Paulo Roberto Netto
Do UOL, em Brasília
A AGU (Advocacia-Geral da União) concluiu parecer que abre caminho para a exploração de petróleo na foz do Amazonas e amplia a pressão sobre a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede). A conclusão da AGU era aguardada pelo Ministério de Minas e Energia e pela Petrobras, que buscam a liberação para explorar petróleo na região da foz do Amazonas em meio a uma disputa interna no governo com Marina.
O parecer da pasta rebate um dos argumentos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para barrar a iniciativa.
ATRASARIA ANOS – Para a AGU, a chamada Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS) não é indispensável e não poderia travar a realização de empreendimentos de produção de petróleo e gás natural. O documento, que pode levar anos a ser concluído, era um dos principais argumentos do Ibama contra o empreendimento.
Além do parecer, a AGU encaminhou o caso à Câmara de Mediação e de Conciliação para “buscar a resolução consensual” entre o Ministério de Minas e Energia e o Ibama em relação a demais divergências entre os dois órgãos.
Isso porque, apesar do parecer da AGU, o Ibama ainda detém a última palavra sobre o assunto e ainda pode barrar a iniciativa da Petrobras. Se isso ocorrer, a estatal poderia, no limite, judicializar a disputa — cenário que a Advocacia da União quer evitar.
PRESSÃO SOBRE MARINA – A queda de braço teve início após o Ibama negar um pedido de licença da Petrobras para explorar petróleo na Foz do Amazonas em maio. O local seria a 500 km da foz do rio Amazonas.
A negativa abriu uma disputa interna no governo. De um lado, a ministra Marina defendeu a postura do Ibama e, do outro, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, pressionava pela liberação do projeto.
No último dia 5, Marina afirmou que o Ibama avaliaria a proposta da Petrobras com “toda a isenção”. “Num governo republicano, os técnicos têm a liberdade de dar o parecer. E as autoridades, que devem fazer política pública com base em evidência, devem olhar para aquilo que os técnicos estão dizendo”, disse, acrescentando:
2 MIL LICENÇAS – “O Ibama não dificulta, nem facilita. Tem parecer técnico que deve ser observado. Demos mais de 2 mil licenças para a Petrobras ao longo dos tempos. Se as licenças dadas não foram ideológicas, as licenças negadas também não são ideológicas.”
Já Alexandre Silveira disse no dia 9 que continuaria a defender o empreendimento. “Essa discussão está em debate no governo, mas confio plenamente que venceremos esse debate, e a pesquisa acontecerá nesse bloco e nos demais”, disse o ministro à Rádio BandNews FM.
No centro, o presidente Lula já disse no início do mês que a decisão do Ibama não era definitiva. “O estudo do Ibama disse que não era possível (a exploração na região), mas não é definitivo porque eles apontam falhas técnicas que a Petrobras pode corrigir”, afirmou o petista, em entrevista a rádios da Amazônia.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Excelente matéria, enviada por Armando Gama, sempre atento ao lance. Mostra que Lula, o Ministério de Minas e Energia, a Petrobras e a AGU não pretendem se curvar às ordens ecoólatras da fadinha da floresta, como diz o próprio Gama. (C.N.)
Sr. Newton
Grande dia de Quarta, Sol já está batendo nas canelas….
Vamos aguardar a reação da Fadinha da Floresta.
Vai ser emocionante….
Abraço.
AGM
Sr. Newton
Mais uma “democracia” foi salva…
Ministro de Lula destina R$ 47 milhões a cidade onde padrinho tem fazendas
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/08/23/ministro-de-lula-destina-r-472-milhoes-a-cidade-onde-padrinho-tem-fazenda.htm
Jorge Messias, da AGU, viu que Marina quer sentar em cima
Dizem os jornazistas amestrados chapa-branca-petralha que o Novo Messias entra na briga para ser o novo integrante no Soviet Tucanal Federal na vaga de Rosa Weber….
Mostra também que a AGU continua a mesma. Atender o Planalto é o principal objetivo. Às favas todos os escrúpulos de consciência.
A democracia do Presidiário Luladrão Stalinácio da Silva que está sã e salva.
Lula tem encontros secretos com Lira e ignora série de promessas por transparência
Presidente chegou a dizer anteriormente que considerava ‘grave’ negociação sigilosa com líderes políticos
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2023/08/lula-tem-encontros-secretos-com-lira-e-ignora-serie-de-promessas-por-transparencia.shtml
“Lula Vai Fazer a Revolução (comunista) no Brasil”, Leonardo Boff
E a democracia.??
eh!eh!eh
Como não bastasse Lira na câmara dos deputados, Roberto Campos no Bacen para travar o desenvolvimento do país e agora Marina Silva no Meio Ambiente para prejudicar o país, principalmente as duas regiões mais pobres no norte e nordeste.
Marina Silva pode entender de floresta, mas não tem noção do que é uma nação e as necessidades do povo, está deslumbrada com os elogios dos países potências que não tem nenhum interesse no desenvolvimento do Brasil.
Alguns Km acima do Brasil, está lá Guiana e o Suriname nadando de braçada na exploração do Petróleo.
“500 km da foz do Amazonas” é um bocado longe. Seria a foz do Amazonas?
Por falar em petróleo, parece que a obrigatoriedade dos petrodólares está caindo lentamente.
https://www.epochtimes.com.br/o-yuan-substituira-o-dolar-opiniao_187668.html
https://www.epochtimes.com.br/india-expande-impulso-de-desdolarizacao-fechando-comercio-com-emirados-arabes-unidos-em-rupias_188571.html
O ladrão & narcotraficnate Lula da Silva já negociou a soberania brasileira com os magnatas do WEF / ESG. Propõe abertamente escantear o parlamento brasileiro, para cumprir os objetivos da agenda 2030. O vagabundo já vendeu até o oxigênio que os amazônidas respiram para os fundos internacionais que financiam as ONGs petralhas.
As bestas quadradas do curral lulista zurram de prazer … estão prontas para se alimentar de baratas, moscas e vermes.