Deu na Folha
O Centro de Memória Trabalhista, ligado ao PDT, criou o projeto “Baú do Brizola”, em que divulga todos os domingos em suas redes fotos, vídeos e áudios do fundador da legenda, morto em 2004.
A legenda se agarra à memória do ex-governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul no momento em que vive crise inédita após o racha dos irmãos Ciro e Cid Gomes, que dividiu ao meio o partido no Ceará.
O presidente do partido, Carlos Lupi, também contribuiu para a turbulência interna ao viajar sem autorização de Lula para o Mundial de clubes da Fifa na Arábia Saudita, como mostrou o Painel da Folha.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Achei que iria encerrar meus dias aqui na Terra sem jamais elogiar Carlos Lupi. Pela primeira vez, porém, me vejo levado a fazê-lo. Essa de viajar ao exterior para mera recreação, sem comunicar ao chefe, foi mesmo de lascar. Atinge a imagem de Lupi justamente quando ele vem fazendo um bom trabalho à frente da Previdência, que neste primeiro ano começou a se modernizar e já está tirando o atraso histórico do INSS na análise dos pedidos de aposentadorias e benefícios, assim como na perícia médica.
A meu ver, os destaques do governo têm sido Fazenda, Previdência e Povos Indígenas (cujo atendimento engloba diversos ministérios, inclusive Justiça, devido à necessidade permanente de ação da Polícia Federal). Quanto a Marina Silva, do Meio Ambiente, é ótima na defesa ecológica, mas não vale um traque no apoio ao desenvolvimento nacional, inclusive está embarreirando a extração de petróleo na margem equatorial, que Deus a perdoe pela burrice sesquipedal.
Quanto a Leonel Brizola, merece ser lembrado. Enquanto este país não melhorar a educação, permanecerá para sempre no Terceiro Mundo. (C.N.)
Perfeita sua observação CN.
Somos escravos econômicos e culturais das grandes potências.
Infelizmente, muitos do PDT tornaram-se cúmplices e fervorosos vassalos do ladrão, esperando uma boquinha que jamais virá. Preferiram o larápio e a Tebet, em detrimento de Ciro Gomes. A idade da razão acabou para estes eleitores. Preferiram “tentar se dar bem” antes que a demência chegasse. O tempo é implacável.
Caso o Brizola ainda tivesse entre nós e fosse eleito Presidente da República, o Brasil seria um dos maiores países do mundo em todos os sentidos, mormente, em Educação que é o alicerce de tudo e de todos.
Uma história que deve ser registrada, lembrada e estudada, mas por cabeças e mãos justas!!!
Faz muito, o PDT virou um puxadinho da esquerda. Minguou reduziu a quase nada.
Na VERDADE, a história do trabalhismo de Vargas, Jango, Pasqualini e Brizola, poderia servir a uma causa, se o partido que carregasse o “baú” deles não fosse do grupo das últimas décadas.
Quem se filia hoje no PD|T, certamente não conhece nada da história antiga e é levado pelas mãos espertas dos atuais dirigentes e mandatários.
Só por milagre para guardar, mostrar e expandir a história do grupo trabalhista e de Brizola!!!
O resto é coisa de espertalhões!!!
Fallavena
Marina Silva, do Meio Ambiente , não esta cometendo ” burrice sesquipedal “, mas sim , esta agindo de má-fé e mostrando a que veio , continuar a sabotar e atravancar o progresso do Brasil , impedindo-o de explorar e se beneficiar de suas riquezas naturais .
Brizola e o PDT = esquerda ou centro esquerda; não gostaria que estivesse no governo do PDT; mas ao lado da direita, PSDB, Bolsonaro, etc. jamais. Votei no 13 no segundo turno, porque o 22 é muito pior. Ia acabar com o Brasil. Bolsonaro detonou e continuaria detonando com os pobres; infelizmente o povo, que não conhece história, deu maioria para uma oposição bolsonarista, que continua a fazer estragos, como a tal carteira verde e amarela do Pauoo guedes.
Talvez, nunca mais ou médio prazo não tenhamos um político da coerência e estatura política de Brizola. Era evangélico, mas nunca usou a religião para se eleger.
Após as direta já, de todos os governadores do Rio de Janeiro, foi o único que no foi preso, foi o único político que teve dois atestados de honestidade, um dado pela ditadura e outro pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
Se tivesse sido eleito presidente nos anos 80, com certeza o Brasil seria outro muito melhor.
Nunca vou esquecer que a derrota de Brizola para presidente foi por culpa de Lula.
Em 2022 votei no Lula, como votaria em qualquer um contra o despreparado e envenenador de mentes.
E, para minha surpresa, dentro do contexto ruim atual, Lula está melhorando a vida do povo e do Brasil, basta comparar o índices econômicos e sociais de um ano do governo Lula com os 4 anos do governo anterior.
Prezado Nélio
A maioria de minha família, sempre foi e continua sendo Brizola. Um irmão que já desencarnou, amava Brizola e o defendia ardorosamente.
Muito debati com ele sobre o papel de Brizola no país.
Votei em Brizola, em 1989 e depois em 1994. Em todas as eleições, votaria nele.
Acredito também que Brizola teria sido melhor do que todos os que se elegeram a partir de 1989!.
Mas é preciso reconhecer que, em alguns episódios importantes, cometeu erros infantis, sendo um deles a perda do PTB.
Já comparações entre Lula e Bolsonaro, as coisas ruins são muito parecidas e as boas muito fantasiosas!
Fallavena