Se depender da Petrobras e Odebrecht, Guido Mantega vai ficar sem emprego

GUIDO MANTEGA

Mantega fez novo implante de cabelos, mas ainda é o mesmo…

Hugo Marques
Veja

Durante a transição de governo, no final de 2022, o presidente Lula convidou o ex-ministro Guido Mantega para compor o grupo responsável por traçar as metas de planejamento, orçamento e gestão, mas acabou tendo de afastar o amigo em função de uma condenação imposta pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O ex-ministro, que conduziu a economia do país entre março de 2006 e janeiro de 2015, foi então dar aulas virtuais na Fundação Perseu Abramo, que pertence ao Partido dos Trabalhadores. Enquanto isso, muitos petistas que no passado caíram em desgraça por corrupção e outros malfeitos foram resgatados do ocaso por Lula e pelo PT no primeiro ano do governo — menos Mantega.

As investidas para encontrar um novo emprego para o ex-ministro têm sido até agora infrutíferas. A primeira tentativa de arrumar um bom lugar para o ex-ministro foi na mineradora Vale. A simples menção a essa ideia fez as ações da empresa despencarem na bolsa.

A última incursão foi na mineradora Braskem, que vai trocar membros de seu conselho de administração em breve. Se depender dos controladores da Braskem, no entanto, Guido vai  continuar desempregado. A Petrobras, uma das donas da Braskem, já apresentou ao grupo de acionistas quatro novos nomes para o conselho da mineradora e Guido Mantega não está entre eles.

Já a Novonor, antiga Odebrecht, que tem a maior fatia da Braskem, tampouco foi consultada pelo Palácio do Planalto para encaixar o ex-ministro em uma das vagas, segundo executivos ouvidos por Veja. Se for, afirma que vai desconversar.

A Braskem tem um total de 11 conselheiros e dez deles deverão ser trocados nas próximas semanas. A preocupação dos controladores da Braskem não é só com relação à indicação de políticos para o conselho de uma empresa de mineração que busca uma uma administração técnica, mas com eventuais efeitos que uma medida como essa pode ter no valor das ações da companhia. Em 2021, a empresa teve lucro líquido de 14,1 bilhões.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
Sempre se disse que o problema do PT é que não tem bons quadros para nomear nas funções mais importantes. Isso não é verdade. A dificuldade é que os petistas que são considerados os melhores quadros estão (ou estiveram) envolvidos em investigações judiciais, por desvio de verbas públicas, lavagem de dinheiro e tudo o mais. São figuras mais do que conhecidas, com carimbos nas folhas corridas. (C.N.)

5 thoughts on “Se depender da Petrobras e Odebrecht, Guido Mantega vai ficar sem emprego

  1. Já Palloci transformado tem emprego garantido e deveria ser aproveitado pelo Governo Lula, para demonstrar lisura administrativa.

  2. “… A dificuldade é que os petistas que são considerados os melhores quadros estão (ou estiveram) envolvidos em investigações judiciais, por desvio de verbas públicas, lavagem de dinheiro e tudo o mais. São figuras mais do que conhecidas, com carimbos nas folhas corridas. (C.N.)

    Mais um direto no fígado da Quadrilha e nos “ceguidores da Seita.”

    Sr. Newton,

    E aqueles que são os piores quadros da Quadrilha Petralha roubam dólares e enfiam nas cuecas, para depois se lambuzarem com a mesa farta de lagostas e uma boa cerveja.

    Repare que esses petralhas não querem nem ouvir falar na picanha do Chefão…

    abraços.

  3. Mantega nos faz lembrar da besteira que é trazer esse povo de volta.

    Ah! A memória!!

    Bolsonaro conseguiu o impossível, o inimaginável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *