Pedro do Coutto
O presidente Joe Biden reconheceu não ter ido bem no debate da última quinta-feira, em Atlanta, nos Estados Unidos, contra Donald Trump. Porém, afastou qualquer ideia de renunciar a sua candidatura e deixar em aberto outra opção para representar os democratas. Joe Biden, com 81 anos, resistiu às pressões para abandonar os planos de reeleição. Um dos principais jornais dos EUA, o The New York Times, publicou editorial, nesta sexta-feira, sob o título “Para servir este país, o presidente Biden deveria deixar a corrida”.
No dia seguinte ao debate, durante comício na Carolina do Norte, Biden tentou transmitir confiança. “Sei que não sou mais um jovem. Não caminho com tanta facilidade, não falo com tanta fluidez, não debato tão bem quanto antes, mas sei o que sei: como dizer a verdade”, declarou. “Dou a vocês minha palavra. Não voltaria a me candidatar se não acreditasse, com todo o meu coração e minha alma, que posso fazer esse trabalho.”
Biden disse saber a distinção entre o bem e o mal. “Sei como fazer esse trabalho. (…) Sei que, quando o derrubam, você volta a levantar”, acrescentou o democrata. Mais do que um discurso voltado aos simpatizantes, as palavras do presidente tiveram o objetivo de aplacar a desconfiança dos próprios estrategistas da campanha democrata.
Não creio que Biden tenha ido tão mal assim. Os temas foram colocados e ele marcou posição em alguns deles, a exemplo da questão do aborto que divide os americanos e amerincanas de modo geral. O republicano e ex-presidente Donald Trump, seu potencial adversário nas eleições de 5 de novembro, afirmou não crer em uma desistência de Biden e celebrou uma “grande vitória” no debate. “Muitas pessoas dizem que, após a performance da noite passada, Joe Biden está saindo da disputa. Mas a verdade é que eu realmente não acredito nisso”, declarou, durante um comício na Virgínia.
Enfim, ficará para um outro confronto um novo embate entre os dois candidatos. Conforme disse, não foi tão ruim a performance de Biden, exceto quando apresentou a imagem de um homem cansado diante de uma possível nova gestão pela frente para governar os Estados Unidos. Enquanto isso, a imagem de Trump também não é boa. Ele está respondendo a uma série de processos que envolvem desde uma atriz pornô a problemas fiscais de suas empresas. Foi inclusive condenado duramente pelo júri de Nova York. O panorama não é tão favorável assim ao ex-presidente, acusado ainda da invasão do Capitólio, numa tentativa de fraudar as eleições de 2020. O eleitorado terá que escolher entre o candidato que recorreu à fraude e um candidato que apenas passou a sensação de cansaço no debate da televisão.
Brasileiro, sabe que vai dar mancada e dá!(José de Vasconcelos)
Biden, teria sangue brasileiro?
Concordo 100% com a análise de Pedro do Couto.
“Biden não foi tão mal assim”.
É muito difícil, o embate contra um oponente, que só diz mentiras, o tempo todo. Trump é um mentiroso contumaz, obsessivo e transmite ódio e rancor, em tudo que faz.
O povo americano, não vai querer se enforcar na própria corda. O troglodita Donald Trump é uma ameaça real a Democracia americana e um perigo para o mundo.
Se ganhar, vai virar um Ditador e arrastar o mundo para uma terra de tiranos. Olha o exemplo da Bolívia, aí, bem pertinho de nós.
Com Trump no Poder, o Ditador da América vai dar seu aval, para um novo oito de janeiro, aqui no Brasil, com direito ao apoio da Quintal Frota no Litoral do Rio de Janeiro, para apoio logístico dos insurgentes.
A Capital do país, será devastada, sem choro nem vela, com mais ódio do que o constatado em oito de janeiro. Acho até, que com a força do golpista, esse cerco a Praça dos Três Poderes será em um dia de semana.
Vocês imaginam, se os golpistas do oito de janeiro de 2023, escolhessem a quarta-feira para iniciar as depredações? O que seria dos parlamentares da Direita, da Esquerda ou do Centrão? Não sobraria nenhum, irmão. Se jogaram o relógio centenário comprado por Dom João VI no chão, com tamanha violência, então, vamos botar nossas barbas de molho e esquecer qualquer aventura golpista.
Tenham juízo e observem o que ocorre no mundo.
Estamos em perigo latente.
Sim a esquerda, é perigosíssima, bem como seus insanos, perdulátios, sugadores e obtusos adeptos, tipo manada de lemingues, rumo ao despenhadeiro!