Expectativa na Ucrânia quanto à reação da Rússia, que evacuou 180 mil pessoas

Putin diz que ataque da Ucrânia contra a Rússia mira negociações de  cessar-fogo | CNN Brasil

Putin ouviu relato dos governadores e vai agir

Deu no InfoMoney
Bloomberg

As forças armadas da Ucrânia tomaram controle de 28 cidades e vilarejos na região de fronteira de Kursk, na Rússia, levando um sexto da população local a fugir da incursão, informou o governador regional interino ao presidente Vladimir Putin.

Mais de 120 mil pessoas deixaram suas casas e cerca de 60 mil estão aguardando evacuação, disse Alexey Smirnov a Putin e aos principais oficiais de segurança da Rússia durante uma reunião televisionada nesta segunda-feira (12).

DIZ O GOVERNADOR – As forças ucranianas penetraram pelo menos 12 quilômetros no território russo e controlam uma área de fronteira de pelo menos 40 quilômetros de largura, embora não haja “uma compreensão clara” de onde estão suas tropas, afirmou.

A avaliação franca da escala da intervenção ucraniana levou Putin a interromper o governador, pedindo que ele se concentrasse em “ajudar as pessoas” e deixasse a avaliação da situação no campo de batalha para os militares. A transmissão foi encerrada logo em seguida.

Putin afirmou que a principal tarefa do Ministério da Defesa era “expulsar o inimigo de nossos territórios e, junto com o Serviço de Fronteira, garantir a proteção confiável da fronteira estatal”.

AGRAVAMENTO – Ele reconheceu que os combates poderiam se espalhar ainda mais na Rússia, dizendo ao governador da região vizinha de Bryansk que, se a situação estava calma ali agora, “isso não significa que a situação permanecerá a mesma amanhã”.

“A Ucrânia continuaria os ataques para tentar desestabilizar a situação política no país”, disse Putin. O governo em Kiev estava tentando impedir a ofensiva da Rússia no leste da Ucrânia e estava “esforçando-se para melhorar suas posições de negociação no futuro”, afirmou.

A Rússia enviou reforços para tentar conter o ataque surpresa da Ucrânia, a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial que um exército estrangeiro tomou controle de parte de seu território. É o maior ataque dentro da Rússia desde que Putin ordenou a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, que deveria terminar em dias e agora já está em seu terceiro ano.

OBJETIVOS – Funcionários em Kiev têm sido discretos sobre os objetivos de sua operação. O presidente Volodymyr Zelensky disse em seu discurso noturno no sábado (10) que o comandante-em-chefe do Exército, Oleksandr Syrskyi, o mantinha informado sobre “nossas ações para empurrar a guerra para o território do agressor”, sem oferecer mais detalhes.

“Os russos foram barbaramente envergonhados”, disse Matthew Savill, diretor de ciências militares do Royal United Services Institute em Londres. No entanto, “sustentar uma força de qualquer tamanho na Rússia e defender-se contra contra-ataques será difícil, dadas as reservas limitadas disponíveis” para a Ucrânia.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A grande dúvida é avaliar o tamanho do estrago que Putin fará, em represália à investida ucraniana. O presidente Zelensky disse que a invasão é uma maneira de forçar Putin a negociar, mas pode acontecer o contrário. Eis a questão. (C.N.)

5 thoughts on “Expectativa na Ucrânia quanto à reação da Rússia, que evacuou 180 mil pessoas

  1. Avançaram 12km Russia adentro, qual o tamanho da Russia?

    Alguns pontos:
    – Os Ucranianos deveriam reforçar a defesa do Donbass com essas unidades em vez de tentar essa ofensiva sobre Kursk. Os russos já avisaram que não vão mover nenhum homem das unidades que estão lutando em Donbass. Vão mandar reservas. Periga muito da Ucrânia além de não conseguir nada em Kursk ainda perder mais territórios no Donbass;
    – Sem cobertura e supremacia aérea as baixas serão astronômicas, fora a logística para mandar suprimentos para a manutenção da tropa, combustíveis, munição, alimentação. Como disse antes, seria mais útil usar esses recursos reforçando a defesa.

  2. O povo é igual em todo mundo, depois de 900 dias de guerra alguns russos se deram conta de que ela não uma simples “operação especial” como a televisão conta que é. Quem tem a casa bombardeada muda de ideia na hora, se dá conta de que o governo mentiu, e é isto o que o ditador mais teme, que o povo se de conta de que vive uma ditadura, e que esta ditadura está em uma guerra para valer, e não em uma simples “operação especial” que só os muito ingênuos insistem em acreditar. Slava Ukraini!

    • Vc está falando do povo russo.
      Invadiram a terra deles, agora meu amigo….
      Segura o rojão.
      Compreendo o seu pensamento de frouxo da Banânia, mas lá na última guerra perderam 28.000.000 milhões de compatriotas para ganhar a guerra.
      São russos e não bozos

  3. A Rússia já deveria ter metido ” bombas atômicas estratégicas ” na Ucrânia há muito tempo , pelo fato de que a Ucrânia esta servindo de cabeça de pontes para os EUA e OTAN atacarem a Rússia , desde o início do conflito da Ucrânia contra a Rússia mas ainda dá tempo da Rússia usar as bombas atômicas estratégicas contra a Ucrânia e dar um basta nos ataques por parte da OTAN e EUA através da Ucrânia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *