Infelizmente, o mundo não entende e critica o estadista que vende presentes que não são dele

Há 3 homens brancos no desenho de Luiza Pannunzio. Muito parecidos com Bolsonaro, o advogado Frederick Wassef e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid. Os dois últimos estão vestidos de homens placa - como os que existem nos grandes centros comerciais de cidades de todo Brasil. Wassef - está em pé vestindo uma placa amarela escrito em vermelho e preto: COMPRO ROLEX OURO PRATA BRILHANTE - PAGO EM CASH posicionado do lado direito de Bolsonaro que veste terno e tem a mão direita no bolso da calça e a esquerda no bolso do paletó. Um pouco a frente, Cid caminha com uma maleta na mão esquerda também vestindo uma placa amarela escrito em vermelho e preto: VENDO JOIAS OURO RELÓGIO.

Ilustração de Luiza Pannunzio (Folha)

Ricardo Araújo Pereira
Folha

A alegação de que Bolsonaro teria vendido nos Estados Unidos as joias e relógios que lhe foram oferecidos pela Arábia Saudita e pelo Bahrein é, a se confirmar, uma inspiração a todos nós. Sua excelência o senhor ex-presidente da República do Brasil não teve vergonha de vender presentes. A vergonha é um monstro difícil de dominar, mas Bolsonaro conseguiu subjugá-la por completo.

Cada vez é mais claro que Bolsonaro não tem vergonha nenhuma. Quantas vezes já recebemos presentes de que não gostamos? Tantas.

NO SITE ENJOEI… – Normalmente, a nossa reação é esquecê-los no fundo de uma gaveta. Em geral, nos ocorreria vendê-los. Especialmente se, a rigor, não fossem nossos, como é o caso.

Mas Bolsonaro terá mesmo avançado para a venda no site americano Precision Watches — com pena minha, aliás. Para manter a coerência com o nível do resto da história, Bolsonaro devia ter ido vender o Rolex e o Patek Philippe no site Enjoei.

Infelizmente, o mundo olha para um estadista que se dedica a vender presentes que não lhe pertencem e, em vez de louvar a sua coragem, o critica. O mundo parece acreditar que Bolsonaro e os seus assessores não tinham direito de vender as joias, uma vez que elas eram propriedade do Estado.

TRANSGRESSÃO E DESFEITA – Tecnicamente, o mundo tem razão. Bolsonaro cometeu uma transgressão e fez uma desfeita. Uma transgressão porque, de fato, uma pessoa não pode vender o que não lhe pertence.

Uma desfeita porque os jornais de todo o planeta estão a revelar o destino que ele deu aos presentes que a Arábia Saudita e o Bahrein lhe ofereceram.

Os dirigentes daqueles países ficaram sabendo que Bolsonaro não gostou do Rolex nem do Patek Philippe que eles compraram com tanto carinho.

EM DINHEIRO VIVO – Se ele for novamente eleito presidente do Brasil e voltar a visitar aqueles países, talvez eles façam como nós quando um sobrinho adolescente faz aniversário e se limitam a lhe dar um envelope com dinheiro, para garantir que ele não se desfaça do presente na primeira oportunidade. Pouparia muito trabalho porque o envelope não precisa ser declarado na alfândega e nem vendido na Precision Watches.

Esta é mais uma prova da seriedade e do desapego de Bolsonaro. Bens materiais como joias e relógios não lhe dizem nada. Troca-os imediatamente por alguns simples papéis com alguns números escritos. Sempre a pensar nas contas corretas e na economia.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Ricardo Araújo Pereira é humorista português, membro do coletivo português Gato Fedorento e autor de “Boca do Inferno”. Está se especializando em fazer “piada de brasileiro” e já tem um repertório vastíssimo. (C.N.) 

23 thoughts on “Infelizmente, o mundo não entende e critica o estadista que vende presentes que não são dele

  1. Queda-se ineficaz a decisão do STF de anular provas. Pois o Peru as obteve pelo Primeiro Mundo, substancialmente diferente de nosso Quinto Mundo no tocante à essas questões.

    “Sin embargo, el Equipo Especial del caso Lava Jato no adquirieron las pruebas contra Humala y Heredia a través de las autoridades brasileñas, sino por sus pares de Suiza. De esta manera, todo el material recabado lo seguirán plenamente vigentes.”

  2. Aplaudo de pé o Artigo:
    Clap, clap, clap!

    Obs. Não é só BROXAnaro que é destituído de qualquer vestígio de vergonha. Seus acólitos, declarados ou enrustidos, seguem a mesma toada. Pra defender o coiteiro de milicianos e sócio do Escritório do Crime não poupam verborragia. É só “pintar” uma matéria adversa ao BROXA que danam a comentar, e a fazer comentário do próprio comentário como um totó correndo atrás do seu apêndice caudal. Patético. Mas os cabróns ficam se achando. (Freud e Jung teriam farto material para análise.)

    • Uma das características do lulobolsonarismo, corolário de uma outra, o binarismo reducionismo, é a pequenez intelectual, entrave para perceberem o mundo fora dessa moeda e que suas faces complementam-se. Tem tudo pra, por si sós implodirem o Mecanismo. A mediocridade e a visão da política como forma fácil de enriquecimento pessoal, nunca dará certo.

  3. CIÊNCIA, A ÚNICA, A VERDADEIRA E INSOFISMÁVEL SALVADORA DA HUMANIDADE. A Ciência tem o dever, a obrigação, a responsabilidade de solucionar todos os problemas e dificuldades da humanidade atual e do futuro, no pré-natal, juventude na vida adulta, na velhice e numa morte digna e indolor. Por isso a Ciência deve lutar com toda a motivação e fúria contra seus inimigos demoníacos, maquiavélicos, mefistofélicos, isto é, os fanáticos e fundamentalistas religiosos, analfabetos, ignorantes, esse cristianismo politiqueiro e diabólico renascido das trevas do obscurantismo que solapa, sabota o SUS, o INSS e corrompe os profissionais médicos e enfermeiros que fazem orações dentro dos hospitais e dizem que ‘’só Deus’’ pode salvar os pacientes; que permitem a entrada de lencinhos milagrosos e orações de pastores canalhas e criminosos. Como confiar numa medicina dessas? Um cidadão com dores excruciantes, lancinantes, pode esperar 3, 4 anos por uma cirurgia? Isto não é tortura e crime contra a humanidade dos calhordas genocidas das Diretas-Já? Em um futuro breve, todo aquele que sabotar, conspirar contra a Ciência e atentar contra seu progresso, para o bem-estar dos cidadãos do bem, todo o profissional da Ciência que, devido à sua incompetência, maldade e despreparo, desmoralizar a Ciência, deverá ser punido exemplarmente.

  4. A charlatanice religiosa e o exercício ilegal da medicina serão severamente punidos. Profissionais criminosos que envergonharem a ciência sofrerão pena de morte se colocarem o dinheiro à frente da saúde e da vida de seus clientes/pacientes. Chega! A Ciência ocidental vive há 2 mil anos sob o domínio satânico, imoral, infernal, trevoso, obscuro, das trevas do cristianismo! A Ciência no Brasil continua vivendo sob a calúnia da superstição e da crendice, dos joãos de Deus, de baixo do tapete sujo, fétido, asqueroso do Vaticano, como se a Ciência fosse lixo, sanguinário e escravocrata também! Sob o governo da Ciência e não sob o domínio desses políticos brasileiros corruptos, sujos, asquerosos, os cidadãos algum deverá sofrer dor sob os cuidados da Ciência, muito menos estar com dores, ou morrer em agonia, urinado, defecado e ou à mercê de uma existência paralítica, vegetativa, como se estivesse vivo dentro de um caixão! Para a canalha cristã, todo o sofrimento ‘’é lindo’’, iguala o sofrimento do cristão à dor de ‘’Jesus Cristo’’! Para o inferno todos vocês, canalhas filhos da Idade das trevas, filhos do inferno!

  5. Temos que desprezar o lulobolsonarismo, que se unem para aprofundar o clepto-patrimonialismo, e buscarmos alternativas com maiores graus de avanço vilizatório.

    O lulismo está no começo do Século passado. O bolsonarismo, se muito, na Idade Média.

    Sem chance dessa bagaça dar certo.

    Vamos nos despertar deste sono infestado de pesadelos?

  6. Diz o “piadista” que, ao vender o relógio, Bolsonaro cometeu uma transgressão e uma desfeita. Transgressão porque uma pessoa não deve vender o que não lhe pertence e uma desfeita porque ele vendeu um presente. Como piada, aceita-se, desde que nos faça rir. Não é este o caso.

    É óbvio que um presente recebido pertence a quem o recebe, talvez exceto na terra dos tugas, então inexiste transgressão na venda. Quanto à desfeita, concordo que não devemos vender presentes, por motivos mesquinhos, mas quem sabe o motivo que levou o ex-Presidente a fazê-lo? então, até que se demonstre a mesquinhez, ele merece o benefício da dúvida.

    Dito isto, ainda com vontade de rir, vou procurar alguma piada no Gato Fedorento sobre os mais de 200 presentes que o ladrão Lula da Silva surrupiou.

  7. Cacetada!

    Tá difícil de entender que esses objetos não eram presentes?

    ERAM PRA SER VENDIDOS!

    Os presentes foram pagamento de corrupção disfarçados de presentes.

    LOGO OS PRÍNCIPES E REIS JAMAIS SE Ofenderíam.

    Sabiam que as jóias, virariam grana.

    Porque essa quadrilha foi CENTO E CINQUENTA VEZES AO BAHREIN E ARÁBIA SAUDITA?

    FAZER O QUE?

    Pelo amor de Deus!!!

    Isso é dinheiro de corrupção!!!

    Como é fácil enganar os brasileiros.

    Quanto a mim, nenhum dos dois me engana

    SÃO DOIS CRÁPULAS!

    Um deveria continuar preso e o outro deveria ser preso imediatamente.

    Não me venham com papo furado.
    São dois ladrões e deveriam estar na jaula juntos com seus filhos cúmplices do roubo.

    Lula e Bolsonaro se merecem.
    Nós é que não merecemos essa dupla escrota até o talo.

    Ah! O povo, quer?

    ENTÃO TOMA!!!

    Que se dane o país junto com os adoradores de ladrões.

    Deu!

    José Luis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *