Ricardo Abreu
GloboNews
O Palácio do Planalto reagiu com muito incômodo à manifestação do presidente argentino Javier Millei em uma publicação no X, antigo Twitter, com uma série de ataques ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No post desta terça-feira (dia 2), Milei se refere a um “perfeito dinossauro idiota”. E assinalou no X: “Se tivéssemos feito as coisas como esse grande dinossauro idiota dizia, já teria perdido”.
Em outro trecho, cita Lula dizendo que o petista foi “preso por corrupção” e que é “comunista”.
AUTOGOLPE – Na postagem, o presidente da Argentina também insiste na versão de que a recente tentativa de golpe militar na Bolívia foi uma fraude – posição argentina que já foi repudiada pelo governo de Luis Arce e que, inclusive, rendeu uma chamada ao embaixador argentino em La Paz.
A ideia de uma tentativa de “autogolpe” na Bolívia ganhou força depois que o general Juan José Zúñiga, que liderou o movimento golpista, afirmou ter agido a pedido de Arce para aumentar sua popularidade, algo que foi negado pelo presidente boliviano.
“Depois dos ataques de Lula (especialmente sua forte interferência na campanha eleitoral e sólido apoio à campanha mais suja da história) ele reclama porque eu lhe respondo com sinceridade (ele foi preso por corrupção e é comunista)”, diz trecho da postagem de Javier Milei.
SEM COMENTÁRIOS – A campanha “mais suja da história” mencionada pelo presidente argentino na postagem é a de Sergio Massa, peronista que contava com o apoio do governo Lula na disputa presidencial contra Milei no ano passado.
Assessores próximos a Lula reclamaram da postura agressiva do mandatário argentino, mas afirmam que não deve haver uma resposta igualmente provocativa via manifestação nas redes sociais. Eles avaliam que “seria dar o palanque que Milei quer”. “Não podemos rebaixar o debate”, disse uma fonte.
O Ministério das Relações Exteriores também descarta qualquer manifestação, mas vai acompanhar de perto a agenda do presidente argentino no próximo fim de semana, quando Javier Milei irá a Santa Catarina para participar de um fórum conservador.
O QUE DISSE LULA – Em uma entrevista em 26 de junho, Lula cobrou pedido de desculpas por parte de Milei ao Brasil. Segundo Lula, o presidente argentino falou “muita bobagem”.
Na ocasião, Lula não detalhou as falas de Milei incluídas na cobrança, mas deu a declaração ao ser questionado sobre as tratativas para repatriar cerca de 180 foragidos envolvidos nos atos terroristas de 8 de janeiro de 2023 em Brasília.
“Nós estamos tratando da forma mais diplomática possível. Eu não conversei com o presidente da Argentina porque eu acho que ele tem que pedir desculpas ao Brasil e a mim. Falou muita bobagem”, disse o presidente na entrevista.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Conforme já recomendamos aqui, comprem pipocas para assistir à luta entre Milei e Lula. O primeiro assalto está apenas começando. E bota assalto nisso. A briga vai durar tantos assaltos quanto forem necessários. (C.N.)
Nossa o Arce desmente a versão de que ele teria dado um auto golpe…hahahaha.
Ah então tá não é senhor repórter.
Mas um jornalista idiota da imprensa amestrada. Todo mundo já sabe que o tal golpe na Bolívia foi um teatro muito mal dirigido pelo próprio Arce.
De resto, Lula não é um corrupto comunista mesmo? Qual o problema dizer a verdade pura e simples?
E não foi o Lula que mandou sua equipe de marketeiros o puxa-sacos para interferir na eleição argentina?
Já mandaram a PF prender Milei ?
Lembrete:
Um chefe de ” governo e de estado ” , não pode e nem deve , sob nenhuma hipótese colocar suas desavenças pessoais , seja com quem quer que seja , acima dos interesses do pais para o qual foi eleito para governar , portanto sugiro que o Presidente da Argentina Javier Millei reveja sua postura , uma que o Presidente Javier Milei , não tem o direito de sair de seu para ofender não importando o motivo de sua ida ao pais destinatário , outro Presidente em seu próprio pais , que na verdade o esta desabonando frente ao seu próprio povo , uma vez que o povo Argentinos se encontram em plena penúria , assim como o Presidente Lula deva abrir mãos de sua sede de vingança , contra os agentes públicos multidisciplinares , envolvidos nas mais diferentes investigações da operação lava – jato , que o incriminaram e o levaram a prisão .
Afastar socialistas e corruptos deveria a prioridade número um de qualquer chefe de estado. Certíssimo o senhor Milei.