Proposta para privatizar praias está sendo considerada “traição ao país”

A proposts passou fácil na Câmara e agora falta o Senado

Roberto Nascimento

Concordo com a análise de Pedro do Couto. Essa PEC das Praias nada mais é do que privatização imobiliária do litoral. O debate é salutar, porque traz a lume uma série de problemas que estavam por debaixo do tapete. O foco principal é que essa proposta de privatizações das praias é uma traição nacional.

É preciso raciocinar que a ilegalidade já existe há muito tempo, e o grande exemplo é a quantidade de orla marítima e de ilhas que já estão privatizadas, em todas as regiões do país banhadas pelo Oceano Atlântico.

NA VIDA REAL – As praias de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty, por exemplo, já foram privatizadas há tempos. Ou seja, para esses municípios pouco muda, porque neles o mais difícil hoje é encontrar uma praia ou ilha que ainda não esteja privatizada.

Ao invés de combater as invasões, as prefeituras incentivam a ilegalidade, para aumentar a arrecadação de IPTU. Assim, a PEC da entrega de patrimônio público para o privado se destina apenas a legalizar a privatização das praias e ilhas, que as elites empresariais e políticas já ocupam em pontos estratégicos da costa brasileira.

Já existem leis sobre a ocupação das praias. Uma das regras é ter uma servidão de acesso ao mar a cada 100 metros, por exemplo. O objetivo da privatização é justamente evitar que sejam preservados esses acessos, para que as praias se tornem totalmente particulares.

RELATOR RECUA – Assustado com a repercussão negativa na opinião pública, o senador Flávio Bolsonaro, relator da PEC das Privatizações das Praias, anunciou que vai modificar a proposta, para incluir itens que proíbam os proprietários de terrenos e ilhas de cercear o acesso as praias. Ora, quem vai botar o guizo no gato?

O suposto recuo do relator é apenas estratégico, para aguardar instruções dos maiores interessados, as redes hoteleiras internacionais, que aguardam a legalização dos cassinos para investir mais pesadamente na construção de grandes hotéis e resorts no país.

A proposta foi aprovada na Câmara com a maior facilidade. Só falta a aprovação do Senado para virar emenda constitucional. A dificuldade atual deriva da reação da atriz Luana Piovani, que peitou o jogador Neymar nas redes sociais e denunciou o esquema. É que, ao invés de se dedicar ao futebol, Neymar agora resolveu ser empresário no ramo da hotelaria. Luana Piovani tomou-lhe a bola, deu um drible da vaca nele, que passou vergonha e já saiu de campo. Melhor assim.

11 thoughts on “Proposta para privatizar praias está sendo considerada “traição ao país”

  1. Pois é caro Roberto Nascimento,

    quem conheceu, por exemplo, Cancún no México, percebe que a maioria das praias é vedada ao povo, tomada pelos grandes resorts, onde os proprietários são estrangeiros.

    Em SC, em menor escala, isso acontece.

    Talvez alguns queiram que o mesmo aconteça aqui.

  2. Fora de tópico ou nem tanto: morreu hoje Maria da Conceição Tavares. Uma economista que se preocupava com o social e mais, embora não nascida no Brasil, era uma defensora do desenvolvimento do nosso país, contrária ao capitalismo financeiro que aqui substituiu o industrial..

  3. Se. Roberto Nascimento, estão inventando um apartheid tupiniquim.
    Só nos faltava isso!

    O relator. Flávio Bolsonaro é um canalha. O objetivo dessa família(?) é enriquecer a qualquer custo.
    Eles não escondem seus interesses.

    O Wonka, não levou susto nenhum, ele sabia que viria um rojão pra cima dele, foi um risco calculado, mais cedo ou mais tarde, essa insanidade viria à tona.

    A Luana Piovani, só acelerou o processo e a PEC que estava na moita ganhou visibilidade nas redes sociais.
    Aí, danou-se tudo! Essa PEC não passa, nem que a vaca tussa.

    Quanto a Luana Piovani, não duvido nada se ela se filiar a algum partido e se candidatar a deputada estadual, e tem grande chance de ganhar, antes ela que esses parlamentares imbecis que nem sabem se expressar.

    O neymar, confirma as palavras do Renê Simões, estamos criando um monstro, é verdade, mas em todos os sentidos.Além do dinheiro, o que esse idiota tem? Nada!

    Já tinha caído no meu conceito futebolisticamente, falando, e não é de agora que a personalidade do neymar, é de um homem egoísta e egocêntrico.

    Tem dinheiro pra viver a vida inteira, o Jorginho Guinle, também tinha … pois é, faleceu num quarto emprestado (de favor) do Copacabana Palace que era da sua família…

    Já vimos muitas mega fortunas virarem pó mundo afora…

    O Neymar está parafraseando o grande Ibrahim Sued e já gritou pra todo mundo ouvir: SORRY. PERIFERIA!

    Eu também vou usar pro neymar, outro bordão do Ibrahim: OLHO VIVO, QUE CAVALO NÃO DESCE ESCADA

    São os revezes da vida que ninguém conta pro neymar, e se contam, ele não entendeu porque tem um cérebro de ameba.

    Está desvendado o mistério do neymar ser bolsonarista, não é por convicção política, que com certeza, nem deve saber o que significa esquerda ou direita, deve achar que se trata de ser canhoto ou destro.
    Que vida infeliz, deste infeliz!

    Gostaria de ver o Vinícius Júnior, ganhar a Bola de Ouro, e arrasar com a prepotência do monstro, que um dia o Renê nos alertou…

    Se Isso acontecer, vou dar muita risada!
    Vou continuar duro, rs… mas, muito mais feliz que esse quadrúpede (com todo respeito aos quadrúpedes).

    Voltando a família bozoidiota, não perdem por esperar, é só colocar o Bozó na jaula, que o bolsonarismo ruirá como um castelo de areia.

    O tarcísio, já deu sinais que quer largar a mão do minto. Aliás, não suporto este homem, porque também me cheira a ditador, nem consegue disfarçar.

    Este pesadelo que jamais vamos esquecer, vai passar, e com o alma ruim na jaula, todo esse mal, se dissipará.

    O Supremo Tribunal Federal, vai meter o golpista na cadeia, porque é uma questão de sobrevivência, não da Democracia em si, mas a sobrevivência deles, todos os ONZE MINISTROS, sabem que não podem vacilar, porque é a pele deles que está em jogo.

    Os ministros correm sérios riscos de morte. Veja bem, não os estou defendendo, fazem muitas coisas erradas, todos nós sabemos, mas a Democracia está aí, “alive and kicking”, graças a estes onze malucos em todos os sentidos.
    Considero que o STF, tem que ser depurado, é necessário e imperioso mudar essa estrutura, mas sempre dentro de uma democracia, JAMAIS DENTRO DE UMA DITADURA.

    Desejo um ótimo final de Sábado pro Sr.

    Um forte abraço,
    José Luis

    • Um forte abraço para você também, José Luis.

      Há interesses financeiros e imobiliários na PEC da Privatização das Praias.
      Se as praias forem privatizadas, os prefeitos vão fazer a festa. A gestão do litoral será de responsabilidade das Prefeituras, se a PEC for aprovada.

      O Eduardo Paes está privatizando até às Unidades de Conservação, privatizou a maior Emergência Hospitalar do Rio, o Hospital Souza Aguiar, tudo repassado para as OS. Logo, conclui-se, que vai privatizar as praias cariocas com o maior prazer.
      O meio ambiente corre sério risco de degradação total. Tudo pelo dinheiro. Enriquecimento a todos custo.
      Traição nacional. O país está sendo dilapidado, pela nova Direita Extremada mancomunada com o Centrão.
      Daí para pior.

  4. Apesar de todo tipo de explicação que li até agora, ainda não consegui entender o motivo, o que há por trás deste tipo de privatização? Quais são os interesses espúrios que não sabemos? Os beneficiários sabemos quem são e quem serão, mas será só isto? Haverá algo ainda pior? Temo que sim, e deve ser bem pior do que imagino.

  5. Aliás independente da má intenção de privatização das praias por políticos Bolsonaristas, as praias brasileiras já sofrem uma pre privatização com a expansão de kioskes nos calçadoes e areias, da ocupação dos voleis , tênis e futebol de areias e também gestores de alugueis e venda de cadeiras de praias .

  6. Apesar do que o Escroto (Ibrahim Mohamed) propaga, não é nada democrata. Quem é de esquerda e tem ódio da direita ou que é de direita e tem ódio da esquerda não é democrata. Mas propaga que é.

    Não vejo uma crítica dos primeiros à ´política econômica vigente. Mais adiante, terão que admitir: “Fogave”.

  7. Senhor Roberto Nascimento , na verdade os parlamentares Brasileiros ” perderam e tiraram ” a legitimidade de legislar , pelo fato de que o fazem para legitimarem seus próprios crimes e crimes de terceiros , como é mais um dentre muitos outros casos , contra o patrimônio e bem público .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *