Valdo Cruz
g1 Brasília
Depois do anúncio do petista Marcio Pochmann para o comando do IBGE, acionistas da Vale resistem agora à nova investida de petistas para indicar o ex-ministro Guido Mantega para presidente da mineradora. A Vale é uma empesa privada, com capital diluído na Bolsa, mas que tem alguns controladores principais.
Ouvidos pelo blog, alguns desses acionistas são contra interromper o mandato do atual presidente, Eduardo Bartolomeo, que vence em maio de 2024.
“BODE NA SALA” – O nome citado por petistas para comandar a mineradora é o do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, embora esteja inabilitado para funções públicas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Só que, hoje, o governo não tem o poder sozinho para bancar a indicação de Mantega, classificado como um “nome muito ruim” por não ser do setor e levar ao risco de uma intervenção política na mineradora.
Um acionista disse ao blog acreditar que, na verdade, o nome de Mantega é um “bode na sala” jogado pelo PT e Palácio do Planalto.
OUTRO NOME – Diante da quase unânime resistência ao ex-ministro da Fazenda, a avaliação é que o Palácio do Planalto apresentaria, então, um outro nome para substituir Eduardo Bartolomeo. “Aí, os acionistas poderiam dizer ao Planalto, esse é melhor, tudo bem”, disse reservadamente ao blog um representante de acionistas.
Atualmente, a influência direta do governo na empresa vem de uma golden share, uma ação especial. A União não tem mais participação acionária direta na empresa, mas com essa golden share, tem o direito a veto em algumas decisões da mineradora.
Os principais acionistas são a Previ (8,6%), Cosan (cerca de 5%), as gestoras de recursos americanas Capital World Investors (6,68%) e Black Rock (6,33%), além do Bradespar (3,64%) e a japonesa Mitsui (5,99%).
JOGADA INDIRETA – A Previ, fundo de pensão do Banco do Brasil, é outro canal de influência da União na mineradora. Com o governo Lula, petistas voltaram a controlar o fundo dos funcionários do BB, com a nomeação de João Fukunaga, que participa do Conselho de Administração da Vale.
Seria um voto garantido para a indicação de um nome de confiança do Palácio do Planalto para presidir a empresa. Lula teria de conseguir o apoio da Cosan, do empresário Rubens Ometo, do Bradesco, com quem tem boa relação, e da japonesa Mitsui, pelo menos.
Dentro do Congresso, o presidente conta com o apoio não só de petistas para ter influência direta na vida da Vale. Partidos da base aliada, como MDB e União Brasil, também têm interesse no comando da empresa, principalmente políticos de estados onde a mineradora tem forte atuação, como Pará e Minas Gerais.
É o socialismo refinado que vem destruindo a América Latina.
Estão mais interessados em si, buscando criar cargos para a militância oportunista.
Off topic:
Mas o tee$$ee não dizia que era fake news?
Nova resolução do governo Lula defende aborto e maconha
O documento do CNS também fala em autorizar mudança de gênero a partir dos 14 anos
https://pleno.news/brasil/nova-resolucao-do-governo-lula-defende-aborto-e-maconha.html
Enquanto isso:
O corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Benedito Gonçalves – o mesmo que relatou a ação que tornou Jair Bolsonaro inelegível – determinou que o ex-presidente e seu candidato a vice-presidente nas últimas eleições, Walter Braga Netto, comprovem os gastos nas celebrações do Bicentenário de Independência em Brasília e, também, no Rio de Janeiro.
Benedito multou individualmente Bolsonaro e Braga Netto por litigância de má-fé por deixarem no ar a propaganda da solenidade, o que seria irregular. Eles teriam de excluir das redes sociais a publicidade eleitoral com imagens dos eventos pelo Bicentenário da Independência. A chapa também é investigada pelo TSE por abuso de poder político e uso indevido de comunicação.
Uai. Eu estava achando que esteja liberado.
.esteja tudo liberado
Onde tem dinheiro o PT quer estar lá.
Isso vai da m. . . igual aconteceu com a Petrobras.
O PT, não tendo ser pensante, até seus intelectuais são gênios imbecilizados, com sua ganância comem as tetas da vaca, ao invés de extrair o leite.
Essa bagaça não vai dar certo.
Colocar essa VERME do PT na Vale,é o mesmo quê colocar uma raposa num galinheiro. Olhem o passado dele,raposa velha perde os dentes mas não perde o pêlo. Vai sujar a Vale e deixar o ROMBO para os Fundos Brasileiros pagarem. Não esqueçamos que o Pimentel que quebrou Minas Gerais está na Caixa Federal. Boa coisa ele não está fazendo.
A Globo, gosta de dar pitaco em alguns órgãos do governo. Não gostou da nomeação de Pochmann para o IBGE.
O articulista não deve ter gostado do governo querer nomear uma pessoa de sua confiança para assumir o controle da Vale do Rio Doce.
Sendo o governo o maior acionista, tem todo o direito de nomear um controlador da Vale do Rio Doce. que é uma empresa de base estratégica.
Bolsonaro nomeou ministros incompetentes para ocupar cargos importantes, que chamava de técnicos, como Damares, Ricardo Salles, Milton Ribeiro, Pazuello entre outros e, os bolsonaristas, calados.