Bruno Boghossian
Folha
Ninguém poderia descrever a ressaca do governo com tanta franqueza. O líder de Lula na Câmara, José Guimarães, reclamou de uma falta de comando e cobrou mudanças. “O risco de acomodação do governo é muito grande”, disse. Já o chefe da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o presidente enfrenta um cenário de governabilidade “muito difícil”.
A dupla verbalizou uma leitura comum entre personagens próximos de Lula. Guimarães fez o desabafo numa reunião interna noticiada pela Folha. Costa lançou o diagnóstico numa entrevista ao G1. Os dois foram até mais brandos do que outros petistas influentes, que andam fazendo queixas a portas fechadas.
DESPRESTÍGIO – As derrotas e tropeços das últimas semanas levaram antigos conselheiros de Lula a enxergarem um risco de deterioração continuada da capacidade política do governo. Na prática, estão em jogo a ampliação do poder de grupos do Congresso e a redução definitiva do peso do Planalto nas discussões travadas ali.
Esses petistas afirmam que Lula deveria refundar o pacto que mantém o governo de pé. O primeiro passo seria uma reforma para redistribuir os ministérios ocupados por cada partido disposto a integrar a coalizão governista. A mudança teria o objetivo de forçar as legendas a indicarem ministros que garantam votos de suas bancadas no Congresso.
A velha guarda lulista aponta ainda a necessidade de um arranjo dentro de casa.
VÁCUO NO PLANALTO – Lula mantém um vácuo no Planalto com sua atuação bissexta como coordenador político. Para piorar, tem uma equipe em atritos dentro e fora do governo. A esta altura, segundo esses observadores, deveriam estar na mesa mudanças de nomes, métodos e prerrogativas.
A avaliação já foi levada ao gabinete de Lula, de maneiras diversas, por aliados que gozam da confiança do presidente. Nenhum deles saiu com a certeza de ajustes imediatos.
O chefe, de acordo com eles, mantém um retrovisor voltado para seu segundo mandato e aposta numa decolagem econômica que tornaria qualquer mudança secundária.
Off topic:
Segundo a coligação partidaria “Unidos pela DEMOcracia”, Bolsonaro esta por trás desses incêndios; esta tentando minar e desestabilizar o “excelente governo” do sr. LADRÃO da Silva.
Sob o silêncio dos artistas, incêndio no Pantanal bate recorde histórico no governo Lula
https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/59543/sob-o-silencio-dos-artistas-incendio-no-pantanal-bate-recorde-historico-no-governo-lula#google_vignette
Sr. Newton
Interessante..
Na “rede privada”, logo o Ladrão que é um dos que mais enaltece e defende a 8a Maravilha do Mundo, o SUS…..
Lula se vacinou contra dengue na rede privada, sem divulgar e antes da campanha do SUS
https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2024/06/lula-se-vacinou-contra-dengue-na-rede-privada-sem-divulgar-e-antes-da-campanha-do-sus.shtml
Fora, Ladrão
Bora , ,Coroné,, bota essa Quadrilha pra correr….
Sr. Newton
Já temos autorização para chamar o Ladrão de Ladrão Genocida…??
Brasil se aproxima de 6 milhões de casos e 4 mil mortes por dengue
Números são divulgados pelo Ministério da Saúde
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-06/brasil-se-aproxima-de-6-milhoes-de-casos-e-4-mil-mortes-por-dengue
Se Lula bem remunerasse essa espécie de “conselheiros” estaria a ouvir só elogios à seus “Nabuco/babilônicos”
“pró-gramas”!
PS. Vai pastar!