Roberto Nascimento
As análises políticas sobre o primeiro debate entre Joe Biden e Donald Trump, apontam na direção da vitória do candidato republicano. Tenho visão diferente sobre quem venceu ou quem perdeu. Se Trump venceu, quem perdeu foi o povo americano, que é o ator principal e sofreu uma contundente derrota.
Fala-se que o problema é a idade – Trump completou 78 anos dia 14 de junho, é três anos e meio mais jovem do que o democrata Biden, que completa 82 anos no dia 20 de novembro, 15 dias depois da eleição.
UMA AMEAÇA – Todos sabem que Donald Trump é uma ameaça à democracia nos Estados Unidos e no mundo. Seu currículo é impressionante – um empresário misógino, apresentador de TV, abusador de mulheres, mentiroso, sonegador de impostos, cínico, troglodita e principalmente um tremendo de um golpista.
Na sucessão passada, Trump fez de tudo para fraudar a vontade do eleitor americano, a ponto de incentivar a invasão do Capitólio (Congresso americano). Foi uma tragédia que poderia ter ocasionado um massacre de senadores. No final, morreram quatro policiais na invasão e um outro foi levado ao hospital em vida, mas não resistiu.
Trump tem um espírito autoritário e vingativo. Ele usa as armas de psicologia das massas, atuando nas consciências individualistas e nacionalistas, que abominam a concorrência dos imigrantes.
PROMESSAS VÃS – Como candidato, é de uma falta de caráter impressionante, fazendo promessas vãs, que nunca irá cumprir, como o muro da fronteira com o México, a redução drástica dos impostos, subsídios aos combustíveis, pleno emprego e inflação abaixo de zero. É a América primeiro, na enganação dos marqueteiros republicanos.
Portanto, se essa figura dantesca conseguir voltar ao Poder, quem perderá, além dos americanos, serão os demais habitantes do planeta.
Trata-se de um perigo anunciado. A vitória desse ogro significará um passaporte para militares e golpistas da América Latina, principalmente, que sonham em experimentar novo ciclo de ditaduras militares e civis. Aliás, uma avant-première de quarteladas protagonizadas por generais ocorreu nesta semana na Bolívia.
GOLPES EM SÉRIE – A Bolívia, como toda a América Latina, tem histórico de golpes em série. Mais de tentativas de golpes foram desferidas contra a democracia boliviana nos últimos 30 anos. Lembro do troglodita Hugo Banzer, um dos mais violentos ditadores da Bolívia, do mesmo DNA do general paraguaio Strossner e do chileno Augusto Pinochet, quem em 1973 invadiu o Palácio Lá Moneda e matou o presidente Salvador Allende
Os brasileiros precisam ficar atentos, porque o que acontece nos Estados Unidos costuma se repetir por aqui. Esse é o cenário da tragédia anunciada. Por isso, a vitória de Joe Biden ou de outro candidato democrata, significará a preservação do regime em sua inteireza.
Sou otimista e tenho esperança em dias melhores para a humanidade, que nunca correu tanto perigo de extinção como agora, tanto através de uma guerra nuclear, quanto ao perigo das repetidas tragédias climáticas.
Bah!
“Dendos”, em:
https://youtu.be/cPHCOKK0HpI?si=hxT4RPc20Rahjz7w
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/06/governo-teme-bolsonarismo-energizado-com-fortalecimento-de-campanha-de-trump-apos-debate.shtml
Biden versus Trump é realmente uma prévia do que seria loola versus bozo. Uma nova desgraça para a Pindorama.
O desenho para 2026 é exatamente, o que tu descreveste.
Lula versus Bolsonaro.
Se Mefistofeles estivesse numa opção entre Lulla e Bozo, teria meu voto.
A única tragédia anunciada será para as esquerdas.
Outro massacre, caro Walsh. Já não bastou os 21 anos do movimento de 1964?
Você quer mais?
O país precisa de união, de Saúde e Educação e não de aniquilação de grupos políticos, seja de que lado for. O Brasil é de todos os brasileiros na convergencia e na divergência.
Li já algum tempo sobre um assunto que o mundo esta ficando chato. Esses esquerdistas se julgam os donos da verdade e que só eles podem e resolverão todos os problemas. O que os esquerdistas até agora deixaram de legado para a humanidade, genocídio, perseguições religiosas, e data de liberdade. Será que esse cara está também torcendo pela vitória do maduro
Em primeiro lugar, ninguém tem o dom da verdade.
Em segundo, culpar a esquerda por tudo que acontece no país e no mundo, é uma tremenda de uma falácia, uma mentira deslavada .
O mundo vive uma predominância de governos Conservadores de Norte a Sul. Na Europa então, Marie Le Pen e Geórgia Meloni, praticamente estão dominando a França e a Itália.
A Social Democracia na Europa praticamente acabou.
Só a Espanha é governada por um Socialista, Pedro Sanches.
Na América Latina, não tem um governo para chamar de esquerda. Venezuela e Cuba são duas ditaduras de Estado.
Vivemos um momento de perda de direitos sociais duramente conquistados. Sem a esquerda para deixar os empresários sem dormir, a Direita botou a cara para fora do labirinto, tirando tudo que podem do pobre trabalhador.
Vai ser muito difícil recuperar o tempo perdido, sem a ajuda de Proust, que já não pode fazer nada.
O Executivo não apita mais nada no Brasil, quem manda no país são os Partidos Conservadores e o Centrão. A Esquerda está em minoria nos Três Poderes, logo, não se pode atribuir a Esquerda, as mazelas vividas pelo povo brasileiro.
Bom mesmo é o bidê não é verdade seu Roberto?
Tenha a santa paciência. O senhor é tão técnico e inteligente politicamente falando que deveria concorrer com o Trump. #ficaadica
Trump faz o discurso que a massa quer. Economia nacionalista é a que mais atrai os eleitores dele.
Afinal, desde os anos 1980, a ideia vigente é de Estado mínimo e que as próprias regras do mercado vão garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social.
As propostas do Consenso de Washington, a globalização, a precarização de empregos e a ascensão do capitalismo financeiro e de empresas globais monopolistas aprofundaram as desigualdades e a queda na renda média da população nos países que adotaram tais ideias .
Trump, com seu discurso de América em primeiro lugar, anti-imigração e antiglobalização, com empresas produzindo em seu próprio país gerando empregos mais bem remunerados, conseguiu muitos votos da classe média e de trabalhadores que sonham pela volta da renda de outrora.
É um discurso de ideologia tipo fascista que agrada grande parte da população. Aqui no Brasil, tivemos Getúlio Vargas que é considerado o melhor presidente que tivemos.
Será um grande retrocesso a volta do Trump para o governo americano, mas quem vota nele é porque se identifica com a arrogância
Com a xenofobia, homofobia e também o racismo. Vamos esperar que o bom senso prevalece os USA não tenham que passar por tudo isso de novo
Independentemente de quem vencer os americanos já estão no prejuízo. O velho Joe mostrou para os mais céticos que não serve para mais nada. E o Trump não fica atrás, é o demagogo de sempre, nunca perdendo uma oportunidade de aparecer, e só isto. Será que Deus vai conseguir salvar a América? Olha, até para Ele a tarefa não vai ser fácil.
Mylcio, de onde menos se espera, é dali que não sai nada mesmo.
O povo americano foi enganado pelas mentiras e promessas mirabolantes deste ogro, pateta, sonegador de impostos e misógino do Trump. Errar pela segunda vez, aí trata-se de um fenômeno psicossocial, que precisa ser estudado.
Trump usou as táticas de controle das massas, se utilizando da empresa Analitic, empresa de pesquisa de dados, na qual Steave Bannon trabalhava. Essa empresa deu o suporte tecnológico para a campanha de Trump detonar a candidata Hilary Clinton do Partido Democratas. Foi um festival de baixaria e de pos- verdade ou verdade alternativa, essas armas das redes sociais, que replicam aos milhões, enganando os incautos, que tomam as armações como verdade absoluta.
Trump tem a seu favor, nessa eleição de novembro, uma arma muito mais poderosa: Inteligência Artificial
E Trump e seu grupo maligno, vão usar a IA para voltarem ao Poder. Chegando lá, não vão sair mais. Querem apostar?