Milei sobre Lula: “Por que não posso chamá-lo de corrupto? Não foi preso?”

Lula diz que presidente argentino Milei deve pedir desculpas ao Brasil | Metrópoles

Milei diz que não mentiu e não pedirá desculpas a Lula

Luciana Taddeo
CNN

O presidente da Argentina, Javier Milei, questionou nesta sexta-feira (28), a necessidade de pedir desculpas para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por ter chamado, durante a campanha, o brasileiro de “corrupto” e “comunista”.

“Qual é o problema que o chamei de corrupto? Por acaso ele não foi preso por isso? E o que eu disse… comunista? Por acaso [Lula] não é comunista? Desde quando tem que pedir perdão por dizer a verdade? Ou estamos tão doentes de correção política que não se pode dizer nada para a esquerda ainda quando for verdade?”, indagou Milei, quando perguntado se pediria desculpas a Lula, em entrevista ao canal La Nación.

DISCUSSÃO PEQUENA – Milei disse que a condição de que ele se desculpe com o presidente brasileiro é “uma discussão tão pequena, parece discussão de pré-adolescentes”. E afirmou que as coisas que disse “são verdade”.

“É preciso se colocar acima dessas insignificâncias porque são mais importantes os interesses dos argentinos e dos brasileiros do que o ego inflado de algum esquerdinha [‘zurdito’, em espanhol]”, expressou.

Nesta semana, em entrevista ao UOL, Lula disse que não conversou com o argentino porque ele falou “muita bobagem” e que por isso esperava desculpas de Milei para ele [Lula] e para o Brasil.

COMPARAÇÃO – Milei comparou as críticas a Lula com as trocadas com o presidente colombiano Gustavo Petro e o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez, que acabou retirando definitivamente sua embaixadora de Buenos Aires.

Quando o jornalista disse que as motivações não eram as mesmas, já que antes do insulto de Milei à esposa do espanhol, um ministro de Sanchez já tinha insinuado que o presidente argentino usou drogas durante a campanha, Milei rebateu dizendo que Lula “fez coisas parecidas (…) se metendo ativamente na nossa campanha eleitoral”.

“Você acha que a campanha negativa que o [ex-candidato Sergio] Massa fez contra mim impulsionada pelo Brasil não foi agressiva?

MENTIRA E VERDADE – “Vão me pedir desculpas pela quantidade de mentiras que disseram durante toda a campanha? Os que mentiram exigem que o outro peça perdão porque disse a verdade?”, expressou.

Milei se referia aos marqueteiros do Partido dos Trabalhadores contratados pela campanha de Massa. Ele chegou a acusar os brasileiros de colocarem pessoas para tossir na plateia do debate para desconcentrá-lo.

Esta é a primeira vez que Milei responde ao pedido de Lula de que ele se desculpe por suas falas. Antes, quando questionado sobre o assunto, o porta-voz da Casa Rosada, Manuel Adorni, havia dito que o argentino não fez nada do que deveria se arrepender.

ANIMOSIDADE – Milei e Lula nunca tiveram reunião bilateral desde a posse de Milei, em dezembro. Na ocasião, Lula mandou seu ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para representá-lo.

Na cerimônia, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), convidado de Milei, sentou-se em um lugar de destaque, ao lado de outros presidentes presentes.

Em abril, Milei enviou uma carta informal por meio sua chanceler Diana Mondino, que se encontrou com Vieira em Brasília, na qual propunha um encontro bilateral devido à importância das relações econômicas entre os países.

SEM CONVERSA –A CNN apurou que Lula nunca respondeu à carta e, por isso, a Argentina não solicitou reunião bilateral com o brasileiro na Cúpula do Mercosul, que acontecerá no dia 8 de julho, em Assunção. Esta será a primeira vez que ambos se encontrarão para discutir questões do bloco comercial.

Os dois presidentes chegaram a se cruzar na cúpula do G7, na Itália, mas somente se cumprimentaram e não houve nenhuma conversa bilateral, segundo a presidência argentina.

A CNN pediu um posicionamento ao Palácio do Planalto sobre as declarações de Milei e aguarda resposta.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – No próximo dia 8, comprem pipocas para assistir ao primeiro assalto da luta entre Milei e Lula, no ringue do Mercosul. vai ser divertido à beça. (C.N.)

18 thoughts on “Milei sobre Lula: “Por que não posso chamá-lo de corrupto? Não foi preso?”

  1. Bem pior do que Anderson Silva e Shael Sonnen com oferecimento de EMPATEM…

    Aquele lá ainda teve diversão.

    De todos, o Popó vale à pena assistir.

    Deus nos livre de outro Lula X Bolsonaro.

    Será um embate com validade ainda mais vencida do que o da matriz do norte.

    Não se trata de etarismo

    É falência moral mesmo

    Decrepitude de uma “democracia”

    Lutas chatas ou “cômicas”

    Não se fabricam mais Muhammad Alis?

  2. Na hora de implorar por gás da Petrobrás toda essa coragem foi pras cucuias.
    Na próxima, espero que o Lula deixe esses pseudo europeus congelarem, aí sim vão ver com quantos paus se fazem uma canoa.

    • O que sabemos ou pressupomos do amanhã? O que sabemos sobre quem nos dará uma mão, então porque essa resistência ao correto?

  3. milei, como todo extrema direita, é agressivo e procura aflorar essas sensações do público mais agressivo o pior é que não são poucos.
    bolsonaro e o trump, também usam esse expediente.
    Descobriram uma fórmula mágica pra atrair um público enorme.

    O mundo está violento demais e milhões de pessoas pelo mundo formam um exército violento se utilizando da Web.
    Notícias correm pelo planeta num piscar de olhos.

    Geralmente são os mais endinheirados que pensam que o pobre tem que morrer.
    Quase sempre resolvem seus problemas particulares com violência desmedida.

    milei, não perde por esperar, a crise já chegou na classe média e na Argentina isso é fatal.
    Por lá o bicho pega, não deixam barato não.

    O MILEI VAI CAIR!

    Esse imbecil que diz que fala com seu cachorro morto e já externou que odeia os próprios pais.
    Esse homem é um maluco de amarrar!
    Vai levar os argentinos à loucura.

    Todos estes extremistas estão levando seus povos à loucura.
    Eles tem um olhar esquisito, um olhar insano.

    Milei, precisará do lula em um outro momento, como o evento dos navios que recebeu de gás do Brasil.

    Claro que esses idiotas mordem pra manter a claque babando na gravata, mas ao primeiro aperto, correm pra soprar e dizer que foram mal interpretados.

    Criam conflitos entre eles, a cansativa cortina de fumaça e assim, escondem os verdadeiros problemas e necessidades que o povo passa.

    milei, despreza o mercosul, mas esquece que sem o Brasil, a Argentina perde, e perde muito.

    Claro que o Mercosul não vai acabar, mas conseguem nos deixar estressados e sobressaltados e, é exatamente isso que ele quer. Todos esses imbecis de direita querem tensão máxima.

    O milei tá procurando sarna pra se coçar.

    A sarna, será um belo pé na bunda!

    Repito que esse iracundo não termina o mandato!

    José Luis

      • A polarização está ajudando a tirar qualquer esperança de ossibilidade de imaginar que um dia o Brasil consiga ser um país mais equalitário. Hoje as pessoas deixaram de apoiar o que é certo para simplesmente taxar como esquerdista comunista comer de crianças ou direitista fascista.
        Milei está seguindo a linha de sua formação acadêmica como economista, quis (ou tentou ou sabe-se lá o quê) acertar a economia. Nesse ponto, aqui no Brasil deveríamos seguir o exemplo de corte de gastos do judiciário e do funcionalismo público que ganha mais de 20 mil por mês. Sem contar os privilégios dos políticos….
        Porém hoje a os pobres e miseráveis da Argentina estão mais pobres. A classe média está deixando de ser média e os ricos estão ficando mais ricos. Está cortando no osso, pois carne não existe mais, qualquer custo no social refletindo diretamente nos pobres e miseráveis Argentinos. Não existe qualquer investimento na indústria, o país vai ficar pior do que está. Comprando armamento militar sucateado criando uma dependência militar ainda maior e se submetendo aos caprichos americanos. Milei está entregando as joias do país a preço de banana. Permitir que EUA tenha uma base militar em uma região ao sul da Argentina extremamente estratégica e algo impensável. Isso é um perigo para todos os países Sul-americanos.
        Mas se você fala algo ruim do Milei aqui no Brasil , irão dizer que você tem esquerdopatia. Se fala bem será taxado de direitopata…. Mas que porcaria ,é isso mesmo? Temos que escolher entre a merda e bosta?
        Um bando de retardado brigando de direita x esquerda e o Congresso de mãos dadas e quando digo de mãos dadas e com votos do PT, Bolsonaristas (os filhos de Bolsonaro incluído), PL, PSDB, PSD, MDB, PTB, Republicanos e etc … todos dão as mãos e votam pela legalização da corrupção. Foi assim quando alteraram a improbidade administrativa, legalizaram o mensalão, jogaram pá de cal na Lava Toga, etc …
        Batem palmas para políticos que vestem a bandeira da direita ou da esquerda e a vida parlamentar dessas figuras e apenas bater boca e quase nenhuma atuação em benefício do país. A favor ou contra mudança de sexo, a favor ou contra o aborto e por aí vai. Parlamentares com 10, 15 , 20 anos de vida pública sendo reeleito e sem ter feito nada de útil ao Brasil. Temos exemplos em ambos os lados (direita e esquerda). Mas quem luta pela educação do Brasil? Desenvolvimento industrial? Avibras que é uma indústria estratégica para defesa nacional vai ser doada para o capital estrangeiro … dão milhões para parlamentares gastar no orçamento secreto, mas não salvam o que é primordial para o Brasil. Todos dizem que o Agro é o que salva o país, mas não procuram desenvolver fertilizantes, ninguém está preocupado com o desenvolvimento da África. A China está atuando fortemente na África junto com a Rússia, em 10 ou talvez menos anos, eles terão um agro muito mais competitivo que o nosso…

  4. A tática é conhecida. Atacar com ferocidade e má educação os adversários para tentar desviar do foco os verdadeiros problemas que o seu país está passando. Cortes em profusão de benefícios fiscais, paralisação de obras, desemprego crescente e recessão.

  5. O presidente argentino está sendo cobrado por falar a verdade, o presidentemente Stalinácio foi condenado pelo crime de corrupção. E não foi ele mesmo que disse, para quem quisesse ouvir, que é comunista? O povo brasileiro não pode ser confundido com o seu presidente, não me sinto ofendido pela verdade dita pelo Milei.

    • Sr. Charlie,
      Todos temos o direito de falar a verdade, doa a quem doer.

      Só os altos mandatários não podem ofender presidentes de outros países.

      Existe a liturgia do cargo, e pra isso, existem os corpos diplomáticos de cada país espalhados pelo mundo. A função destes é desfazer os mal entendidos ou escorregadas em alguma fala.

      Essa política vagabunda tem que ser eliminada. Falas nocivas ou ataques diretos entre presidentes, só afetam os povos envolvidos, pois eles nada sofrem.
      Já pensou se o trump ou o milei falassem que não gostariam de se encontrar com a dilma porque ela é sapatona? Pelo amor…

      Ou se algum presidente da esquerda falasse que não que falar com o bolsonaro porque ele é um ladrão de jóias.

      Lembre que quando a dilma virou Presidente da República, ela era impedida de entrar nos Estados Unidos porque era considerada terrorista.
      Assim que virou presidente, foi prós EUA várias vezes e nunca mais ninguém tocou no assunto.
      Isso se chama Diplomacia.
      Os mandatário dos países tem que se respeitar mutuamente, senão, vira bagunça na zona.

      Um abraço
      José Luis

      P.S. Lembro que o Gabeira está proibido de entrar nos EUA até hoje. Justamente porque também foi considerado terrorista como a dilma, só que ele, jamais foi presidente e justamente por isso, continua impedido de entrar na terra do tio Sam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *