UE entrega à Ucrânia 1,5 bilhão de euros em ativos russos bloqueados

Ursula von der Leyen has lost Europe's trust. She doesn't deserve a second  term | Alberto Alemanno | The Guardian

A presidente da Comissão Europeia fez o comunicado

Deu na InfoMoney
Reuters

A União Europeia vai transferir 1,5 bilhão de euros em receitas de ativos russos congelados para a Ucrânia, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta sexta-feira.

Os países ocidentais bloquearam cerca de US$ 300 bilhões em ativos soberanos russos depois que Moscou invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022. Esse 1,5 bilhão de euros é parte do rendimento do dinheiro russo.

ACORDO – No mês passado, o Grupo das Sete principais democracias e a UE concordaram em usar os juros obtidos com os ativos russos congelados para apoiar um empréstimo de US$ 50 bilhões para a Ucrânia, ajudando sua defesa contra a invasão de Moscou. A Rússia prometeu tomar medidas legais.

“Hoje, transferimos 1,5 bilhão de euros em receitas de ativos russos imobilizados para a defesa e a reconstrução da Ucrânia. Não há melhor símbolo ou uso para o dinheiro do Kremlin do que fazer da Ucrânia e de toda a Europa um lugar mais seguro para se viver”, disse Von der Leyen na plataforma de mídia social X.

O primeiro-ministro ucraniano Denys Shmyhal agradeceu à UE. “Obrigado a Von der Leyen e à UE por seu apoio inabalável e por essa contribuição significativa para a defesa e a reconstrução da Ucrânia. Juntos, estamos transformando a adversidade em força e construindo uma Europa mais segura e resiliente”, disse ele.

MAIS SANÇÕES – Os Estados-membros da UE têm discutido opções para estender o período de renovação das sanções sobre os ativos do banco central russo, a fim de garantir o empréstimo do G7 para a Ucrânia, de acordo com um documento preliminar da UE e declarações de diplomatas, informou a Reuters na quarta-feira.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse nesta sexta-feira em Moscou que a Rússia avaliará cautelosamente como responder à decisão da União Europeia.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
O líder russo Vladimir Putin havia avisado à UE que não aceitaria usurpação das reservas russas. Agora, não se sabe qual será sua reação. Ainda bem que só mexeram nos juros e preservaram o principal. Vamos aguardar a posição de Moscou, nesta segunda-feira. (C.N.)

4 thoughts on “UE entrega à Ucrânia 1,5 bilhão de euros em ativos russos bloqueados

  1. Pelo andar da carruagem, dentro de quinze ou vinte anos, a atual Rússia será apenas Rússia e Bielorrússia, igual aconteceu com o Imperio Otomano, restando apenas a Turquia.

    Economia russa despencando, taxa de crescimento populacional despencando, número de jovens morrendo na guerra só aumentando e atualmente já estão com falta de mão de obra para manter a produção industrial e de guerra.

  2. China de Xi não quer ter o mesmo fim da União Soviética.

    Também não quer passar pela apropriação indébita que sofreu a Rússia.

    Por isso a corrida do ouro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *