Deu no Estadão
O governo do presidente Lula da Silva está tentando burlar tratados de Estado para bajular Vladimir Putin. O tirano russo é alvo de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes de guerra na Ucrânia, entre eles a deportação forçada de crianças.
O Brasil é membro do Tribunal, e se Putin puser os pés em solo nacional, tem de ser imediatamente detido. O País é signatário do documento fundador do TPI, o Estatuto de Roma, que, portanto, está incorporado à Constituição.
PEQUENO DETALHE – Mas para Lula esse é só um detalhe inconveniente. Ele já disse que “o conceito de democracia é relativo”, donde se conclui que sua base de sustentação, o Estado de Direito, também deve ser.
O cortejo a Putin não é de hoje. No ano passado, Lula afirmou que, “se eu for presidente do Brasil, e se ele vier ao Brasil, não tem como ele ser preso”. Advertido por algum assessor de que ele não tinha essa discricionariedade, refugou e reconheceu que a decisão caberia à Justiça.
Mas aproveitou para tripudiar do TPI: “Eu nem sabia da existência desse tribunal”, acrescentando que iria rever a participação do Brasil. Sem a carta da ignorância na manga, restou a da má-fé. Em um documento enviado à ONU coalhado de casuísmos, o governo tenta emplacar a tese da imunidade para chefes de Estado.
ONU INOPERANTE – Lula adora se queixar da inoperância da ONU para impor a “paz”, mas quando um órgão com jurisdição ratificada pelo Brasil faz a sua parte, sua reação é acusá-lo de tendências ao exercício “abusivo, arbitrário e politicamente motivado” da jurisdição penal contra representantes de Estado, e propor como remédio a imunidade – quer dizer, a impunidade.
Não é a primeira tramoia para salvaguardar criminosos companheiros. Em 2010, valendo-se de uma decisão esdrúxula do Supremo Tribunal Federal que lavou as mãos ante sua obrigação de extraditar o terrorista Cesare Battisti, condenado pela Justiça italiana por quatro assassinatos, Lula declarou que Battisti era “perseguido político” e lhe conferiu refúgio.
O que rebaixa ainda mais a política externa brasileira nesse tour de force para forjar um salvo-conduto para Putin é que provavelmente o ditador russo nem sequer o usaria. Desde a invasão da Ucrânia, Putin está enfurnado em Moscou.
PUTIN SUMIDO – Com exceção de seus suseranos na China e um punhado de ditaduras amigas, Putin não fez mais visitas internacionais. Ele faltou às cúpulas do G-20 na Indonésia e na Índia e foi gentilmente desconvidado a ir à cúpula dos Brics na África do Sul, precisamente porque o país também é membro do TPI.
Se é difícil compreender qual seria o ganho para o Brasil nesse garantismo ad hoc, é porque não há nenhum. É só mais uma manobra da cruzada de Lula contra o “Ocidente”, o “Norte”, o “Grande Capital” ou seja lá como ele chame os “opressores” do “Sul Global”.
É só essa doutrina de grêmio estudantil que explica, por exemplo, as contemporizações das atrocidades cometidas por ditaduras esquerdistas na América Latina, ou o endosso ao projeto chinês de transformar o Brics num clube de autocracias antiocidentais, ou o papel que Lula vem protagonizando de uma espécie de porta-voz do Hamas.
ELEIÇÃO FAJUTA – O PT chancelou e comemorou a eleição fajuta de Putin. Pouco antes, celebrara um acordo de cooperação com o Partido Comunista chinês e, pouco depois, com o Partido Comunista de Cuba. Pouco importa que Putin seja um ídolo da direita reacionária global, basta que atue como um porrete contra o “imperialismo estadunidense”. Foi o que Lula disse com todas as letras ao canal russo RT, em 2019: “Uma coisa que me deixa orgulhoso é o papel desempenhado por Putin na história mundial, o que significa que o mundo não pode ser tomado como refém pela política dos EUA”.
Para satisfazer o orgulho de Lula, o Itamaraty se tornou refém da política petista ativista e subserviente a potentados autoritários, que nem todo palavrório sobre uma diplomacia “ativa e altiva” consegue disfarçar.
Mas sabujice tem limites. Até onde se sabe, ainda há juízes no Brasil. Se Lula insistir em estender o tapete vermelho a mais um déspota criminoso, cabe a eles conduzi-lo à sua cela.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Importante editorial do Estadão, enviado por Mário Assis Causanilhas. Só faltou um detalhe: Lula da Silva tinha obrigação de saber da existência do Tribunal Penal Internacional, porque recorreu a ele quando se dizia “perseguido político” pela Lava Jato. Ao desconhecer a existência do Tribunal, Lula deixou claro por que desconhece tanta coisa. É ignorância, mesmo. (C.N.)
T.I – Recordar é viver..
“Pacto de sangue” com o Emilião…
Palocci fala a Moro e incrimina Lula
https://www.youtube.com/watch?v=zZd6DxeWguI
Putin virá ao Brasil? Não sabia. E essa “notícia” é recente ou requentada?
Sobre a reeleição de Putin, gostaria de saber se o seu governo é apoiado ou não pelo povo russo. Parece que li em algum lugar que a sua aprovação é grande no seu país.
Sr. Newton
O Filho do Putin não virá ao Brasil.
Mas o Filho do Ladrão está um pouco “encrencado” com essa história de agredir a ex-esposa.
Aproveitando, já podemos “xingar” o filho do Cachaceiro de misógino e o Pai Ladrão de genocida.??
Ex-nora de Lula: ‘Soube da traição quando o marido da amante dele me ligou’…
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2024/04/05/ex-nora-de-lula-soube-da-traicao-quando-o-marido-da-amante-dele-me-ligou.htm?cmpid=copiaecola
Bandido gosta de bandido
Lula, sentado no colo do famigerado centrão, não é mais aquele…, se é que um dia foi, mas, em compensação, o Estadão, o Folhão, o Vejão, o Globão e CIA, ao que parece, com as invenções dos seus Zelenskys da vida e da morte, a serviço dos interesses de Tio Sam, continuam os me$mo$, ao que parece, tb não evoluem e nem se libertam da velha condição de prisioneiros da velha guerra fria, requentada pela Ucrânia, capachos de “Tio Sam”, sabujos do imperialismo norte-americano, serviçais da plutocracia putrefata com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia, fantasiada de democracia apenas para ludibriar a tola freguesia, inimigos figadais da autocracia russa e chinesa, que postas sob a luz do sol fica muito difícil distinguir qual delas é o pior sistema para a humanidade, restando perguntar aos seus povos, direta e respectivamente, se estão satisfeitos com os governos, porque é burrice fazer tais perguntas aos pupilos dos bandidos de estimação adversários. E o quê de novo de verdade surgiu na seara política mundial diferente disso tudo que aí está há décadas, séculos e milênios em condições de fazer o contraponto ideal contra o continuísmo da mesmice dos me$mo$ senão apenas a Revolução Pacífica do Leão, com o megaprojeto novo e alternativo de política e de nação, a partir do Brasil, a nova via política extraordinária, o novo caminho para o possível Brasil e o novo mundo necessários, com a democracia direta e a meritocracia, a nova política de verdade, com Deus na Causa, porque evoluir é preciso, porque o socialmente desejável está condicionado ao economicamente possível, porque é Ela o grande mar limpo em condições de abrigar e dar vazão a todos os rios, inclusive os corrompidos, para que sejam todos despoluídos e voltem a servir à finalidade precípua de todos eles, tal seja servir ao sucesso pleno do bem comum da Humanidade e do Planeta.
Estamos aguardando três artigos dos nossos ‘colaboradores” Imortal, Dona Eliana , Seu Joel sobre os 12,3 milhões de crianças mortas na Faixa de Gaza……
PS.
Será que o Ladrão vai entrar no Inquerito das Fake News..??
Alô, Lex Luthor….Cadê Você…?
Esse Tribunal Penal Internacional (TPI) , deveria se dissolver , pelo fato de que seus membros são parciais e seletivos , uma vez que muitos antes da guerra Rússia & Ucrânia , os USA , OTAN invadiram e destruíram inúmeros países mundo afora , mantando , estuprando , mutilando e escravizando seus respectivos povos , entretanto os lideres dos países invasores , nada sofreram por parte do TPI , com o agravante de que Israel é um país invasor , opressor e escravocrata que mantém o povo Palestino sob o seu julgo a mais de 50 anos , além de manter mais de três mil Palestinos presos , muito antes dos eventos de 07/10/2023 , até hoje sob as mais diferentes desculpas impunemente , porém os membros do tal TPI , nem sequer denunciam esses crimes ao mundo , sem contar com atual ” HOLOCAUSTO E EXTERMINIO ” do povo Palestino , promovido por Israel , sob as desculpas por seu direito de se defender de um evento que as próprias autoridades de segurança e governo Israelenses contribuíram para sua realização e efetivação .
Esse indivíduo (Lula) é uma vergonha para o Brasil. Um egocêntrico com ideia fixa de ser um grande político global. Coitado, está longe de algo assim.
Um estadista não se faz, ele já nasce sendo um.
A significância política de Lula para o mundo é a mesma de um ratinho ladrão na queijaria de dona Maria numa esquina de rua sem calçamento e com esgoto à céu aberto no subúrbio de Caicó RN.
Concurso de estupidez em matéria de politica externa! É dificil saber quem é mais estúpido o Lulla quando diz baboseiras sobre Israel, Russia e outros paises ou o bolsonarismo quando sabujo de Trump e hostil à China nosso principal parceiro comercial.
QUANDO NOS LIVRAREMOS DISSO?