Pedro do Coutto
A queda de um avião turboélice ATR-72 operado pela companhia aérea regional Voepass na última semana em uma área residencial em Vinhedo, interior de São Paulo, matando todos os 62 passageiros a bordo, reacende uma disputa que se arrasta por anos ainda sem solução.
Investigadores recuperaram a caixa-preta do avião, que contém gravações de voz e dados de voo, e um relatório preliminar deve ser apresentado em 30 dias, conforme informou o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) neste domingo.
CÉU LIMPO – A aeronave estava voando normalmente, quando parou de responder às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, e o contato com o radar foi perdido.Vídeos do acidente mostram que o céu estava aparentemente limpo quando o avião começou a girar em um movimento circular incomum.
Anthony Brickhouse, especialista em segurança aérea dos Estados Unidos, disse que os investigadores irão analisar aspectos como o clima e verificar até que ponto os motores e controles estavam funcionando corretamente, para ajudar a identificar o que causou a perda de controle.
Vídeos do acidente analisados por especialistas em aviação levaram alguns a especular que havia gelo acumulado no avião. Na sexta-feira, a Voepass disse que o gelo era previsto nas altitudes em que o avião estava voando, mas que deveria estar dentro de um nível aceitável.
GELO – Conforme publicado pela CNN, o engenheiro aeronáutico brasileiro e investigador de acidentes Celso Faria de Souza disse que, a julgar pelo vídeo, tem quase certeza de que o gelo causou o acidente. Os aviões ATR-72 já tiveram problemas com formação de gelo, com um acidente em 1994 no Estado norte-americano de Indiana matando 68 pessoas após o avião não conseguir se inclinar devido ao acúmulo de gelo.
Após esse incidente, a fabricante ATR aprimorou seu sistema de degelo.Em 2016, na Noruega, um ATR-72 enfrentou problemas devido ao acúmulo de gelo no avião, mas o piloto conseguiu retomar o controle.
SEGURANÇA – Há os que não veem culpa na empresa e os que pregam a responsabilidade. Não é questão de excesso de passageiros, mas de segurança de voos. Não é a primeira vez que isso acontece. A possibilidade de acumulação de gelo sobre as asas dos aparelhos é uma realidade dos tempos não tão remotos assim nas empresas de aviação.
É uma situação extremamente crítica que leva à necessidade de uma limpeza permanente e aí entra a responsabilidade. É preciso medir de quanto em quanto tempo as manutenções são feitas. Os responsáveis da companhia tinham que ter isso em mente, afinal estavam transportando passageiros para uma ida sem volta. As investigações têm que encontrar responsáveis diretos ou indiretos do acidente fatal.
Porque a ANAC, permitiu uma barbaridade dessa?
Tá na cara que alguém da ANAC, levou grana.
A ANAC precisa ser investigada e punir o(s) culpado(s) por está total irresponsabilidade.
José Luis
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/aviao-da-voepass-operava-sem-gravar-8-informacoes-da-caixa-preta/&ved=2ahUKEwiJw8HStfKHAxV8PrkGHRmzKXYQFnoECBEQAQ&usg=AOvVaw2I-XnZfiMH9ph0TTD5sQF_
Amigão,
A Anac é apenas um cabide de emprego
Foi criada pelo Papai Comuna FHCorrupto apenas para acomodar a militãncia tanto tucanalha como petralha.
São “estatais” para a comunada se deliciar com as benesses do poder…
E a vagabundada comuna adora isso..
Sabe o que vai acontecer.??
Nada…!!
Somos um paiseco da Impunidade….
aquele abraço….
ACIDENTE AERONÁUTICO
Em um Acidente Aeronáutico, a investigação, no Brasil é executada pelo CENIPA, órgão da FAB, aponta mais de um fator contribuinte, que pode chegar a sete.
Três Fatores são fundamentais:
Fator Humano,
Fator Material, e
Fator Ambiental
No Fator Humano, são investigados, os fatores psicológicos, estresse, cansaço ( por exemplo, a empresa aérea deve obedecer fielmente a escala de trabalho do piloto e do co- piloto.
Fator Material, são observados o funcionamento dos equipamentos na cabine, as informações meteorológicas, velocidade, altura, enviados da terra para o ar , pelos controladores de voo, que auxiliam o piloto na tomada de decisão.
Fator Ambiental, são manifestações da natureza, tais como calor excessivo, tempestades, formação de gelo nas rotas das aeronaves, um fator predominante na queda do voo da Air France, que saiu do Rio com destino Paris e caiu no Atlântico, devido ao congelamento dos equipamentos, que auxiliam o piloto. O avião perdeu altitude na escuridão do oceano e mergulhou nas águas geladas do Atlântico.
Os especialistas consultados, têm cravado como causa da queda do avião, em Vinhedo/ SP, a concentração de gelo nas asas do avião, causando um peso excessivo, e o efeito da perda de sustentação da aeronave, que caiu em parafuso chato, semelhante a rotatividade de um helicóptero rodando em direção ao solo.
A Caixa Preta, (na realidade a cor é laranja, para permitir uma melhor localização), será muito importante para os investigadores do CENIPA, traçarem os fatores contribuintes, que determinaram a queda do avião e emitirem um Relatório com as Recomendações Operacionais para toda a comunidade da aviação civil brasileira, que deverá ser cumprida para evitar novos acidentes.
Será investigado, o motivo do piloto não ter comunicado a TWR de Controle de Guarulhos, algo de anormal no voo, por que,no piloto não tentou a manobra de descida em bico para ganhar sustentação e depois subir visando atingir a velocidade de cruzeiro?
As TVs mostraram a rota do avião, desde a subida em Cascavel até a queda próximo do aeroporto de Campinas. Próximo da queda, verifica-se uma guinada brusca para a esquerda. Qualquer manobra rápida do avião, tanto para a direita quanto para a esquerda, tem o condão de causar um dano estrutural na aeronave, colapsando a estrutura, isso tem que ser investigado.
Considerando a proximidade de intenso tráfego aéreo de aeronaves com destino a Guarulhos, Congonhas e Viracopos, distantes 60 km entre os três maiores aeroportos do país, em quantidade de voos, numa manobra de emergência o piloto deve informar com antecedência a TWR do aeroporto, que ele decidir pousar. Nesse momento, a autoridade aeroportuária em terra, declarará emergência aeronáutica. No sítio aeroportuário escolhido pelo piloto, a pista ficaria livre para pousos e decolagens, até a descida da aeronave. Por que nada disso foi requerido pelo piloto?
Importante considerar, se os motores do turbo hélice estavam operantes antes da queda, os dois apagados ou somente um . Nesse caso, a aeronave poderia perder sustentação, sem tempo para o piloto aumentar a velocidade e iniciar o movimento de descida para o aeroporto mais próximo, no mapa aeronáutico, seria o aeroporto de Campinas/ Viracopos.
Fotos exibem precariedade em aviões da Voepass; Latam mantém parceria…
https://noticias.uol.com.br/colunas/andreza-matais/2024/08/13/latam-segue-vendendo-voos-em-parceria-comercial-com-a-voepass.htm?cmpid=copiaecola
“”Clientes da Voepass registraram 4 mil queixas ignoradas por aérea e Anac..””
Sr. `Pedro, a Anac foi criada pelo Papai Comuna apenas para acomodar a “cumpanheirada” comuna psicopata sanguessuga, com altos salários, benesses, regalias, vinhos de 80 mil euros á garrafa, caviar, salmão, lagosta, fora os litros de água Perrier.
Para que trabalhar.??
Para vagabundos trabalho é uma humilhação…..
Cadê a Fiscalização dessas Agências.??
aquele abraço..
Armando, a ANAC foi criada no governo Fernando Henrique Cardoso, que extinguiu o Departamento de Aviação Civil ( DAC), órgão da FAB, que regulava a Aviação Civil. A alegação para a tomada de decisão de extinguir o DAC, foi a pressão dos EUA. Teve até ameaça, das empresas americanas, em entrar no espaço aéreo do Brasil.
Só em dois países, a regulação da aviação civil, era regida por militares:
Brasil e Bolívia.
No período FHC, foram criadas as Agências Reguladoras ( ANATEL, ANEEL, ANA, ANAC,etc..e tal).
Também foi criado o Ministério da Defesa, acabando com os ministros militares, rebaixados para comandantes.
Armando, quanto a fiscalização das Agências, aí meu caro, é pedir demais.
As Agências Reguladoras se tornaram Sindicatos dos Patrões. Diretores e Presidentes ganharam mandatos, não podem ser demitidos, como todo trabalhador o é.
Foram transformadas em barganha para cargo indicado por deputados e senadores e os empresários ligados ao negócio.
Que fazer?
Sr. Nascimento,
Veja a mensagem que uma passageira enviou para a família antes do võo..
“2 horas de voo, vamos chegar com chuva, que medo desse voo. Avião velho, tem uma poltrona quebrada. Caos”,
O Avião era uma “lata velha”, e com poltronas quebradas…
O vôo vai ser um “caos”…..
Onde está a Anac criada pelo Papai Comuna?
Onde esta a fiscalização.?
Cadê os responsáveis pela Anac.?
Alguns deles se manifestaram a respeito do acidente?
Por isso que falo e repito, essas agências criadas pelo Papai Comuna FHCorrupto é só para acomodar a militância vagabunda e preguiçosa e mamar nasa Tetas Públicas, meu, seu, nosso dinheiro……
E quer mais, essa gentalha está pouco se lixando com o acidente e para quem perdeu seus entes queridos, é só mais um para a estatística e vida que segue, com muita grana, vinhos caros, lagosta, salmão, caviar ………
Que fazer.??
Fecha todas essas agências e mandam todos chupins para a ponte que caiu em Paris……
È o minimo que o Larápio pode fazer se ainda é reponsável pela cadeira….
aquele abraço….