Projeto que pune pesquisas eleitorais com erros gritantes merece aprovação

Pesquisa grosseiramente falsificada atribuída ao Serpes/OPopular circula em  Catalão - Jornal Opção

Charge do Sponholz (sponholz.arq.br)

Ana Luiza Albuquerque
Folha

O influente senador Ciro Nogueira (PP-PI) está propondo um projeto para punir pesquisas que derem resultados muito diferentes da apuração dos votos. Nesse caso, as diferenças consideradas passíveis de punição são aquelas que estejam fora da margem de erro previamente estabelecida.

Ciro protocolou o projeto logo após o primeiro turno das eleições municipais de 2024 e, depois de ser lida em Plenário, a proposta seguirá para uma ou mais comissões temáticas, para parecer.

CINCO ANOS – De acordo com a proposta, que altera a Lei das Eleições (Lei 9.504, de 1997), a entidade ou empresa responsável por essa pesquisa será proibida de registrar e divulgar novas pesquisas de intenção de voto por cinco anos, e a mesma proibição será aplicada ao estatístico responsável.

É claro que muitas pesquisas são manipuladas, mas todas elas estão suscetíveis a erros. Na minha opinião, O projeto só deveria punir diferenças superiores a 6%, que equivalem ao dobro da margem de erro.

E a punição deveria ser a obrigação de fazer cinco pesquisas grátis do interesse público, sobre assuntos importantes, como educação, saúde e nutrição.

ERROS NORMAIS – A maioria dos erros não é fruto de manipulação, mas da exiguidade do universo pesquisado. Aliás, se as pesquisas não errassem, nem seria necessário fazer eleições…

Outro detalhe importante é que a chamada pesquisa espontânea é a mais confiável, porque os levantamentos que apresentam listas de opções podem induzir o entrevistado. Por exemplo, deve-se perguntar “em que você vai votar?”, ao invés de “entre esses candidatos, qual é o seu preferido?”.

Mais um detalhe: Quando há uma lista impressa para o entrevistado escolher, muitos estão propensos a indicar algum dos três primeiros nomes da relação.

###
P.S.
O senador Ciro Nogueira, presidente do PP, não é flor que se cheire. Trata-se de um político que enriqueceu através do voto, é dono de um jatinho e paga o combustível com verba parlamentar do Congresso. Para se garantir, colocou a mãe como primeira suplente de seu mandato. Assim, quando se tornou ministro de Bolsonaro na Casa Civil, a mãe assumiu no Senado e manteve o pagamento do combustível da aeronave do filho. E vida que segue, como dizia o grande João Saldanha, um brasileiro de verdade. (C.N.)

16 thoughts on “Projeto que pune pesquisas eleitorais com erros gritantes merece aprovação

  1. Sr. Newton

    Dona Manuela Comuna deve ter pensado, melhor o procurador o certo do que o errado,

    Melhor comer no Outback de New York na 5a. Avenida, do que ficar com um potinho de arroz e duas asinhas de frango do Mercado Governamental do FHidel Castro…..

    Já pensou ficar horas na fila com a cardeneta de racionamento cubana na mão esperando o fast-food…??

    “…Crise em Cuba: governo reduz carne de frango para apenas 345 gramas por mês

    “….A crise alimentar em Cuba atingiu um novo patamar, com o governo anunciando uma redução significativa na quantidade de carne de frango distribuída mensalmente aos cidadãos. Em Santiago de Cuba, a porção que antes era de 455 gramas foi reduzida para apenas 345 gramas. A decisão, tomada em meio a uma crescente escassez de alimentos, afeta todas as cidades da província, com exceção da capital, e tem gerado reações diversas entre a população….””

  2. A ‘caderneta’ do racionamento cubano completa 50 anos cada vez menor

    France Presse

    10/07/2013 15h09 – Atualizado em 10/07/2013 15h09

    HAVANA, 10 Jul 2013 (AFP) – A ‘caderneta’ do racionamento, que regula a venda de alimentos a preços subsidiados aos cubanos, completa 50 anos na sexta-feira, com um número cada vez menor de produtos, dividindo opiniões na ilha.

    Implantado por Fidel Castro em 1963 para enfrentar a escassez de alimentos e a especulação de preços, o sistema desperta, desde então, sentimentos diversos – para uns é símbolo de pobreza, enquanto para muitos simboliza segurança.

    Cada uma das 3,6 milhões de famílias cubanas tem uma caderneta, que foi introduzida com ‘uma vocação de igualdade em momentos de escassez, para proteger nosso povo da especulação e da acumulação com fins lucrativos’, disse o presidente Raúl Castro em abril de 2011, quando defendeu a necessidade de eliminá-la o mais rápido possível.

    Durante meio século, todos os cubanos receberam sua ‘cota’ de alimentos a preços subsidiados através da ‘Caderneta de abastecimento’, seu nome oficial. Antes, até os recém-nascidos tinham uma cota de café e todos os maiores de 17 anos recebiam cigarros, mesmo os que não fumavam.

    A caderneta ‘foi se transformando, com o passar dos anos, em uma carga insuportável para a economia e um desestímulo ao trabalho, além de gerar diversas ilegalidades’, disse Raúl Castro. As irregularidades na cadeia de distribuição de alimentos estimulam o mercado negro.

    O governo cubano gasta cerca de um bilhão de dólares por ano para subsidiar arroz, café, carnes, grãos, macarrão, ovos, açúcar, sal, pão e outros alimentos que cada cidadão recebe em pequenas quantidades por mês, por um preço total inferior a 50 pesos (cerca de R$ 4,50). As crianças recebem também leite em pó e iogurte de soja, e os doentes ganham os remédios necessários.

    Como a cota é insuficiente para suprir as necessidades do mês inteiro, as famílias cubanas precisam comprar mais alimentos em mercados a preços que não são subsidiados, o que representa um alto custo em um país onde o salário é, em média, 19 dólares por mês.

    Quando Raúl Castro substituiu seu irmão, Fidel, na Presidência, em 2006, uma das suas primeiras medidas foi a eliminação de ‘subsídios e gratuidades indevidas’. A nova política seria subsidiar pessoas de baixa renda, e não produtos. Por isso, batata, grão-de-bico, cigarros, charutos, sabonete e pasta de dentes, foram saindo da caderneta e começaram a ser vendidos livremente, se tornando mais caros.

    A importação de alimentos, que chega a 1,9 bilhão de dólares por ano, é uma carga pesada para as finanças cubanas: a ilha compra do exterior 80% dos alimentos que consome.

    Antes do VI Congresso do Partido Comunista – o único -, realizado em abril de 2011, os cubanos foram convocados por Raúl Castro a expor seus problemas em assembleias nos centros de trabalho e bairros, e a possível eliminação da caderneta ‘foi, sem dúvida, o assunto que provocou mais participação da população’, disse o governante.

    Por isso, Raúl Castro se viu obrigado a dizer que ‘ninguém em sã consciência na direção do país poderia decretar, de repente, a eliminação deste sistema, sem primeiro criar as condições para isto’.

    Viva El Comandante

    Viva O Açogueiro Fidel..

    Viva FHC

    Viva o Ladrão..

  3. SEM CONDIÇÕES

    (Em condições normais) ‘Lula não deixaria nunca de ir ao ato de campanha de Boulos no sábado, e nem de ir votar em São Bernardo no domingo.’

    Acorda, Brasil!

    ________

    Após a queda no Palácio do Alvorada, também pode ser cancelada a viagem internacional de Lula prevista para a COP29 no Azerbaijão.

    A participação do petista na Conferência do Clima da ONU em Baku, estava prevista para acontecer nos dias 11 e 12 de novembro.

    Metrópoles, 24/10/2024 15:25 Por Igor Gadelha

    • Não estou entendendo mais nada

      Depois do tombo já estavam falando que o Ladrão no outro dia podia jogar bola, fazer caminhadas, nadar na piscina do Palácio, montar em cavalos, andar na Roda Gigante, pilotar em caça de combate, e ainda poder comer cortes nobres de carnes.??

  4. Alô, PSTU, cadê você..!!!…

    “….A escassez de alimentos em Cuba não é uma novidade, mas a situação tem se agravado nos últimos meses. Segundo relatos, alguns residentes não recebiam carne há quase seis meses, o que levou o governo a adotar medidas drásticas de controle e distribuição. A carne de frango, um dos principais itens da dieta cubana, passou a ser distribuída de forma limitada, gerando preocupações sobre a capacidade do governo em atender às necessidades básicas da população….”

  5. P.S. – O senador Ciro Nogueira, presidente do PP, não é flor que se cheire. Trata-se de um político que enriqueceu através do voto, é dono de um jatinho e paga o combustível com verba parlamentar do Congresso. Para se garantir, colocou a mãe como primeira suplente de seu mandato. Assim, quando se tornou ministro de Bolsonaro na Casa Civil, a mãe assumiu no Senado e manteve o pagamento do combustível da aeronave do filho. E vida que segue, como dizia o grande João Saldanha, um brasileiro de verdade. (C.N.)

    Ciro Nogueira gastou R$ 263 mil em combustível para abastecer avião particular

    Novo ministro da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro destinou 89,5% da cota parlamentar gasta no semestre para a sua aeronave

    https://www.metropoles.com/brasil/politica-brasil/ciro-nogueira-gastou-r-263-mil-em-combustivel-para-abastecer-aviao-particular

  6. As diferença entre as pesquisas de intenção de voto entre os candidatos vai de 9 á 18% , vantagem do atual Prefeito de São Paulo contra o Terrorista e Bandido de Estimação da maioria dos jornazistas amestrados militantes carniceiros que adoram o açougueiro josefino stalinho……

    Ontem o Data-Foice&Martelo jogou a tolha e começou o “chorocidio” dos jornazistas da Extrema-Midia Podre Imunda , o choro é tanto que já se iguala as chuvas que começaram na noite até de manhã desta sexta.

    os jornazista militantes da extrema-midia-comuna não sabem o que fazer para salvar seu bandido de estimação com a derrota acachapante de domingo..

    O Data-Foice deu 14% á frente do Terrorista Cubano…

    A rejeição do candidato da Ultra-Extrema-Midia está beirando os 55%..

    Eles não sabem porque o eleitor está ‘rejeitando” o terrorista, com certeza vão culpar o eleitor por causa da derrota……

    • PS.

      O candidato do Partideco Ultra-Extremista-Terrorista-Imundo do PSTU teve apenas 5.593,meu bairro tem mais de 20 vezes desses votos em população… (eh!eh!eh!eh)

      Ficando com apenas 0,09% dos votos…

      O lixo conseguiu perder até para o Troglo do Datena….

      Alô PSTU , Cadê Você…??

  7. Ah tá… bloquear contas do X que disseminam notícias falsas, isso não.

    Mas punir empresas que erram em pesquisas, isso sim…

    Faz muito sentido.

    E gostaria de saber se onde essa articulista tirou a “pérola” de que deveriam ser punidas apenas as empresas que erram em 6% ou mais, pois “é o dobro da margem de erro”…

    Alguém explica pra essa senhora, por favor 🙄

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *