Lula viu risco desta crise acabar transbordando para o humor do eleitorado

Charge Clayton | Charges | OPOVO+

Charge do Clayton (O Povo)

Bruno Boghossian
Folha

Lula ouviu uma mensagem pragmática durante um jantar com economistas que falam sua língua. Na conversa, nomes como Guido Mantega e Luiz Gonzaga Belluzzo fizeram um alerta: o presidente pode ter razão na crítica a investidores e ao Banco Central, mas o custo do embate ameaça ficar alto demais para o governo.

A pressão do dólar sobre a inflação virou um risco imediato para o petista. O que poderia ser um choque de visões sobre a economia se transformou rapidamente num problema que fatalmente transbordaria para o humor geral dos eleitores.

INFLAÇÃO – Em outras palavras: se o preço da comida subir, pouca gente vai ligar para quem tem razão na história. A maioria, sem dúvida, vai procurar culpados por uma crise que não existia antes daquele conflito.

Qualquer presidente entra nesse tipo de julgamento em desvantagem. O desânimo com a inflação recai quase sempre sobre o governo. No caso específico, Lula ainda absorveu um prejuízo adicional no momento em que investidores passaram a reagir a cada uma de suas declarações sobre equilíbrio fiscal ou juros.

Mesmo que uma fatia de eleitores tome o lado do petista, o grosso da população só estará mais insatisfeito por pagar mais caro por alguns produtos como consequência da briga. Como o pugilista mais famoso e o único que depende de votos para sobreviver, Lula tende a ficar com a fatura mais amarga.

CORTES PROFUNDOS – A disputa dificulta a vida do governo também na busca por uma agenda de redução de despesas. Sem estresse na praça, o governo poderia satisfazer investidores com um bloqueio razoável. Agora, as dúvidas sobre o futuro deixam o pedágio mais caro e exigem cortes mais profundos.

Lula mediu as palavras ao falar de economia nesta quarta-feira (dia 3). Disse que investirá em transferência de renda e gastará o que for preciso, mas acrescentou que seguirá um compromisso de responsabilidade fiscal. Reforçou sua plataforma e deu um sinal de previsibilidade. Se o tom fosse este desde o início, poderia ter evitado turbulências custosas.

9 thoughts on “Lula viu risco desta crise acabar transbordando para o humor do eleitorado

  1. Guido Mantega e Luiz Gonzaga Belluzzo

    Sr. Newton

    Pelas barbas do Profeta, como se dizia antigamente..

    Veja quem o Ladrão de Nove Dedos chamou para jantar e falar sobre economia.

    Dois dos maiores “atrasos” , gentalha da pior espécie, nefasta, corrupta, bandida, ecomunistas carniceiros sanguinários que se lambuzam do poder…

    Nos roubam, mamam nas Tetas Públicas desde sempre e ainda acham que tem o direito de dar palpites sobre a economia do Páis.

  2. INFLAÇÃO – Em outras palavras: se o preço da comida subir, pouca gente vai ligar para quem tem razão na história. A maioria, sem dúvida, vai procurar culpados por uma crise que não existia antes daquele conflito

    “Se o preço da comida subir..???

    Em que Planeta vive esse jornazista.??

    O jornazista da Foice do Seu Paulo , com certeza não frequenta feiras e mercados deste Páis,

    Também não sabe os preços da picanha e filé mignom…..

    Vai para a rua fazer o trabalho ao invés de ficar no seu Apart-Mansão comendo caviar, lagosta e tomando vinhos de 50 mil euros á garrafa, sinta o cheiro das ruas e dos preços dos alimentos.

    Vai ficar horrorizado, quando ver o quanto subiu os alimentos principalmente o básico, arroz, feijão, batata, cebola, tomate, alface., e se ver os preços das frutas com certeza vai ter um problemas cardíacos….

    Alguns alimentos os preços aumentaram mais de 100 % na referencia do ano anterior…..

    Vem pra rua, sai deste seu Fantástico Mundinho de LulaBob;….

  3. A inação resulta do convencimento de que JÁ PERDEU, daí raiva dos insatisfeitos e tidos inconfiáveis. inimigos!
    Lula, enquanto se distrai, sacaneia!!!

  4. Essa atribuição da oscilação do dólar em reação às falas de Lula é ridícula. O que importa são as ações praticadas.
    Os especuladores (chamar de investidores é um eufemismo) são rápidos e pragmáticos, querem o maior lucro possível, sem riscos. Portanto, ouvem muito mais o BC dos EUA para sua decisão. Por isso, o dólar se fortaleceu perante a maioria das moedas do mundo, devido aos juros atrativos praticados pelos EUA e às condições mundiais.

    • Exato, sendo que aqui no BR temos o agravante de ter um sabotador bolsonarista no BC, cuja tarefa nesse momento de fuga de dólar para a renda fixa dos EUA era colocar dólares da nossa reserva no mercado para conter a alta, mecanismo que era feito no ultimo governo e subitamente parou agora por vontade do BC independente.

      Segue um bom vídeo sobre isso.

      https://www.youtube.com/watch?v=O54qFbGJwZI&t=1s

      • Muito bom vídeo.

        Também gostei daquele vídeo para enganar incautos. Sobre o mito do Estado mínimo. (basicamente o mesmo raciocínio do autor do livro: “23 coisas que não nos contaram sobre o capitalismo”).

    • E dos brasileiros da cêpa!
      Há “dendos”, em:
      “Abrólhos!
      “Na Romênia, em 1989, após a queda do muro de Berlim, mataram e lincharam todos os comunistas que puderam, desde integrantes do governo, até militantes.

      Resolveu?

      SIM!

      Assistam a esse vídeo. É uma pérola histórica. Este deve ser o destino dos regimes e dos ditadores comunistas / socialistas.

      Quem sabe o povo covarde e alienado daqui tome como exemplo como se resolve verdadeiramente seus problemas e erradique a desgraça desse comunismo de nosso país!
      PS. A patente do oficial do exército (Tenente Coronel) que assumiu o comando, explica TUDO, o covarde e subverssivo envolvimento das altas patentes(Generais) melancias!”
      https://www.facebook.com/share/p/5SfxPAZLFCeeRVkM/?mibextid=oFDknk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *