Aviso aos navegantes! Nova formação do TSE será favorável a Jair Bolsonaro

Bolsonaro informa em seu perfil do LinkedIn que ainda é presidente do  Brasil - Folha PE

Jair Bolsonaro ainda sonha em ser “inocentado” igual a Lula

Luís Francisco Carvalho Filho
Folha

O mandato (não renovável) de Alexandre de Moraes acaba no começo de maio. Pelo tradicional rodízio de governança, Cármen Lúcia assume a presidência.

Kassio Nunes Marques e o evangélico André Mendonça, nomeados pelo ex-presidente golpista, completarão a lista de ministros oriundos do Supremo até agosto de 2026, cerca de 45 dias antes da eleição do sucessor de Lula.

Aos dois magistrados até aqui obedientes ao capitão soma-se o corregedor-geral, Raul Araújo Filho, oriundo do STJ, que fica um pouco mais no posto —até setembro de 2026. Cargo-chave na estrutura hierárquica do TSE, tem o poder de investigar ou não investigar candidatos por abuso de poder econômico, de autoridade ou político. É bolsonarista raiz.

DEPOIS, EQUILÍBRIO – Quando Cármen Lúcia sair, Kassio será presidente do TSE. Sua vaga será ocupada por Dias Toffoli. Um novo equilíbrio de forças se configura, com preponderância conservadora e direitista entre os sete juízes às vésperas da próxima eleição presidencial.

É bom lembrar que, em 2018, Toffoli levou para o gabinete da presidência do Supremo o general que depois seria ministro da Defesa de Bolsonaro. Acusado de trair Lula, que o nomeou em 2009, Toffoli não esconde a efusiva “amizade” que manteve com Jair Bolsonaro ao longo de seu governo, enquanto vociferava contra o tribunal.

Ao cenário interno soma-se a visibilidade internacional do ataque do bilionário Elon Musk ao ministro Alexandre de Moraes.

GRAU DE MANIPULAÇÃO – O escândalo da Cambridge Analytica mostra o potencial de interferência e manipulação das grandes plataformas em processos eleitorais. O dono do X (antigo Twitter) tem mais seguidores que Barack Obama.

Elon Musk questiona a independência política do TSE, como Bolsonaro. Define o regime político em vigor no Brasil como ditatorial, assim como Bolsonaro. Ataca a própria integridade moral do presidente Lula, como costuma fazer Bolsonaro. Promete desrespeitar decisões judiciais, como era hábito do ex-presidente Bolsonaro – e, registre-se, isso nunca deu em nada.

Não é bravata. É articulação política. Conforta e estimula a militância da extrema direita. Sem nunca mencionar a tentativa de golpe de Estado quando reclama de inquéritos secretos, decisões sigilosas e censura à liberdade de expressão, Musk finge se mover por um liberalismo ideológico que a rigor não existe e confere a Bolsonaro e aliados o status de vítimas.

POSICIONAMENTO – Elon Musk sabe que, por enquanto, o limite da sua interferência no processo político brasileiro é a desobediência a uma ordem judicial específica, o que aparentemente ainda não ocorreu.

Sabe que o império eventualmente desmedido de Alexandre de Moraes na Justiça Eleitoral chega ao fim. Sabe que a ascensão de perfis bolsonaristas no tribunal é capaz de criar embaraços reais para o combate à desinformação e facilitar a anulação ou reforma de decisões (arbitrárias ou não) do ministro que apelida de Darth Vader, o vilão de “Star Wars”, apelido que, registre-se, já pertenceu a Jair Bolsonaro.

O que fazer com o bilionário e atrevido Elon Musk? “Investigá-lo” secretamente apenas pelo que fala ou tuíta é inútil e fortalece a cruzada política que iniciou. Ignorar é perigoso. Enquadrar a empresa na moldura legal é o grande desafio. Diferentemente do diagnóstico simplório do ministro Luis Roberto Barroso, o assunto não está encerrado.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Assunto encerrado? Essa é boa. O respeitado jurista Luís Francisco Carvalho Filho tem toda razão. O filme está começando agora, não esqueça de comprar pipocas. (C.N.)

7 thoughts on “Aviso aos navegantes! Nova formação do TSE será favorável a Jair Bolsonaro

  1. E isto somente acontece porque o judiciário brasileiro, em todas as instâncias, julga o processo pela capa. A constituição, as leis, são letras mortas.

  2. 1) Por falar em pipocas, certa feita perguntei a um empresário, dono de um cinema:

    2) “Quem (onde e quando) inventou essa tradição de pipoca e guaraná para assistir filmes?”

    3) “Se foi nos EUA lá não tem tanto guaraná assim, logo pode ter sido uma adaptação brasileira”;

    4) Ele não soube responder…

    • 1) Meu amigo de adolescência lá do Gama-DF, bolsonarista (eu não sou)…

      2) Tem uma neta no Ensino Médio que já ganhou o “Pé de Meia”… a família comemorou feliz a entrada do dinheiro na conta bancária da aluna…

      3) Decreto (não sei se o nome é esse) assinado pelo Presidente Lula e ideia original da Deputada Federal Tabata Amaral (PSB-SP).

      4) Penso que é por aí, as ideologias não precisam ser violentas, umas respeitando as outras já estão de bom tamanho…

  3. Basta ao legislativo e judiciário obriga-lo a se enquadrar nas leis brasileiras , caso contrario , imponha-lhe e cobre-lhe pesadas multas ou até mesmo a convide a se retirar do país , tal como os países -membros da União Europeia fizeram , com UBER e recentemente com o Elon Musk , que arregou , colocou o rabo entre as pernas e sossegou o facho , mesmo com a grita de desemprego de seus profissionais , que só são lembrados nas horas criticas .

  4. Senhor James Pimenta , mas será que os acionistas das empresas de Elon Musk ,se darão ao luxo de se permitirem perderem a galinha dos ” ovos de ouro ” , abrindo e cedendo espaço aos seus concorrentes mundo afora , algo que não faltam?

  5. Musk é um megalomaníaco paranóico.

    A grana que tem o faz sonhar alto.

    Ele quer ser o presidente do mundo, mas não se mete com as ditaduras onde ganha muita grana.

    Me lembra a cena do Chaplin brincando com o mundo…

    Se as tentativas dele derem certo, estaremos diante do “grande olho”, aquele que tudo sabe, como nos filmes de ficção.

    O ponto fraco do megalomaníaco, é obviamente o dinheiro, se começar a minguar seu patrimônio, ele para com essas sandices insuportáveis.

    Quanto a ele restringir seus serviços como retaliação, é risível essa possibilidade, porque apesar de multimilionário, as empresas não são só dele.

    Acho que o senhor musk, ciente disso sabe que tem um limite pra esticar a corda.

    Nada que a nossa justiça não possa controlar seus arroubos de “grande olho”.

    Eu também comprei a pipoca, mas para ver, como ele botará o galho dentro, lindamente.

    José Luis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *