Deu na Folha
O presidente Lula não vai mais embarcar para a Rússia, onde participaria da reunião de cúpula dos Brics. Ele foi internado no hospital Sírio Libanês de Brasília após um acidente doméstico em que sofreu uma queda no banheiro e bateu a cabeça. De acordo com relatos, o petista estava sentado em um banco e escorregou.
O acidente ocorreu na noite de sábado (19), quando Lula e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, finalizavam os preparativos para a viagem à cidade russa de Kazan, que abrigará o encontro.
EM OBSERVAÇÃO – Lula foi ao hospital, recebeu pontos na nuca, voltou para a residência oficial, no Palácio da Alvorada, e neste domingo (20) retornou à instituição médica para novos exames.
Ele agora está em casa, mas permanece em observação. Deve despachar normalmente na segunda (21). De acordo com relatos feitos à Folha, apesar do susto, não houve maiores problemas e em momento algum o presidente perdeu a consciência.
Lula vai participar da reunião do Brics por videoconferência. Ele está reunido neste domingo com o chanceler Mauro Vieira e outros ministros para discutir a operacionalização e os detalhes de suas intervenções.
DIZEM OS MÉDICOS – De acordo com boletim médico, ele sofreu “ferimento corto-contuso em região ociptal”, responsável pela percepção visual. O petista levou pontos na região atrás da cabeça.
“Após avaliação da equipe médica, [Lula] foi orientado a evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades”, diz o boletim. Um voo do Brasil a Kazan, onde será realizado o encontro, pode durar 17 horas. Os médicos consideraram que o melhor para o presidente era ficar em Brasília.
A viagem estava prevista para ocorrer neste domingo (20), mas foi cancelada depois que o presidente fez exames que indicaram a necessidade de permanecer em Brasília.
ENCONTRO COM PUTIN – Ele foi atendido pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, que viajou para a capital para atender o presidente.
A reunião dos Brics seria o primeiro encontro de Lula com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, depois do início de seu terceiro mandato. Em setembro, os dois conversaram por telefone e discutiram uma proposta para encerrar a Guerra da Ucrânia.
Segundo o Palácio do Planalto divulgou à época, eles abordaram o plano conjunto de Brasil e China para encerrar o conflito, que tem como um dos pontos principais a realização de uma conferência internacional com a participação de Moscou e Kiev, atuando de forma igualitária.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Infelizmente, a idade não perdoa. Por mais que Lula insista nessa aventura da reeleição aos 81 anos, fica claro que essa bagaça não vai dar certo. Aqui na Tribuna alguns comentaristas já chamam o presidente de “Biden Lula”, porque aos 81 anos o presidente americano não diz coisa com coisa e parece estar sempre sob efeito de medicamentos tarja preta. Lula também precisa de um chinelo e um pijama de flanela, mas a primeira-dama gosta de viajar… (C.N.)
Estava era cheio de cachaça.
Concordo, Carlos Newton. O homem precisa descansar, mas Janja, sabe como é…
1) Ué, mas eles podem viajar como cidadãos comuns… claro com direito a acompanhantes e seguranças… com dinheiro próprio…
dinheiro próprio?
Ou dinheiro do próprio contribuinte-eleitor pagador dos impostos mais caros do Planeta…
Independente de opções políticas,meus desejos de Muita Saúde ao presidente Lula!
Só turismo
A lamentar muito a queda, mas a viagem que Lula e Janja fariam à Rússia, a exemplo de outros passeios externos que fizeram, não traria certamente nenhum resultado positivo de interesse do povo brasileiro.
Mas as vodkas que iria degustar e trazer valeria a pena
Vai que agora os parafusos soltos foram encaixados e segundo o procurador venezuelano, o tido sósia poderá ser autenticado!
Será que DNA. Janja deu uns “tabefes” no marido e por isso ele caiu do branquinho???? Kkkkkkkk
Raios parta o Google que quer sempre alterar o que escrevo. Não é branquinho ..é banquinho desculpem
Alguém estando sentado em banco no banheiro, escorregar e bater com a caça no chão, é impressionante
CONTUDO, FOI BOM AVISAREM QUE LULA NÃO IRÁ À RÚSSIA. PORQUE LÁ, NA REUNIÃO DO BRICS, TALVEZ NEM NOTASSEM SUA FALTA, DADa A SUA TUAL IRRELEVÂNCIA INTERNACIONAL.
Pelo visto já estão preparando a sua saída da vida pública, e de um modo geral, de todo um contexto social. Provavelmente irá fazer companhia aos que já se foram. A estratégia do seu acidente e desaparecimento momentâneo, é o começo do fim.
Simples assim.