Pesquisa Atlas/Intel indica desconfiança no trabalho do STF, inclusive no caso X

Tribuna da Internet | Supremo está “fora do ar”, com ministros inatingíveis  e acima de qualquer suspeita

Charge do Duke (O Tempo)

William Waack
CNN Brasil

O Judiciário e sua Corte Suprema, o Supremo Tribunal Federal (STF), não existem para agradar as pessoas, mas para garantir o cumprimento das leis, ainda que isso possa causar descontentamento. Mesmo assim, é preocupante o grau de desconfiança da população em relação ao trabalho dos ministros do STF. Essa desconfiança foi detectada em uma pesquisa de opinião realizada para a CNN.

Quase metade da população brasileira avalia como péssimo o desempenho desses ministros no que diz respeito à defesa da democracia e à manutenção da imparcialidade entre rivais políticos, registrando uma das piores marcas nessa pesquisa do Instituto Atlas/Intel.

No que se refere à recente suspensão da plataforma X, uma pequena maioria da população discorda dessa medida, e uma maioria um pouco mais ampla considera que a suspensão contribui para enfraquecer nossa democracia.

BEM DE TODOS – O que preocupa não é a maior ou menor popularidade de uma instituição como a Corte Suprema. Reiteramos que o STF não deve ser avaliado por esse critério para cumprir suas funções constitucionais. Contudo, a observância das leis e normas, essencial para o convívio social, também depende da autoridade que as pessoas conferem a instâncias como o STF.

As pessoas precisam não apenas obedecer às ordens judiciais, mas também acreditar que o Judiciário atua para o bem de todos. Os ministros do Supremo Tribunal Federal não precisam ir às ruas para convencer as pessoas do que faz, mas o distanciamento detectado por essa pesquisa Atlas/Intel é um importante sinal de alerta.

Sem confiança na autoridade, o próximo passo é a perda de legitimidade, o que seria prejudicial não só para o STF, mas para toda a sociedade.

3 thoughts on “Pesquisa Atlas/Intel indica desconfiança no trabalho do STF, inclusive no caso X

  1. Quem vai acreditar numa turma que soltou o maior corrupto desse País,na pessoa do fachin. Qyem vai acreditar nessa turma que livra a cara de políticos corruptos arquivando processos. Quem vai acreditar nessa turma enquanto a maioria do povo luta dia a dia pela sua sobrevivência levam uma vida nababesca. Só aqueles que tem os eleitos da proteção desses caras

  2. O Sílvio de Almeida foi demitido,irá apresentar defesa.
    Já havia sido condenado no tribunal da Internet.
    Ele alega que a ONG que o acusou foi alijada de processo de licitação por maus feitos.
    Que tudo seja averiguado, porém fica meu pesar pela perda de uma mente brilhante no lugar certo.
    No entanto, sabemos como são os humanos, com o poder nas mãos…….a corrupção tem várias faces.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *