Danielle Brant
Folha
O ministro Luiz Fux (Supremo Tribunal Federal) prorrogou os efeitos de uma medida cautelar e manteve no cargo o procurador Eduardo Ribeiro Gomes El Hage, coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro, punido com suspensão de 30 dias pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público).
A decisão vai de encontro à mudança no regimento interno da corte que restringiu as decisões individuais dos ministros, na avaliação de interlocutores. A medida determina que o plenário ou as turmas deverão avaliar medidas cautelares adotadas individualmente pelos ministros sempre que elas estiverem embasadas na necessidade de preservação de direito individual ou coletivo.
MINISTRO EXPLICA – Por meio da assessoria, o ministro Luiz Fux informou que, conforme o próprio regimento, a liberação de liminares para referendo é automática. Dessa forma, não houve nenhum ato do relator contrário ao regimento. O STF informou, também por meio da assessoria, que iria verificar o motivo de o caso não ter sido submetido automaticamente a referendo.
Em dezembro de 2022, o CNMP decidiu suspender El Hage por 30 dias por considerar que houve violação do sigilo de um processo envolvendo o ex-senador Romero Jucá (MDB-RR).
Em março, Fux deu uma cautelar mantendo El Hage no cargo até o CNMP concluir o julgamento dos recursos apresentados pelo procurador, o que o conselho fez ainda em março.
NOVA CAUTELAR – No entanto, em junho o ministro do STF deu nova decisão prorrogando os efeitos da cautelar e suspendendo a punição aplicada pelo CNMP até que se julgue completamente a ação que corre no Supremo.
“Verifico que a instrução do feito ainda se encontra em andamento e, ao menos neste juízo de cognição sumária e sem prejuízo de deliberação diversa em momento posterior, ainda restam presentes os requisitos para a concessão da medida de urgência postulada, porquanto coexistem a plausibilidade do direito invocado e o receio de dano de irreparável pela demora na concessão definitiva da tutela jurisdicional”, escreveu Fux.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Entre todos os ministros contemporâneos do Supremo, inclusive os que se aposentaram, como Celso de Mello, Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski, quem demonstrou maior coerência jurídica e respeito à Constituição e à jurisprudência foi Fux. Não há apoio dele a nenhuma das chamadas “decisões políticas” todas pelo Supremo. É o primeiro e único, “primus inter pares”, com dizem os juristas. Deveria ter o respeito da República por essa invulgar coerência. (C.N.)
Ao que parece estão vendo que é perigoso a polítizacao pra defender gente sem qualquer compromisso com as leis.
O suposto arquiteto do assassinato da Marielle, absurdamente explorado por essa gente desprezível, é da sua base política aliada.
Talvez isso explique a federalização do caso.
Vejam o que diz a imprensa oficiosa dessa turba.
https://www.cartacapital.com.br/politica/gravacao-indica-que-domingos-brazao-mandou-matar-marielle/
Como agentes públicos com altos graus de conhecimento tenham feito tal barbárie jurídica pra beneficiarem essa gente?
Mas o matador não é o Ronald Lessa?
Não entendi o Carta Capital.
Eu me enganei e colouei uma notícia da Caera de 2019. Essa denúncia foi abafada. Só que agora, com a delação premiada do Queiroz, voltou à tona a participação do Brazão.
Aí que vem a dúvida. Será que, sendo da base aliada do PT, a federilização do caso seria pra segurar a onda?
Equivoquei-me e coloquei uma notícia da Carta de 2019. Essa caso foi abafado. Agora com a delação premiada do Queiroz, voltou à baila.
Será que a idade trouxe a “maturidade” do nosso líder dos caras pintadas?
https://extra.globo.com/noticias/rio/domingos-brazao-lindbergh-jovem-10961735.html
https://www.cartacapital.com.br/politica/gravacao-indica-que-domingos-brazao-mandou-matar-marielle/
Creio que sim.
https://veja.abril.com.br/politica/lindbergh-levou-propina-de-45-milhoes-de-reais-diz-odebrecht
Creio que sim.
https://veja.abril.com.br/politica/lindbergh-levou-propina-de-45-milhoes-de-reais-diz-odebrecht
Será que o Ministro Gilmar estava com razão?
https://www.brasil247.com/poder/gilmar-pt-tem-dinheiro-para-campanhas-ate-2038
Pra pensar sobre a bagaça que virou nosso país, depois das descondenações e a tentativa impossível de passar borracha na História para defender determinada gente.
‘Quem com porco se mistura, farelo come’
Após 6 mil anos da criação, desenvolvimento e aperfeiçoamento da escrita tudo continua como era antes. A mente acanalhada e apatifada do ser humano não muda. Quem pesquisar a história da transmissão das notícias ou informações verá que tudo que temos hoje já havia no mundo antigo das comunicações. Via satélite (pombo, fumaça, dispositivos de mensagem à distância de milhares de metros, etc.). Ipod/tablet (acta diurna), redes sociais (muros, mensagens via escravos para os amigos, correligionários, etc.). Livros de história/estórias escritos pelos vencedores (altos e baixos relevos em montanhas, obeliscos, templos, palácios, etc.). Uma coisa, porém, não mudou: a canalhice, a hipocrisia, patifaria, impostura do cérebro humano ‘’moderno e evoluído’’ de 200 mil anos do Homo sapiens!
Em 01.08.2023, a grande mídia brasileira deísta, cristã, drogada e prostituída noticiou a ida do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude em Portugal. Com exceção da Rede Record todos se recusaram a mostrar os protestos de rua do povo português contra Francisco e sua Igreja romana monárquica criminosa, pedófila, homofóbica, estupradora; igreja misógina (defensora da legítima defesa da honra patriarcal), assassina, genocida, saqueadora, invasora, colonialista, escravocrata, anticientífica, anti-higiênica, terraplanista, geocentrista. Igreja dominadora (Vejam que o Supremo Tribunal Federal mantém o crucifixo em seu enorme paredão arquitetônico). Igreja pródiga, lobista, ladra, rapinadora, assaltante do dinheiro público. O Bispo Macedo repercutiu o protesto de rua contra os gastos públicos do governo português com o Papa Francisco porque sua Igreja Universal é concorrente pelo dinheiro potencial das ovelhas cristãs idiotas e descerebradas. Não foi por amor tal informação ou desprezo por fake news no formato de omissão, ocultação, desinformação, etc.
O ‘’Globonews em Pauta’’, por exemplo, teve dois jornalistas comentando o evento (Gerson ‘’Camarilha’’ e Ariel ‘’Paladino’’), sem os mesmos falassem uma só palavra sobre os protestos do povo e dos médicos e enfermeiros que sofrem miserabilidades enquanto o Governo de Portugal gasta milhões de euros com o marketing papal. O Estado português ainda não se separou da Igreja? O cachimbo, de fato, deixa a boca torta! Assim como o celibato gera pedofilia! O Marcelo Cosme parede ter esquecido que a Igreja que herdou o Império Romano prendia, torturava e cortava literalmente homossexuais ao meio nos açougues e matadouros sanguinários da Santa Inquisição. O que houve Marcelo, medo de perder o emprego? Medo da ‘’liberdade de expressão’’ das Diretas-Já? Medo da Globo de perder audiência cristã católica? Ave César! Ave Hitler! Ave Stalin!