Israel mata Haniveh, líder do Hamas, mas isso não significa o fim da guerra

Quem era Ismail Haniyeh, o chefe do gabinete político do Hamas que foi morto em Teerão | Euronews

Haniev estava escondido num abrigo de veteranos do Irã

Igor Gielow
Folha

Filho do grande campo de refugiados de Al-Shati, no norte da Faixa de Gaza, o líder assassinado do Hamas, Ismail Haniyeh, combinava pragmatismo e moderação com uma retórica inflamada contra Israel.

Morreu às 2h desta quarta (31, 19h30 de terça em Brasília) como viveu, em uma condição provisória de abrigo. Segundo a Guarda Revolucionária do Irã, ele estava em uma casa discreta que abriga veteranos da guerra do país com o Iraque, nos anos 90, no norte de Teerã. E o Irã promete se vingar.

VIDA DUPLA – Melhor alojamento ele tinha em sua casa, no Qatar, onde vivia um exílio luxuoso bancado pela monarquia local e, segundo os serviços de segurança israelenses, negócios imobiliários rentáveis de sua família na Faixa de Gaza.

Ele mudou definitivamente para o país do golfo Pérsico em 2019, dois anos depois de assumir a chefia da ala política do Hamas. Ele era seu principal líder, mas não o único: as decisões da guerra contra Israel em Gaza são tomadas na prática pelo linha-dura Yahya Sinwar, por exemplo.

Com isso, era visto como um moderado, dentro do que é possível chamar de moderação no grupo terrorista fundamentalista islâmico, nascido em 1987 com a revolta palestina conhecida como intifada.

LIBERTAÇÃO DE REPÓRTER – De todo modo, era recebido frequentemente em Moscou e Ancara, para ficar em dois aliados regionais do Hamas que não têm uma agenda comum. Amparou sua fama episódios como seu papel na libertação de um repórter da BBC que havia sido sequestrado por islamistas em Gaza, em 2007.

Haniyeh ingressou no Hamas no mesmo ano da fundação do grupo, quando formou-se em literatura árabe na Universidade Islâmica de Gaza. Lá, havia se envolvido com a política anti-israelense influenciada pela Irmandade Muçulmana, a organização surgida no Egito que desde 1928 inspira grupos radicais islâmicos mundo afora, como os terroristas da Al Qaeda.

Aproximou-se do líder do Hamas, o frágil xeque Ahmad Iassin, de quem tornou-se protegido e uma espécie de secretário particular. É famosa uma fotografia de 2003 em que ele segurava o telefone para o xeque, que era cego e tetraplégico.

PRINCIPAL LÍDER – O religioso, popular entre os moradores de Gaza por seu trabalho social que acabou confundido com o Hamas em si, foi morto em um ataque israelense no ano seguinte. Haniyeh tornou-se o principal líder do grupo desde então,

Em 2006, ele foi eleito premiê palestino, iniciando o processo de divisão que opôs o Hamas ao Fatah, a principal facção palestina, que comanda a Autoridade Nacional reconhecida na ONU como embrião de um eventual Estado.

A guerra cobrou preço pessoal do líder agora morto. Em 10 de abril, três de seus filhos e quatro netos foram mortos em um ataque aéreo de Israel em Gaza. Ele se manteve desafiador: “Todo nosso povo e todas as famílias de Gaza pagam um preço alto em sangue, e eu sou um deles”, afirmou.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Israel cumpriu o prometido e matou o maior líder do Hamas, depois de transformar Gaza num cemitério de crianças, mulheres e idosos, que nada têm a ver com a guerra. O líder morreu, mas o Hamas continuará ameaçando Israel através dos tempos. E agora, o que Netanyahu quer, além de aumentar as ocupações israelenses? (C.N.)

15 thoughts on “Israel mata Haniveh, líder do Hamas, mas isso não significa o fim da guerra

      • “Será que o Bolsonabo aguenta o belo par de Chifres do Alce Canadense..??

        A que ponto chegou….”

        É inacreditável essa mulher, ela é bem família, tem várias!
        Kkkk

        Pergunta que não quer calar, será que a crentelha vai processar o Jorginho por assédio?
        Ou vai entubar o dedo?

        Quando lembra que a filha, Letícia Firmo ganha treze mil por mês, ela até se cala.
        E o Jorginho tá aproveitando a safra da rapariga, ela tá na área de novo e já está falando ou usando outras “línguas”.

        Kkkkk
        É muita putaria amigão, muita mesmo!

        Mudando de assunto, este país está cheio de Kamalas.

        O que não falta, é Kamala na mão!

        É todo Santo dia!

        É o PIB paralelo funcionando a todo vapor!

        Isto aqui, há era!

        Um abração
        José Luis

        • Boi , boi , boi , bolsanabo é boi….!!!

          Reparou que a Famíglia está se mudando para Santa Catarina???

          Qual será o motivo??

          aquele abraço

          PS.

          Quando abre a porteira, passa boi, passa boiada.

          eh!eh!eh

  1. Sr. Newton

    Agora os comunas soltam á franga, vão tirar as calcinhas pelo pescoço depois pisar em cima de tanta raiva….

    “…Paris 2024: Brasil se classifica no futebol feminino com vitória dos Estados Unidos…””

    HA!HA!HA!HA!HA

  2. Sr. Carlos Pereira,

    Vou me dirigir ao Sr.com o máximo respeito:

    Disto isto, gosto muito de mulher, mas não gosto de vagabundas, metidas a Santas!

    E, se eu não gostasse de mulher, qual o problema? O Sr. é homofóbico?

    Não fale bobagens, por favor.
    Não se nivele por baixo como todo esse pessoal besta, cultivando intrigas.

    Jamais o desrespeitei e nunca que eu me lembre, me dirigi ao Sr. e se o fiz, com certeza, deve ter sido de forma respeitosa, como habitualmente faço.

    Portanto, vamos brincar com essa patolada que a Sra. Michelle levou ou então rebata com argumentos plausíveis, e diga que não foi nada disso, que o Brasil inteiro viu. Que é apenas a imaginação fértil dos brasileiros.
    Aguardo seus argumentos, e diga para todos aqui na Tribuna, que a Sra. Michelle é uma Santa.

    Portanto, cavalheiro, dirija-se a mim com respeito, aproveite a aula de educação que estou lhe dando, e me responda.

    Deixo um abraço pro Sr,
    José Luis

    • Sr José Luis:

      Em primeiro lugar, não me dirigi ao senhor. Não cultivo intrigas nem fofocas. O senhor não terá conhecimento de alguma postagem por parte deste missivista envolvendo esposas de políticos por conduta que somente a elas e a eles diz respeito. Mas se o filho de algum político conseguir dinheiro público para “alavancar” um time inexpressivo no Amazonas, postarei sim.

      Não me importo se você gosta ou não de mulheres. Todavia, por discordar das condutas de pessoas homo, tanto no exibicionismo quanto nos assédios aos similares biológicos e na promoção de fofocas/intrigas, posso ser considerado homofóbico no sentido literal da palavra.

      Foi bobagem (aí, sim!) sua assumir algo que nem lhe foi enviado (sem dubiedade). E nem tenho tempo para conferir o que se passa com as mulheres de políticos. Talvez fosse matéria para “Mexericos da Candinha”, em outra época ou para “Revista Caras”, hoje em dia.

      E o senhor já trocou mensagens comigo, na época em que o nome que usava tinha alguma relevância. Na última vez que o fiz, estimei as melhoras de sua mãe.

      Bom final de semana !

  3. Por qual cargas d’água os líderes do Hamas não matem e se livrem duma vez por toda das pessoas sequestradas por eles , uma vez que Israel os esta usando como pretexto para promover o ” HOLOCAUSTO E EXTERMINIO ” do povo Palestinos , além de roubar-lhes suas terras , portanto Israel não tem interesse na paz , mas sim , usar seus inimigos externos para subjugar seu próprio povo , pelo terror do próprio Estado Israelense , com a ajuda e conivência de Otan , USA , França e Inglaterra .

  4. Que beleza e interessante , um bando de maltrapilhos e mal armados , conseguem dar um banho e olé nas FFAAs. Israelenses , ditas e havidas as mais poderosas do mundo, mas são incapazes de proteger e salvar os seus nacionais , por isso como vingança pela humilhação , estão destruindo e matando tudo e todos que encontram pelo caminho , resultando numa terra arrasada , por não terem ou não querem revelar para o povo Israelense , os verdadeiros responsáveis internos pelo evento consentido de 07/10/2023 , cominando nessa matança desenfreada de Palestinos .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *