AGU vai contra Marina e quer liberar busca de petróleo na foz do Amazonas

Ministro Jorge Messias, da AGU, dá entrada em hospital após sentir desconforto

Jorge Messias, da AGU, viu que Marina quer sentar em cima

Paulo Roberto Netto
Do UOL, em Brasília

A AGU (Advocacia-Geral da União) concluiu parecer que abre caminho para a exploração de petróleo na foz do Amazonas e amplia a pressão sobre a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede). A conclusão da AGU era aguardada pelo Ministério de Minas e Energia e pela Petrobras, que buscam a liberação para explorar petróleo na região da foz do Amazonas em meio a uma disputa interna no governo com Marina.

O parecer da pasta rebate um dos argumentos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para barrar a iniciativa.

ATRASARIA ANOS – Para a AGU, a chamada Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS) não é indispensável e não poderia travar a realização de empreendimentos de produção de petróleo e gás natural. O documento, que pode levar anos a ser concluído, era um dos principais argumentos do Ibama contra o empreendimento.

Além do parecer, a AGU encaminhou o caso à Câmara de Mediação e de Conciliação para “buscar a resolução consensual” entre o Ministério de Minas e Energia e o Ibama em relação a demais divergências entre os dois órgãos.

Isso porque, apesar do parecer da AGU, o Ibama ainda detém a última palavra sobre o assunto e ainda pode barrar a iniciativa da Petrobras. Se isso ocorrer, a estatal poderia, no limite, judicializar a disputa — cenário que a Advocacia da União quer evitar.

PRESSÃO SOBRE MARINA – A queda de braço teve início após o Ibama negar um pedido de licença da Petrobras para explorar petróleo na Foz do Amazonas em maio. O local seria a 500 km da foz do rio Amazonas.

A negativa abriu uma disputa interna no governo. De um lado, a ministra Marina defendeu a postura do Ibama e, do outro, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, pressionava pela liberação do projeto.

No último dia 5, Marina afirmou que o Ibama avaliaria a proposta da Petrobras com “toda a isenção”. “Num governo republicano, os técnicos têm a liberdade de dar o parecer. E as autoridades, que devem fazer política pública com base em evidência, devem olhar para aquilo que os técnicos estão dizendo”, disse, acrescentando:

2 MIL LICENÇAS – “O Ibama não dificulta, nem facilita. Tem parecer técnico que deve ser observado. Demos mais de 2 mil licenças para a Petrobras ao longo dos tempos. Se as licenças dadas não foram ideológicas, as licenças negadas também não são ideológicas.”

Já Alexandre Silveira disse no dia 9 que continuaria a defender o empreendimento. “Essa discussão está em debate no governo, mas confio plenamente que venceremos esse debate, e a pesquisa acontecerá nesse bloco e nos demais”, disse o ministro à Rádio BandNews FM.

No centro, o presidente Lula já disse no início do mês que a decisão do Ibama não era definitiva. “O estudo do Ibama disse que não era possível (a exploração na região), mas não é definitivo porque eles apontam falhas técnicas que a Petrobras pode corrigir”, afirmou o petista, em entrevista a rádios da Amazônia.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Excelente matéria, enviada por Armando Gama, sempre atento ao lance. Mostra que Lula, o Ministério de Minas e Energia, a Petrobras e a AGU não pretendem se curvar às ordens ecoólatras da fadinha da floresta, como diz o próprio Gama. (C.N.)

10 thoughts on “AGU vai contra Marina e quer liberar busca de petróleo na foz do Amazonas

  1. Sr. Newton

    Grande dia de Quarta, Sol já está batendo nas canelas….

    Vamos aguardar a reação da Fadinha da Floresta.

    Vai ser emocionante….

    Abraço.
    AGM

  2. Jorge Messias, da AGU, viu que Marina quer sentar em cima

    Dizem os jornazistas amestrados chapa-branca-petralha que o Novo Messias entra na briga para ser o novo integrante no Soviet Tucanal Federal na vaga de Rosa Weber….

  3. Como não bastasse Lira na câmara dos deputados, Roberto Campos no Bacen para travar o desenvolvimento do país e agora Marina Silva no Meio Ambiente para prejudicar o país, principalmente as duas regiões mais pobres no norte e nordeste.
    Marina Silva pode entender de floresta, mas não tem noção do que é uma nação e as necessidades do povo, está deslumbrada com os elogios dos países potências que não tem nenhum interesse no desenvolvimento do Brasil.

    Alguns Km acima do Brasil, está lá Guiana e o Suriname nadando de braçada na exploração do Petróleo.

  4. O ladrão & narcotraficnate Lula da Silva já negociou a soberania brasileira com os magnatas do WEF / ESG. Propõe abertamente escantear o parlamento brasileiro, para cumprir os objetivos da agenda 2030. O vagabundo já vendeu até o oxigênio que os amazônidas respiram para os fundos internacionais que financiam as ONGs petralhas.

    As bestas quadradas do curral lulista zurram de prazer … estão prontas para se alimentar de baratas, moscas e vermes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *