Departamento de Justiça dos EUA investiga venda de caças ao Brasil

O caça Gripen em seu primeiro voo na Suécia em 2019

A Boeing perdeu a concorrência, mas não se conformou

Pedro Augusto Figueiredo
Estadão

A Saab, empresa sueca fabricante de aeronaves, informou nesta quinta-feira, 10 que foi intimada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos a prestar informações sobre a compra efetuada pelo Brasil de 36 caças militares do modelo Gripen no valor de US$ 4,5 bilhões. O comunicado da empresa, na prática, revelou a existência de uma investigação no país norte-americano sobre o negócio.

No Brasil, uma ação penal contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi trancada pelo ministro Ricardo Lewandowski em fevereiro de 2023 — então no Supremo Tribunal Federal (STF), ele depois tomou posse como ministro da Justiça no ano seguinte.

LULA NEGA – O petista foi denunciado pelo Ministério Público Federal em 2016 por suspeita de tráfico de influência na contratação. Lula sempre negou ter participado das negociações do contrato assinado em 2014, quando ele não era mais presidente.

O edital para a compra dos caças foi lançado em 2006, ano em que o País era governado pelo petista. Além da Saab, a americana Boeing e a francesa Dassault também participaram da concorrência, que só foi concluída oito anos depois, já no final do primeiro mandato de Dilma Rousseff (PT).

A negociação entrou na mira da Justiça brasileira por causa da Operação Zelotes. Deflagrada em 2015, a Zelotes inicialmente investigava a venda de decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Depois, passou a incluir suposta venda de uma medida provisória editada no governo Dilma para prorrogar incentivos fiscais a montadoras de veículos e favorecimento da Saab na compra dos caças Gripen.

CRIMES DE LULA – Na denúncia em 2015, o MPF atribuiu os crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e associação criminosa a Lula, afirmando que ele, entre 2013 e 2015, já como ex-presidente, “integrou um esquema que vendia a promessa de que ele poderia interferir junto ao governo para beneficiar as empresas”. A Procuradoria apontou ainda que, em troca, o filho do petista, Luis Cláudio, recebeu cerca de R$ 2,5 milhões.

Anos depois, o então ministro do STF Ricardo Lewandowski suspendeu a ação penal contra Lula em março de 2022. Ele apontou parcialidade na atuação dos procuradores no caso e citou mensagens trocadas entre eles que vieram à tona após o hackeamento dos celulares de integrantes da força-tarefa da Lava Jato.

No entendimento do magistrado, as comunicações mostraram que mesmo integrantes do MPF consideravam frágeis as acusações contra Lula. Lewandowski trancou três investigações sobre Lula da extinta Lava Jato e da Operação Zelotes

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
Bem, agora não há mais Lewandowski nem Supremo brasileiro pela frente ou protegendo a retaguarda. As provas serão examinadas segundo as leis norte-americanas, que aliviam as atividades de lobby mas criminalizam duramente a corrupção. Vamos acompanhar para ver aonde isso vai p0usar. (C.N.) 

11 thoughts on “Departamento de Justiça dos EUA investiga venda de caças ao Brasil

  1. Uma coisa é certa, se o laranjão vencer a eleição gringa, os membros do cartel de traficantes PT/5TF serão banidos dos países democratas. Adeus compras na Flórida e “palestras” em Nova York.

  2. Esse contrato de compra é uma piada, como pode uma terceira parte querer dar pitaco em um contrato bilateral, sendo que esse terceiro também participou da disputa e perdeu??

    Se for continuar enchendo o saco, era o caso de mandar a Saab pros quintos dos infernos e negociar uma nova compra com a Rússia ou China, muito mais confiáveis.

  3. Poxa , quem diria que o Brasil fabricava (exportava) seus próprios aviões de guerra e agora esta se sujeitando a compras de sucatas aéreas mundo afora , e mesmo assim com restrições de uso e sem autonomias para adequá-los as reais necessidades do Brasil , com o agravante de que os aviões Russos Shukkoi tem alcance que cobre todo o território Brasileiro sem precisar de reabastecimento , mas o governo Lula recusou a proposta , em seu 1º mandato , preferindo compras dos suecos ainda na planta, em detrimento aos aviões Russos já em plena atividade e comprovada eficácia .

  4. E lembrar que os cadetes da AFA de 2004, conhecedores da História, perguntavam ao então comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Bueno, no auditório em Pirassununga:

    “Por que não temos pleno domínio tecnológico e não produzimos armamentos estratégicos como esse em território nacional?”

  5. Senhores Rafael Santos , Ching Ling lembremos que a Rússia se ofereceu em vender , fabricar seus ” aviões Sukkoi ” , no Brasil através da Cia. Heliobras usando suas plantas fabris já existentes e transferir plena ” tecnologia e autonomia ” para adequá-los as necessidades do Brasil , algo que nenhum dos países-membros da OTAN e monopolistas mundiais ” bélicos ” ocidentais ofereceu e muito menos permitiram ao Brasil , com a conivência de nossos inimigos internos da sociedade Brasileira , daí a ” DEMONIZAÇÃO ” do Estado nacional Iraniano legítimo ” , por quebrar essa ” hegemonia extremamente nociva👰 Ocidental e Israelense ” , no Oriente Médio e parte da Ásia .
    Por qual cargas d’água as ” dinastia e monarquias ” Árabes ” e a seu povo , ainda se submetem a esse tipo de ” chantagem e escravidão ” , por isso sugiro que as autoridades e ao povo ” IRANIANAS ” não se deixem desarmar, sob nenhuma hipótese , pois se isso acontecer com toda certeza o ” Estado Nacional Iraniano ” e seu povo serão ” TRUCIDADOS ” haja vista que os Israelenses estão atacando e matando os membros das forças da ONU deliberadamente , para abrirem e criarem mais uma cabeça de ponte , para atacarem o Irã isso é liquido e certo , portanto nenhum pais do mundo precisa dominar como pressuposto todo o ciclo do urânio.

  6. A Rússia não se caracterizam para entregar as aeronaves no prazo, Sukoy e Migs são bons caças, o problema é que não entregam o código fonte.
    Os americanos não entregariam os Hornets ou F35 com código fonte, além de ser os mais caros. O Rafale na mesma toada, Os Grifos foram desenvolvidos em conjunto com a Embraer e teremos toda tecnologia sem restrição.
    Acho que foi esse o conceito da compra.
    Se houve corrupção é outra estória.

  7. A compra do projeto dos aviões suecos foi um bom negócio, pois há transferência de tecnologia. O Brasil, por enquanto, é o único país que possui esses aviões operacionais e a Tailândia é outro país que optou por eles.

    OS EUA queriam vender seus aviões “F -X” simplesmente, sem transferência de tecnologia.

    O que era mais interessante ao Brasil?

    Tudo é uma questão de negócio (não por causa de combate à corrupção) e os EUA gostam de ganhar. Quando perdem, ficam procurando qualquer coisa para tentar se beneficiar.

  8. Senhor José Vidal , de fato os EUA não admitem serem jogados para escanteios de forma alguma , e muitos menos aceitam em serem suplantados por seus concorrentes estrangeiros , em sua área de atuação , haja vista o que fizeram com a plataforma Tik Tok , forçaram-na a deixar os EUA com base na tal lei local de segurança nacional , a mando dos concorrentes nacionais norte-americanos por não suportarem a concorrência da plataforma Tik Tok .

  9. Senhor PEDRO RICARDO MAXIMINO , indague e informe aos ” os cadetes da AFA de 2004 ” , a bancarrota , destruição e entrega da ” indústria bélica Brasileira ” aos estrangeiros , fora iniciada no então governo Fernando Collor de Melo e consumado no governo de FHC , resultando na ” sabotagem , explosão do ” Centro Aero- espacial ” da Barreira do inferno – RN , matando e mutilando vários ” cientistas e técnicos ” Brasileiros , exatamente um dia antes de seus testes definitivos , em consorcio com outros países , sendo que jair bolsonaro entregou de mãos beijadas e de graça aos EUA , essa área estratégicas do Brasil , e tão cobiçada por meio mundo , por estar próxima a linha meridiana do ” Equador ” .

  10. Senhor PEDRO RICARDO MAXIMINO , lembrete quando o ex-presidente jair messias bolsonaro e seu ministro da economia ” Paulo Guedes Ladrão ” , entregaram o ” CENTRO DE PESQUISAS AERO-ESPACIAL ” , aos EUA por meros ” migalhas” de $43 milhões de dólares , com o agravante de que delimitaram um perímetro (raio) de mais de um km como território norte-americano , portanto haja o que houver nesse perímetro , as autoridades Brasileiras , não tem direito a intervenção e nenhuma ingerência , pelo fato de que o ex-presidente jair messias boldonaro concedeu subserviente tal ” STATUS ” aos EUA .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *