Roberto Nascimento
Em relação à tragédia climática no Sul, a solução chinesa das cidades-esponjas, implantada o na China pelo arquiteto e paisagista Kongjian Tu, é umá proposta que pode ser viável, por prever uma mais absorção das águas das chuvas, ser eficaz e de baixo custo.
Yu acredita que o modelo tradicional, centrado no concreto e focado em represas, barragens, piscinões e canais de drenagem, que fracassaram no Rio Grande do Sul, deve ser acrescido pelo sistema de conter as águas através de vegetação, manguezais, ações verdes, que funcionam como esponjas.
Em São Paulo, há uma lei que obriga a manter uma área verde em toda construção. Deveria ser adotada em todas as cidades do país.
POUCO MUDOU – Depois da Pandemia, pouca coisa mudou na percepção humana das tragédias, portanto, não creio que mudará muito, quando a poeira abaixar e as águas voltarem ao curso normal no Rio Grande do Sul.
O mercado não tem nenhuma disposição para resolver a crise climática. A única preocupação do mercado é o lucro. No Estadão, um artigo do lendário Thomas Friedman aborda os manguezais cortados na Mata Atlântica e os manguezais destruídos da sociedade americana por Trump.
Friedman destaca a importância dos manguezais para o ecossistema: suas raízes trançadas servem de criadouros de peixes e crustáceos, porque impedem a entrada dos predadores, além de absorver parte das toxinas da poluição marinha.
MANGUEZAIS MORAIS – Como os manguezais da Mata Atlântica, também estão sendo destruídos os manguezais morais e políticos da sociedade americana. A sociedade da maior democracia do mundo não se importa mais com os vigaristas, os mentirosos, os corruptos, os sonegadores, os misóginos e com homens como Trump.
O bilionário não ligou para o filho recém-nascido, foi se encontrar com a prostituta famosa e mandou seu advogado pagar pelo serviço. Mas os apoiadores de Trump não ligam para esses deslizes do seu ídolo, que sabe conduzir com maestria esse tipo de gado eleitoral.
Brasil e Estados Unidos estão cada vez mais iguais, na substância e no conteúdo. Donald Trump, apesar de tudo o que ele fez, se mantém em primeiro lugar nas pesquisas nas eleições presidenciais do dia 5 de novembro deste ano.
BRASIL E EUA – O manguezal moral da América foi cortado, vale tudo nos EUA. O que vejo de semelhança com o Brasil, é que ocorre o mesmo com Bolsonaro. Ele também destruiu filtros morais da sociedade brasileira e seus apoiadores continuam firmes com ele.
Sua atuação na Pandemia, a venda de joias por meio ilegal, a falsificação da carteira de vacinação, o planejamento do golpe de Estado, o uso da máquina pública em eventos comemorativos da República para atacar o Judiciário, o incentivo a política de armas para todos, tudo isso e muito mais, numa ampla destruição de manguezais morais e éticos.
Bolsonaro, será candidato em outubro de 2026. O Congresso prepara uma anistia ampla, geral e irrestrita para o mito e todos os envolvidos na tentativa do golpe de Estado. no dia oito de janeiro. O exemplo de Donald Trump está tão vivo que sinto o rufar dos tambores aqui no Brasil.
1) Quando leio algo sobre a China, lembro do livro que li na adolescência e tenho ele até hoje na estante….
2) Trata-se de “Ásia Maior – o Planeta China”, da jornalista brasileira Maria Martins; ela era esposa de um diplomata brasileiro e conheceram bem a China…
3) Na verdade, ela previu toda esta grandeza que vemos hoje no referido pais…
4) Claro que logo alguém vai falar aqui dos mortos no Maoísmo…, mas ela foi além e viu “intuitivamente” que seriam uma grande nação…
5) E estão sendo…
6) Parabéns Roberto Nascimento pelo bom artigo…
“Após o julgamento, Trump atacou todo mundo, inclusive o juiz.”
Lula, o descondenado, fez e está fazendo diferente?
1) Publicado pela Editora Civilização Brasileira,1958…
2) 330 páginas…
Valeu prezado Antônio Rocha.
A China se tornou a segunda Economia do mundo. Está no cangote dos EUA.
Se Trump for eleito em novembro, vai marcar o início da queda do império americano/ romano.
Trump vai ocupar o último girão do Inferno de Dante.
Essa alma procura a maldade e atrai milhões de pessoas, que seguem a cantilena do mal, que o ogro sabe muito bem administrar.
Os crimes, que ele cometeu, não ficarão impunes. Pode demorar, mas, ele vai pagar a conta, que sempre vem.
Trump difere de boçalnaro quando vemos as suas ideias a respeito da economia.
O primeiro é nacionalista. Quer as empresas americanas produzindo nos EUA.
Para isso, impõe taxas aos produtos importados e dá subsídios às empresas nacionais.
Isso agrada muito aos trabalhadores que viram sua renda diminuir, após a globalização. E Biden manteve isso.
Portanto, os eleitores de Trump se importam muito mais pela economia. Tanto os trabalhadores, como os milionários que não querem ser taxados. A moral fica em segundo plano.
José Vidal, a Economia não é mais um fator importante definidor das eleições.
A Economia pode estar indo muito bem e o povo numa pindaíba danada.
Trump venceu em 2016, na esteira das Fakenews, nas mentiras contra Hilary Clinton e na estratégia demonizadora contra os imigrantes, que ele usa até hoje.
O declínio da classe trabalhadora no mundo, se deve a automatização dos meios de produção. Informática, Robótica e a Inteligência Artificial.
A queda do modelo da Revolução Industrial ceifou empregos na América e no Brasil também, porque não se prepararam para os novos tempos. A famosa frase: ” É a Economia burro”. Não é mais ela, a razão de tudo.
Dá votos hoje, a política das armas na mão de todos, a pauta dos costumes tão a gosto dos evangélicos, o avanço do Agro derrubando árvores a rodo e a política de deseducação e destruição das Artes. Evidente, que são pautas das Elites nacionais, que incrivelmente o eleitor abraçou.
O resultado está aí, visível a olho nú: O Congresso está todo tomado por um conservadorismo retrógrado, sem nenhuma preocupação com o futuro do país. Vivemos o tempo da pilhagem dos ativos nacionais e da destruição do Meio Ambiente.
Do total de 513 parlamentares, mais de 300 deles seguem a orientação to Bolsonarismo. Quem manda no país hoje é o ex-presidente. Tem maioria no Senado e na Câmara.
Caro Roberto Nascimento,
a China copiou o modelo que o Brasil tinha e que baseou seu crescimento econômico .O qual, o Brasil, burramente, no governo Collor e mais profundamente no governo FHC, interrompeu bruscamente, dando uma guinada violenta que impôs uma derrocada na nossa indústria.. A China sabiamente está mudando lentamente tal modelo, como deveríamos ter feito.
Infelizmente temos um congresso com a maioria apoiando os delírios Bolsonaristas e um senado com a maioria cópia e cola das decisões no congresso, o governo não tem outra saída a não a negociação ardua
Por acaso o lula, chavez, Maduro, morales e outros similares são os símbolos da democracia
Quando Bolsonaro se vê no espelho, a imagem em frente é a do coronel Hugo Chavez e do seu sucessor, Nicolas Maduro, dois golpistas como ele.
Então ele lamenta: por que esses dois venezuelanos tiveram sucesso no planejamento e execução do Golpe de Estado na Venezuela?
No Brasil, o buraco é mais embaixo. Seria preciso mais inteligência e lambança de menos. Deixaram muitas pontas soltas.
Evo Morales não apita mais nada na Bolívia. Ele foi derrubado do Poder e perdeu completamente a liderança. Não soube aproveitar a chance que o povo boliviano lhe deu.
O próximo a ter o seu sonho de uma noite de verão, será o misógino, doidão, mentiroso, egolatra, chamado de Javier Milei. Uma caricatura do que há de pior na Argentina.
O planeta ficou pior, com o protagonismo dos políticos conservadores, que conseguiram dar voz, ao obscurantismo e ao negacionismo das sociedades incultas.
Biden e o LADRÃO, exemplos de moralidade ética. Kkk… surreal!
Isso que é um drible á moda Garrricha…..
Esquerdista já embolorado e míope, pindóca bem?
Roberto Nascimento é a solução, vai mandar plantar mangues lá no agreste nordestino.
Depois de prender Trump e Bolsonaro vamos exportar caranguejo para a Malásia.
Kkk…
Você faz piada com coisa séria, James Pimenta.
É preciso ter um olhar de solidariedade e procurar soluções que deram certo em outros países, para que não se repitam as tragédias climáticas, como a do Rio Grande do Sul.
Mas, piedade, diante das famílias gaúchas enlutadas, que perderam seus entes queridos, que perderam suas moradias e a dignidade perdida dentro de abrigos improvisados.
Os seres individualistas, não se preocupam com as pessoas, com o ser humano. Usam os recursos naturais de maneira destruidora, pensando somente em lucros, riquezas e Poder.
Esquecem, que uma hora, a conta chega e a natureza retoma os seus espaços.
O homem não tem o Poder de impedir ou controlar a Natureza. E as tragédias climáticas, que estão ocorrendo no planeta, comprovam isso.
Entretanto, os negacionistas não entendem o mínimo razoável. Em que mundo, pensam que estão?
Coisa séria, em:
https://benjaminfulford.net/donald-trump-and-alex-soros-fight-to-the-death-as-us-corporation-and-israel-implode/
A muito interesse econômico na destruição dos ecossistemas brasileiros, pois a negócios em extração mineral , vegetal , assim como a utilização de recursos hídricos de forma fraudulenta com destino a serviços indústrias e seus oligopólios. E lógico os protetores destas korgias são políticos diversos.