Elio Gaspari
O Globo/Folha
Ricardo Lewandowski assumirá um Ministério da Justiça transformado em algo parecido com a mal falada Codevasf. Pela primeira vez na história dessa pasta ocupada por Diogo Feijó (1831-1832), por Bernardo Pereira de Vasconcelos (1837-1839) e Tancredo Neves (1953-1954) discutiu-se o preenchimento de cargos no seu segundo escalão a partir de critérios partidários ou regionais.
O PT quer cadeiras ocupadas pelo PSB e seria desmontada a “República do Maranhão” criada por Flávio Dino. Nenhum dos prováveis degolados foi classificado como incompetente e nenhum dos prováveis sucessores é louvado pela competência em questões de segurança pública. Trata-se apenas de discutir a filiação partidária ou a origem regional. Pior: prevalece nas aspirações a massagem dos egos de candidatos interessados em melhorar seus contatos e polir seus currículos.
PROMESSA ESQUECIDA – Na campanha eleitoral, quando o tema da segurança pública teve a importância que merecia, Lula prometeu dividir o ministério. Na cadeira, atendeu às ponderações de Flávio Dino e Lewandowski, desistindo da ideia.
Enquanto isso, o Brasil vive numa tempestade perfeita. O crime organizado cresceu e tem 53 quadrilhas. Na outra ponta, aumentou a letalidade policial sobre os pobres, inclusive em áreas governadas pelo PT.
Como o Ministério da Justiça tem a maior quantidade de advogados por metro quadrado, o problema da segurança pública é enfrentado com planos e regras que servem para nada. A passagem de Flávio Dino pela pasta confirmou essa anomalia.
FALSA PRIORIDADE – Lewandowski anunciou que o combate ao crime organizado será a prioridade de sua gestão. O que ele fará com essa prioridade, só Oxalá sabe. É de justiça reconhecer que o comando da Polícia Federal ficou fora do loteamento. Seu atual diretor, Andrei Rodrigues, deverá continuar no cargo.
Lewandowski quer preencher os cargos com pessoas da sua confiança. É uma ideia que conforta o ministro, mas tem pouca serventia. Confiança é uma coisa, competência é outra.
A segurança pública dos Estados Unidos deveu a J. Edgar Hoover a criação do Federal Bureau of Investigation. Ele ficou no cargo de 1935 até sua morte, em 1972. Sujeito detestável, passou por seis presidentes. Pelo menos três não confiavam nele. Robert Kennedy, seu superior hierárquico, achava que era maluco. Lyndon Johnson manteve-o no cargo com uma explicação simples: “É melhor tê-lo urinando para fora do que tê-lo urinando para dentro”.
PUXA-SACO – Implacável com inimigos e bandidos, Hoover era um competente puxa-saco. Vizinho de Johnson por cerca de 20 anos, deu-lhe de presente um cachorrinho e, quando o bicho morreu, mandou-lhe outro.
Hoover trabalhou em duas direções. Organizou uma polícia federal técnica, disciplinada e praticamente incorruptível. Além disso, federalizou crimes que eram tolerados nas jurisdições estaduais. Policiais e juízes corruptos temiam seus agentes.
No Brasil, é tudo diferente. Vários especialistas em segurança pública queixam-se porque os diversos bancos de dados não se comunicam. Antes de comprar novos equipamentos, seria boa ideia chamar quem comprou as traquitanas atuais. O fornecedor sabia que seu sistema não falaria com o outro. Foi proposital.
https://www.facebook.com/reel/1364001661178630?s=yWDuG2&fs=e&mibextid=Nif5oz
A única segurança que esses caras se preocupam é com a deles. O resto que se exploda.
O comentarista Josias de Souza,do UOL e tele jornal Tv Gazeta-SP, concorda comigo.
Pois escrevi em falando de eleições Donald Trump, Bolsonaro,etc .
“Afirmei que a dona Martha não soma,pois está na mesma faixa deo eleitorado do Boulos PSOL-SP.”
Fui mais longe,se eleito e fizer um bom governo,Boulos, se credência pra corrida Presidencial de 2026.
O BARBA , não gostaria de contracenar com o Boulos.
HA!.HA!HA!HA!HA!HA
Esses comunopatas doentes procto-cerebrais são demais….
Josias: Boulos ganharia mais se fizesse chapa com alguém mais conservador
Para quem o jornazista-doente está torcendo…??
:0]
“Enquanto isso, o Brasil vive numa tempestade perfeita. O crime organizado cresceu e tem 53 quadrilhas. Na outra ponta, aumentou a letalidade policial sobre os pobres, inclusive em áreas governadas pelo PT.””
O Articulista-Tucano-Franco-Suiço esquecer de dizer que a Grande Organização que não pode citar as Três Letrinhas colocou os ovos da serpentes nos (des)governos corruptos de seus ídolos..
Sr. Newton
Está a verdadeira “Segurança” do LevandoWisky e do DinoSSauro Três Dígitos..
Lutador de MMA morre após ir a morro tentar recuperar moto roubada no Rio
Diego Braga Alves subiu no Morro do Banco, na comunidade da Muzema; região é disputada entre traficantes e milicianos
https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/lutador-de-mma-morre-apos-ir-a-morro-tentar-recuperar-moto-roubada-no-rio,fafd98f689fa243459711204f157006e0vjktdjs.html?utm_source=clipboard
PS.
E o Plano de Segurança do Dino.?
Cadê as Carretas com Livros para trocarem com as armas dos NarcoPetralhas…?
Sr. Newton
Será que o LevandoWisky e o Super-Herói da Moçada, Tone Montanha vão enfrentar o crime mesmo..??
De amparo social a pena de morte: como lei do crime do PCC ganhou voz…
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/01/16/estatuto-do-pcc-completa-30-anos-com-tres-versoes-da-lei-do-crime.htm?cmpid=copiaecola
O país já está dominado pelas facções criminosas mais perigosas do planeta. PT STF e TSE.
Adendos, em: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0Cj86WteajofLLNukna7tKg84bniXh274gF7PNjBojtSHpcx856PcFnT4msaRpT1gl&id=100003835893488&mibextid=Nif5oz
O que esperar de um Ministro de Justiça e Segurança que quando atuou no Supremo soltou bandidos a perder de vista?!?!?