Merval Pereira
O Globo
O PL tem o controle do Congresso, é o maior partido e o PT, um dos menores, então os petistas conseguiram proteger algumas comissões que afetam a economia, para tentar controlar o avanço da oposição. Mas as mais importantes – Constituição e Justiça e Educação estão com Bolsonaro e com o PL, com seus representantes mais aguerridos e radicais.
Esta divisão reflete a força do PL e a fraqueza do PT. Esta é a realidade do país. O Congresso predomina diante do Executivo e quem predomina no Congresso é o PL e o União, com o centrão.
TENDÊNCIA – O centrão não é tão radical à direita como o PL, mas é um grupo de centro direita que tende para o bolsonarismo na disputa política. O governo está sem saída, não tem maioria no Congresso e está perdendo também nas pesquisas de opinião.
A situação não está nada boa para o PT. A questão é que a esquerda brasileira é muito atrasada, ainda está no século passado nas relações de trabalho e nas relações humanas. Lula perde tempo com Maduro e Venezuela, uma vergonha.
Enquanto não se atualizarem, não entenderem que o mundo mudou e que não é assim que a “banda toca”, vão ficar em minoria. Não estão entendendo o que está acontecendo com a sociedade; não estão compreendendo que a maneira como faziam política há 20 anos não funciona mais. Teriam que mudar a cabeça para tentar enfrentar essa disputa muito dura com esta direita que saiu do armário em 2018 e continua muito mais ativa.
talvez as eleições para prefeituras (5.570 municípios) tragam à lume alguma tendência para sairmos dessa perniciosa polarização em 2.026… quem viver/votar verá… oxalá…
Que o Merval saia do armário e deixe a direita em paz.
Deu no Claudio Humberto.
Lula adora
Carlos Portinho (PL-RJ) acha que o Planalto bate palmas vendo o Congresso ser atropelado pelo STF, sem o menor pudor.
Chega pra lá
“O Supremo segue usurpando a função original do Senado Federal. E não é a primeira vez que acontece”, afirma Portinho.
Problema em Brasília é ‘bunda na janela’, diz Salles
Em entrevista ao podcast do Diário do Poder desta semana, o ex-ministro do Meio Ambiente e atual deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) apontou o “teto de vidro” dos políticos da Praça dos Três Poderes como um dos principais motivos pelo avanço do Judiciário sobre as competências de outros Poderes, especialmente o Legislativo. “[O mau político] tá lá, em bom português, com a bunda na janela do Judiciário e se ele fizer qualquer gracinha, eles puxam a corda do sujeito”.
Grave impedimento
“Você tem alguns maus senadores cuja vida pregressa e ‘capivara’ impede o sujeito, inclusive, de ser independente”, assinalou Salles.
Frágil
O “teto de vidro” é a explicação para a inércia da Câmara dos Deputados ao reagir a eventuais abusos do STF, diz Salles: “não jogam pedra”.
É a Lei
O ex-ministro do governo Bolsonaro lembrou que cabe ao Senado a fiscalização de qualquer “potencial abuso” por parte do Judiciário.
Agora não vai!
Sol quadrado
Aviso do candidato a primeiro-ministro de Portugal, André Ventura, do Chega: se for eleito, Lula não pisa no país. “Se insistir, vai para a cadeia. Mas ele já sabe o que é isso, não será grande novidade para ele”.
Cabral 2026?
Ao anular sentenças da Lava Jato, a Justiça reduziu em 40 anos e seis meses as penas de Sérgio Cabral, aquele que confessou ser viciado em roubar dinheiro público. Só falta ser descondenado, como outros ladrões.
Sr. Newton
O Sonho Comunista mais uma vez foi para o brejo…
Igual a 1a. Maravilha do Mundo, o Paraiso na Terra, a Ilha do Carniceiro Sanguinário Maligno Fidel, a Argentina está indo para o mesmo caminho…..
‘Morar na Argentina tornou-se insustentável’, diz brasileira que estuda no país
Gaúcha Giseli Alves aponta a alta descontrolada dos preços de moradia, transporte e alimentação como barreiras para viver no vizinho
https://www.terra.com.br/economia/morar-na-argentina-tornou-se-insustentavel-diz-brasileira-que-estuda-no-pais,37a3b3415d21b55d39d87cb7e1d315eai0bfk4ob.html?utm_source=clipboard
Grande abraço…
Sr. Newton
Enquanto isso lá na Ilha da Fantasia, os dignissimos parlamentares estão cuidando do bilionário fundo eleitoral e fundo partidário.
Feminicídio: Brasil teve uma mulher morta a cada 6 horas em 2023
https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2024/03/6815057-feminicidio-brasil-teve-uma-mulher-morta-a-cada-6-horas-em-2023.html#google_vignette
Metade das mulheres assassinadas no Brasil foi vítima de arma de fogo
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2024/03/metade-das-mulheres-assassinadas-no-brasil-foi-vitima-de-arma-de-fogo.shtml
O “fenômeno” socioeconômico-cultural ora presente na prática política mundo afora – nada tem de novo:
É o famigerado FASCISMO. Fascismo esse, cíclico. Todas as vezes que o CAPITALismo aprofunda seu estado permanente de crise e busca conformar novo paradigma (modelo) de exploração / concentração de riquezas – surgem “messias” e “almas limpas” à serviço dos donos do ilusório phoder para conduzir as manadas de gado humano para o lugar que aprouver ao caquético sistema “reciclado”.
(Todas as vezes que o CAPITALismo se “recicla” – seu filho dileto, o FASCISMO -, torna-se cada vez mais distinto dos traços humanitários: adentra mais e mais na barbárie.)
Obs. Merval Pereira, direitão clássico, ainda nomina lulla e o petê de Esquerda e não de EXquerda.
Obs. 2. Quanto aos teleguiados BROXAnaristas, conservam-se no mesmo patamar que o jornalista Boechat se referiu aos torturadores e seus cultuadores:
“Torturadores não têm ideologia. Torturadores não têm lado. Torturadores são apenas torturadores. É o tipo humano no nível mais baixo que a natureza pode conceber. São covardes, são assassinos e não merecem em momento algum serem citados como exemplo.”