Merval Pereira
O Globo
O presidente Lula tem o direito de nomear quem ele quiser – nomeou a ex-presidente Dilma para a presidência do banco dos BRICS e está claramente recompensando os companheiros que não o abandonaram. Mas ao fazer isso, está repetindo os erros que levaram o país a uma crise brutal. Esse é o perigo.
O pessoal que não entrou no início do governo e está ali na beira do campo para entrar, sem dúvida, pensa de maneira diferente ao que está sendo feito pelo ministro Haddad, como pensava diferente do ex-ministro Palocci, no início do governo, e que estava dando muito certo.
REPETIR O ERRO – Só que acabou dando errado no primeiro governo, porque, quando se sentiu forte, com crescimento econômico e popularidade, Lula começou a botar em prática as teses do PT.
E agora, parece querer repetir essa história, colocando em postos importantes pessoas de sua confiança, que pensam diferente do que está sendo feito, que está dando certo.
E no momento em que se sentir mais seguro, voltará a tentar uma política econômica populista, desenvolvimentista, sem nenhum tipo de controle, sem equilíbrio fiscal. É o que a Dilma dizia, “gasto é vida”.
TIPO MANTEGA – O perigo é que no fundo, no fundo, Lula não gosta do que está acontecendo. Está dando certo, mas vai voltar a fazer a política econômica que ele acha que é a melhor, que é a nova matriz econômica do Mantega, do BNDES antigo.
Então, é um sinal de alerta para o futuro, porque não sinaliza a continuidade da política econômica e nem garante a unidade da equipe econômica. As mesmas pessoas, o mesmo pensamento.
Nada mudou, todos continuam pensando da maneira que levou o Brasil a perder o grau de investimento e entrar numa crise econômica da qual só agora, 10 anos depois, estamos nos recuperando.
Essas contradições internas vão implodir o Mecanismo.
Essa bagaça não vai dar certo.
São muitos desastres.
https://revistaoeste.com/no-ponto/o-tweet-mais-ridiculo-da-semana-33/
Ai tem,
https://oantagonista.uol.com.br/brasil/dino-nega-imagens-de-8-de-janeiro-a-cpmi/
Os prazeres da burguesia.
https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2023/07/vestido-que-janja-usou-em-casamento-de-randolfe-rodrigues-custou-r-4186.shtml
Topam tudo por dinheiro
Quanto mais disperso for o plano econômico de Loola maior vai a chance de meterem ‘la mano’ como dizia Mario Vianna com dois enes.
Me lembrei agora de um lance com ele. Certa vez foi no programa do Chacrinha e foi anunciado espalhafatosamente ao som da buzina, ‘Agora com vocês Mario Vianna com vinte e quatro enes’. Ele respondeu na bucha, Seu Chacrinha, mais amor e menos confiança.’
Se a Globo não está satisfeita com nomeação de Pochmann, é sinal de que é bom para o IBGE.