Artur Búrigo
Folha
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o nome mais forte da direita para as eleições de 2026 considerando a situação atual, de inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Hoje, com certeza é o Tarcísio, pela relevância do estado de São Paulo. Algumas pesquisas já apontam o Tarcísio”, afirmou em conversa com jornalistas, relatada pelos jornais O Tempo e Estado de Minas.
APOIO A BOLSONARO – No encontro, o governador apontou inicialmente Bolsonaro como sendo aquele com maior viabilidade para as eleições de 2026.
Em entrevista à Folha há duas semanas, Zema saiu em defesa do ex-presidente no caso das joias presenteadas por autoridades estrangeiras e disse que a Justiça precisa tratar todos de maneira igual.
Além de Bolsonaro e Tarcísio, Zema também citou o próprio nome e dos governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), como opções para uma candidatura da direita nas próximas eleições presidenciais – os três foram reeleitos em 2022 e não podem concorrer novamente aos governos.
ABRINDO MÃO – Questionado no encontro com jornalistas sobre se gostaria de ser o candidato do bolsonarismo nas próximas eleições, Zema disse que “se for para chegar lá de pés e mãos amarradas, eu prefiro que outro vá”, conforme publicado pelo jornal O Tempo.
No início deste mês, o governador disse que poderia ser candidato a presidente caso o seu nome apareça como o mais viável entre aqueles que compõem seu grupo político.
“Nós, governadores de centro-direita, temos conversado muito, nos aproximado, e no que depender de mim estarei apoiando o nome que o grupo vier analisar como o mais viável. Se for o meu, serei candidato”, afirmou em live.
PODE SER VICE – Em outra ocasião, no mês passado, Zema não descartou disputar o pleito como candidato a vice-presidente. Ele negou, porém, a possibilidade de concorrer a um cargo no Legislativo, ao dizer que não tem perfil para o posto.
No encontro desta sexta, o governador de Minas também aproveitou para responder às críticas do ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia), que afirmou na semana passada que Zema deixou o estado à beira de um colapso.
Sem citar diretamente o nome de Silveira, o governador disse que, desde 2022, seu governo já pagou R$ 6,7 bilhões à União, sendo a administração que mais pagou dívida na história, “ao contrário do que diz por aí um ministro”.
PRORROGAÇÃO – E na quarta-feira (dia 17), o ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), atendeu parcialmente ao pedido do governo do estado e prorrogou para 1º de agosto o prazo para Minas Gerais retomar o pagamento de sua dívida com a União.
Com uma dívida de R$ 160 bilhões, o estado tenta adiar o prazo para pagamento até que o projeto de renegociação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), seja aprovado no Congresso.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Nada de novo no front ocidental. Se Bolsonaro continuar inelegível, todos os caminhos levam a Tarcísio de Freitas, que será um candidato fortíssimo contra Lula ou contra Haddad, caso a idade pese demais nos ombros do Biden da Silva. (C.N.)
BOA NOITE CARLOS NEWTON: ACABEI DE ILUSTRAR SUA MATÉRIA NO POLITICATIPICA. POR FAVOR DÊ UMA OLHADA E UMA FORÇA, PLEASE. Abreu – RECORDISTA DE MEMES DO BRASIL: “Filho de Lula xinga Janja de ‘p*ta’ e ‘oportunista’ em mensagem no WhatsApp, diz coluna.” Tudo aqui para CORRER de RIR: https://politicatipica.com.br/filho-de-lula-xinga-janja-de-pta-e-oportunista/
Bom, sonhar não custa mesmo pra essa gente.
Tomara mesmo que seja assim, é bom que o Lula ganha ainda no 1 turno, me poupando paciência de se arrastar por semanas até o 2 turno.
O Lula não ganhou no 1 turno nem em 2006, no auge das commodities.
A esquerda peculatária fazendo cara de limpinha, vai perder para a direita.
Mesmo ‘fazendo o diabo’, como Maduro.
Os irmãos Joesley/Wesley, os maiores vendedores de carne no mundo, vão poder investir em fábricas de chouriço com o sangue que vai escorrer na Venezuela, se ele perder.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), é um farsante , que esta sabotando e impedindo a indenização das vítimas das ” Cias. Vale & Samarco ” devido ao rompimento de suas respectivas barreiras minerais , mas concedeu e liberou que as mesmas explorassem novas lavras minerais no Estado , mesmo sabendo da legitimidade dos pleitos de suas vitimas , que as ” Cias. Vale & Samarco ” , estão empurrando com barriga com omissão e conivência governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e do poder judiciário local e federal .