tem como defender o seu presidiário, ops, presidente.
O escândalo é tão gigantesco que até a jovem panos teve que abordar o assunto.
Não tinham mais como esconder. rsrs
Morro de rir, que essa quadrilha fantástica queria se perpetuar no poder.
Nos livramos de um louco com viés ditador miliciano e uma falsa crente que nos momentos que precisou, virou fundamentalista.
É tudo tão vergonhoso, que tenho até vergonha de escrever sobre estes milicianos.
A casa caiu e vai piorar!
Feliz dia dos pais pra todos os amigos da TI e em especial pro Sr. Carlos Newton, que mantém a nossa terapia em dia.
Sim, a tribuna é uma excelente terapia.
José Luis
Olha a jovem panos, abordando o assunto.
rsrs…
Em tempo, a Dora Kramer não deixou barato.
https://youtu.be/l6u-QupqvwI
O PCO é o meu partido de esquerda preferido. Na mosca!
PCO ironiza decisão de Moraes de soltar presos do 8 de Janeiro Partido diz que ministro “ou é um irresponsável, que colocou na rua mais de 2 mil terroristas e estamos a mercê de um exército maior que o Grupo Wagner, ou então toda a ideia dos terroristas é uma farsa”…
https://www.poder360.com.br/partidos-politicos/pco-ironiza-decisao-de-moraes-de-soltar-presos-do-8-de-janeiro/
lembre , se que se o ex-presidente jair bolsonaro , for preso agora , não resultará em nada para seus comparsas , pois só apoiaram bolsonaro por dinheiro e não por ideologia , e que com toda certeza já foram descobertos , e não quererão perder seus quinhões (dinheiros) conquistados nesses quatro anos do governo jair bolsonaro .