Como não está nos planos de Lula, governo descarta mudar a Previdência

13 charges sobre a reforma da previdência – blog da kikacastro

Charge do Cícero (cicero.art.br)

Vera Magalhães
O Globo

A defesa que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), passou a fazer da necessidade de uma nova reforma da Previdência ainda neste mandato não encontra nenhuma adesão no governo. Ministros de Lula dizem que promover uma nova mexida ampla nos critérios de aposentadoria, inclusive de militares, não está nos planos até 2026.

O horizonte traçado no Planalto para os dois anos e meio que restam de mandato para Lula é cumprir a meta fiscal com medidas pontuais de controle de gastos, combate a fraudes que drenem recursos e ganhos localizados de arrecadação com o fim de políticas de benefícios ineficientes (que Fernando Haddad vem atacando desde o começo da gestão), entregar um crescimento acima de 2% nos quatro anos (algo que não acontece desde Dilma 1), emprego e renda em alta. Com isso, a expectativa é que Lula consiga se reeleger, vencendo o indicado por Jair Bolsonaro.

HÁ CONTROVÉRSIAS – Economistas de bancos, gestoras de recursos e fundos não são unânimes em acreditar que esse “arroz com feijão” seja suficiente.

Alguns, inclusive, duvidam de que, no atual ritmo, Lula e Haddad consigam sequer entregar o cumprimento da meta fiscal a que eles mesmo se propuseram.

E apontam que, sem reformas mais profundas no gasto, incluindo Previdência e outros benefícios sociais, vinculações constitucionais e o Orçamento, ainda que se reeleja, Lula 3 entregará um déficit crescente e uma dívida explosiva.

SEMPRE NO PODER – Lira passou a defender uma nova reforma da Previdência para ter uma bandeira econômica capaz de cacifar seu final de mandato e reforçar junto aos agentes econômicos uma imagem de promotor de grandes pautas econômicas que acredita ter construído com a reforma tributária e sua regulamentação, neste ano, e a aprovação do novo marco fiscal, entre outras medidas.

Isso o ajudaria na travessia de volta à planície, na qual planeja não só eleger o sucessor de forma consagradora como manter influência sobre a pauta da Casa, além de indicar o ministro da Saúde.

1 thoughts on “Como não está nos planos de Lula, governo descarta mudar a Previdência

  1. Ouvidoria – MPF 20240039077
    MPF Sistema Cidadão

    Você

    Prezado(a) MARCO AURELIO MARQUES DE SOUZA,

    Em breve, enviaremos novas informações para acompanhamento de sua solicitação.

    Número da manifestação: 20240039077
    Chave de Consulta: 4f970c918db21daeaa14ce216a31665c
    Data da manifestação: 26/06/2024
    Descrição:
    [ PARA A PROCURADORIA FEDERAL DO DIREITO AO CIDADÃO – PFDC ] . BOM DIA / COM TODO O RESPEITO A DECISÃO DO ARQUIVAMENTO DA NOTICIA DE FATO N*1.30.001.002575/2024-48 , DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA – (MPF) É (PFDC) . GOSTARIA DE DEIXAR REGISTRADO A COMPLEMENTAÇÃO DO PROTOCOLO DO (MPF) Número da manifestação: 20240033258 Chave de Consulta: a014c73a761a95f1d6dc505f3c7ebf0d Data da manifestação: 02/06/2024 . E GOSTARIA DE DIZER A PREVIDENCIA SOCIAL – INSS , PORQUE NÃO DEVOLVER A FAMILIA DO TRABALHADOR FALECIDO / TODAS ÁS CONTRIBUIÇÕES , QUE EM VIDA FEZ DURANTE ANOS DE TRIBUTOS / DINHEIRO . DESCONTADOS DO SEU CONTRA-CHEQUE PARA A PREVIDENCIA SOCIAL – INSS . [ DEVIDO A MORTE DO TRABALHADOR / ELE NÃO CONSEGUIU SE APOSENTAR / NÃO USUFRUIU DE APOSENTADORIA DO INSS DEVIDO SUA MORTE ] . OBS: NADA MAIS QUE JUSTO O ( INSS ) DEVOLVER TODAS ESSAS CONTRIBUIÇÕES A FAMILIA DO TRABALHADOR FALECIDO COM O JURO DO ( IPCA ) . OBS: ISSO QUE E JUSTIÇA / DEVOLVER OS TRIBUTOS QUE NÃO LHE / PERTENCE . ( PENSE NISSO INSS ) . ASS: MARCO AURÉLIO MARQUES DE SOUZA / CPF:875797317-20 . / IDT:008679582-0 ( DETRAN – RJ ) .
    Demais informações serão encaminhadas para seu endereço de e-mail.

    Para consultar o andamento da manifestação, favor acessar a página eletrônica do MPF, opção Ouvidoria consultar andamento e inserir o número da manifestação e a chave de consulta fornecida acima.
    Esclarecemos que o prazo para resposta à sua manifestação é, em regra, de até 30 dias, podendo ser ultrapassado a depender da complexidade do caso.

    Atenciosamente,

    Ouvidoria – MPF – Sistema Cidadão
    Ministério Público Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *