Deu na CNN
A Procuradoria-Geral da República (PGR) está se preparando para apresentar uma denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) referente a à suposta trama golpista. Segundo o advogado criminalista Celso Vilardi, professor da FGV, essa eventual denúncia deve vir acompanhada de indícios contundentes de autoria.
Em entrevista ao programa WW, na CNN, Vilardi destacou a importância de haver provas sólidas para sustentar qualquer acusação contra o ex-presidente. “A materialidade está posta, existem vários elementos sobre a materialidade, seja a respeito da tentativa de golpe, seja a respeito do que aconteceu em 8 de janeiro”, afirmou o especialista. No entanto, para a propositura de uma denúncia, são necessários indícios sólidos de autoria e prova da materialidade.
ELO DE LIGAÇÃO – Vilardi ressaltou que, embora haja discussões sobre a caracterização dos eventos como vandalismo ou tentativa de golpe, a manifestação do procurador sugere que uma eventual denúncia será apresentada com evidências substanciais.
“O que nós esperamos a partir de uma manifestação contundente como essa é o elo de ligação”, explicou Vilardi, referindo-se à possível conexão entre Bolsonaro e os eventos investigados.
O especialista mencionou que os resultados das buscas e apreensões realizadas durante as investigações precisam fornecer informações cruciais ainda não divulgadas publicamente.
“DOMÍNIO DO FATO” – Vilardi também abordou o caráter político do Supremo Tribunal Federal (STF), ressaltando que este deve se sustentar dentro do ordenamento jurídico.
Ele alertou contra o uso equivocado da teoria do “domínio do fato”, que foi aplicada no julgamento do Mensalão e posteriormente corrigida pelo próprio STF.
“Espero que não [seja usada novamente], até porque essa teoria do domínio do fato foi utilizada de uma forma equivocada no Supremo”, comentou o advogado, lembrando das críticas que a corte enfrenta atualmente em relação à condução do inquérito das fake news.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O ilustre criminalista está corretíssimo, mas esqueceu um detalhe importante. Desde 15 de maio de 2023, quando o TSE cassou irregularmente o deputado Deltan Dallagnol, o Supremo passou a adotar uma teoria inédita no mundo – a “presunção de culpa”. No demais 192 países da ONU, a presunção é de inocência, exatamente o contrário. No caso de Bolsonaro, é claro que o relator Alexandre de Moraes pode tentar inventar um modismo desse nível, para envergonhar ainda mais o país no exterior. Vamos aguardar. (C.N.)
Quem deve fornecer as provas é a PGR. Vamos ver.
Pêndulo do Poder
O Pêndulo do Poder oscilou para a direita na época, e Dilma foi cassada, a Lava Jato atuou, e o Lula foi preso…
Depois, oscilou para a esquerda, e Lula foi solto e descondensado e tudo o mais que se deu…
Se, ali na frente, o Pêndulo do Poder vier a oscilar de novo para a direita, Bolsonaro poderá vir até a ser santificado etc. e tal…
Acorda, Brasil!
Resta saber: Quantas ameaças de morte sofreu Jair Bolsonaro?
Ministro já mandou fabricar provas contra desafetos blogueiros, pra bolso a maior prova será o quecele disser que é. Democracia por um fio e o que ocorreu em 1961-63 irá se repetir. História nao mente.
Já que o tema é 8 de janeiro:
“Bolsonaristas golpistas que buscaram refúgio no governo de extrema direita de Milei na Argentina estão com os dias contados por lá, segundo fontes do governo argentino”
https://revistaforum.com.br/global/2024/10/19/reviravolta-milei-decide-entregar-bolsonaristas-golpistas-ao-brasil-167721.html
Vamos ver quanto tempo leva até o Milei ser chamado de comunistas pelos descerebrados daqui. Se bem que para quem reza pra pneu e suplica por intervenção extra-terrestre através de luz de celular, ainda podem apelar pro espírito do cachorro morto do Milei.
Após quase dois anos de investigações, Moraes e sua equipe vão precisar usar a criatividade.
Coisa d Banânia!
Senhor Carlos Newton , não seria mais fácil condenar o ex- presidente Jair Bolsonaro e seus comparsas militares da ativa , por subversão que de fato eles cometeram e a levou para dentro das FFAAs. , basta ver a concentração consentida de ” subversivos ” em frente aos quarteis das FFAAs.
E quanto a equipe convocada e coroada de sucesso, anunciada por Jucá, o Romero, conforme:
https://youtu.be/HY8FMQpcpq8?si=gEDXm0SeWCU0XYGP
Por quê o Tribunal do Ódio não coloca a PGR para investigar G Dias ? Ele estava lá também, distribuindo água para alguns invasores.