Generais mentiram ao depor sobre golpe, para não sujar as suas carreiras

Tribuna da Internet | Receio de golpe militar é patologia grave, da qual o Brasil não se livra

Charge do Alpino (Yahoo Notícias)

Carlos Newton

Comentamos, aqui na Tribuna da Internet, que a Polícia Federal está tendo dificuldades para fechar a investigação sobre o golpe de estado que o então presidente Jair Bolsonaro e o general Braga Netto pretendiam concretizar. O ponto fora da curva refere-se aos depoimentos dos principais chefes militares envolvidos – os generais Marco Antonio Freire Gomes, comandante do Exército, e Estevam Theofilo, que detinha o controle efetivo das tropas, como chefe do Comando de Operações Terrestres (Coter), o mais importante e estratégico cargo do Exército.

Até agora, a Polícia Federal não descobriu quem está mentindo ou se os dois generais estariam mentindo, o que seria mais grave ainda. E o que causa maior estranheza é que Freire Gomes e Estevam Theofilo ainda não tenham sido chamados a depor novamente.

REUNIÃO NO PLANALTO – As investigações sobre as articulações mostram que o golpe quase chegou a se concretizar, quando os três comandantes militares foram chamados ao palácio, para serem consultados pelo presidente Bolsonaro sobre a posição das Forças Armadas, caso houvesse a assinatura de uma medida drástica (estado de emergência, estado de sítio ou garantia da lei e da ordem) que anulasse a eleição de Lula.

0 comandante da Marinha, almirante Almir Garnier, mostrou-se totalmente favorável, mas o comandante da Aeronáutica, Baptista Júnior, posicionou-se contra. A questão foi decidida pelo general Freire Gomes. Além de responder negativamente quanto à medida de emergência, aventou a possibilidade de o presidente Bolsonaro ser preso, caso tentasse anular a eleição de Lula. Tudo isso é conhecido e verdadeiro.

A posição do general surpreendeu Bolsonaro, porque ele e o general Braga Netto tinham escolhido a dedo e  nomeado para comandar as Forças Armadas justamente os oficiais mais inimigos do petismo. Assim, esperava que eles apoiassem incondicionalmente o golpe, como fez o almirante Garnier.

ALTO COMANDO – Acontece que nenhum oficial-superior manda no Exército Brasileiro. Quem decide essas situações-limites é o Alto Comando, formado por 16 generais, e a grande maior foi contra o golpe.

As investigações indicam, mas não provam, que o comandante Freire Gomes e o general Estevam Theofilo inicialmente eram a favor do golpe, caso as urnas estivessem fraudadas. O comandante levou o assunto ao Alto Comando, que não aceitou como argumento a suspeita às urnas eletrônicas, e fim de papo.

Assim, tudo indica que os dois generais estão mentindo, porque não querem sujar as biografias. E as posições deles favorecem Bolsonaro e Braga Netto, porque tumultuam o inquérito e evitam que as investigações tenham um desfecho.

###
P.S. –
Não há explicação para o fato de o general Estevam Theofilo ter ido se reunir com Bolsonaro  sozinho, sem pedir autorização a seu comandante. E também não há explicação para o fato de o general Freire Gomes não lembrar se Theopilo depois foi à sua casa, à noite, para relatar o que acontecera na reunião com Bolsonaro. Em tradução simultânea, está claro que os dois generais estão mentindo descaradamente. E assim fica cada vez mais difícil concluir a investigação do inquérito do fim do mundo, aquele que começou há cinco anos e não acaba nunca.
(C.N.)

8 thoughts on “Generais mentiram ao depor sobre golpe, para não sujar as suas carreiras

  1. Sr. Newton

    A tragécomédia da vida cotidiana da potilicalha imunda e nefasta brasileira.

    Veja a que ponto chegamos.

    A Cidade de São Paulo está numa sinuca de bico..

    Com o terceiro maior Orçamento do Páis, só perde para o Estado e para a União, com candidatos que não tem a menor possibilidade de administrar esta Cidade-Páis que milhões de problemas….

    Imagine se um Apresentador-Troglodita como esse que se coloca a disputar o cargo, sabendo que passou boa parte da vida filiado ao Maior Partideco Corrupto do Mundo e babando o ovo do Maior Ladrão do Mundo vença as eleições.?

    Datena lista condições para candidatura e diz:

    ‘Se Biden pode desistir, por que eu não posso?’
    Apresentador afirma à Folha que precisa de respaldo do PSDB para concorrer e que Tabata correu risco ao convencê-lo a se filiar ao partido, o 11º de sua vida

    aquele abraço

    • Ciro Gomes perdeu de novo o trem da história, quisesse ser representante do novo de verdade, poderia ter se candidatado prefeito de Sampa, pelo PDT, com o representante da RPL na vice, venceriam a eleição como os pés nas costas, um cuidaria de Sampa e o outro da transformação do Brasil, com projeto próprio, novo e alternativo de política e de nação. O diabo é que a praia do Ciro, ao que parece, é apenas discursar para o novo mas continuar sendo conservador do sistema apodrecido e do continuísmo da mesmice dos me$mo$.. Na Política de verdade tem que ser assim, uma vez descontente e dissidente do sistema vencido tem que abrir e mostrar o novo caminho, e se o povo não embarcar paciência, azar do povo, o importante é seguir com a consciência tranquila do dever histórico cumprido.

  2. Sr. Newton

    Podemos afirmar com todas as letras que estes “filhotes do Ladrão”, não passaram pela “humanização” do Ladrão e de seu Sinistro Comunista flávio gordino…..

    Quadrilha de SP planejava roubar mansão de Collor em Maceió

    Nove suspeitos de participar de roubos a casas de luxo foram presos em ação conjunta das polícias civis de de Araçatuba (SP) e Maceió

    https://www.terra.com.br/noticias/brasil/policia/quadrilha-de-sp-planejava-roubar-mansao-de-collor-em-maceio,29d6b412c1fa42dce257a38ab229ddedb9sp1rm4.html?utm_source=clipboard

  3. Essa omissão exime de responsabilidades a progenitora que eu designo de a servil “Mãe da Impunidade”, aquela que cria os eventos e disponibiliza seus arregimentados para tanto alçados, não se importando com o que aconteça ao enxovalhanento de suas morais ou éticas, resultando nisso que se vê: Homens e Instituições sem honra ou pátria à serem defendidas!

  4. A única intervenção política e social do lado de fora para dentro do poder político com a qual concordo em número, gênero e grau é a intervenção do conjunto da sociedade, a patroa, com projeto próprio, novo e alternativo de política e de nação, que mostra o novo caminho para o possível novo Brasil de verdade, com Democracia Direta e Meritocracia, porque o resto é tudo mais dos me$mo$, mais perda de tempo versus tempo perdido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *