Edmundo González se autodeclara presidente e intensifica crise na Venezuela

A autoproclamação de González tem caráter simbólico

Pedro do Coutto

Em um movimento que intensifica a crise política na Venezuela, Edmundo González, adversário de Nicolás Maduro na eleição presidencial, declarou-se presidente eleito do país nesta segunda-feira, em uma carta publicada em suas redes sociais.

A carta é assinada por González e María Corina Machado, líder da oposição que teve seus direitos políticos cassados pela Suprema Corte do país, impedindo-a de ser candidata. A oposição contesta o resultado da eleição desde o dia da votação, em 28 de julho.

VITÓRIA – “Nós ganhamos essa eleição, sem dúvida alguma. Foi uma avalanche eleitoral, com uma organização cidadã admirável, pacífica, democrática e com resultados irreversíveis. Agora, cabe a nós fazer a voz do povo ser respeitada. Proceda, imediatamente, a proclamação de Edmundo González Urrutia como presidente eleito da República”, diz a carta.

Em declarações à imprensa internacional, membros da oposição afirmam que o anúncio não visa formar um governo paralelo ao regime de Caracas, mas sim buscar a confirmação do que as atas eleitorais recolhidas pela oposição mostram. Eles também afirmaram que González não pretende exercer funções presidenciais antes de uma transição, evitando seguir o exemplo de Juan Guaidó em 2019.

A oposição também apelou às Forças Armadas do país. “Instamos vocês a impedir a desenfreada repressão do regime contra o povo e a respeitar, e fazer respeitar, os resultados das eleições de 28 de julho. Maduro deu um golpe de Estado que contraria toda a ordem constitucional e quer torná-los cúmplices.”

ATAS – Urrutia afirmou ter obtido 67% dos votos no pleito da semana passada, enquanto Maduro teria recebido 30%, de acordo com uma apuração independente. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão eleitoral venezuelano, anunciou a vitória de Nicolás Maduro, mas ainda não divulgou as atas eleitorais, o que tem gerado críticas e pressão internacional devido à falta de transparência do processo.

A oposição denunciou que o CNE não forneceu atas de votação aos seus fiscais, como exige a lei, e que os números oficiais contradizem os dados das atas obtidas por representantes que estiveram na maioria dos locais de votação, assim como os resultados das pesquisas independentes de boca de urna e das contagens rápidas realizadas no dia das eleições.

A publicação da carta assinada por González Urrutia e Corina Machado, solicitando que as instituições do país procedam à proclamação de González como presidente eleito, foi recebida com apreensão pelo Itamaraty, que ainda aposta em uma “saída negociada” entre Maduro e os oposicionistas.

“ERRO” – Interlocutores do Ministério das Relações Exteriores brasileiro consideram que o comunicado, direcionado às forças militares e policiais que sustentam o regime chavista, foi um “erro” com potencial de “dificultar” os esforços diplomáticos para que Maduro divulgue as atas eleitorais. Em resposta, o procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, ex-vice de Maduro, anunciou a abertura de um inquérito criminal contra González e María Corina por instigação à insurreição, desobediência de leis, “usurpação de funções”, “disseminação de informações falsas” e conspiração.

A carta coloca um dilema para o presidente Lula da Silva, que precisará decidir como proceder diante do apelo. Lula não poderá ficar em silêncio, sob risco de parecer conivente com o golpe que Maduro pretende desferir contra a democracia. O problema está posto.

9 thoughts on “Edmundo González se autodeclara presidente e intensifica crise na Venezuela

  1. Muito se fala de Venezuela, porem os Militares apoiam Maduro e sim a Venezuela tem sério problemas internos. Muita corrupção e principalmente muita sabotagem e atuação de forças internacionais para desestabilizar o país.

    A Venezuela teve suas reservas financeiras confiscadas. É o país que possui a maior reserva de petróleo e os EUA fazem de tudo para pôr mão, vale matar, derrubar governo. Infelizmente não existe como acabar com a crise na Venezuela que pode até ser invadida pelo EUA quando acabar essas eleições.

    Esse problema pode inclusive dar consequência para nós brasileiros pois os EUA têm grandes interesses na Amazonia e já tentaram invadir recentemente (veja Operação Surumu).

    • Caro Claudio, só um detalhe, aqui no quintalzinho dos EUA basta desestabilizar por via econômica através dessas sansões e sequestro de reservas, e logo em seguida apoiar algum governo fantoche. Não precisam gastar tempo nem dinheiro com uma invasão militar direta, esse recurso eles reservam para aqueles países mais distantes e autônomos.

      Em relação a nossa Amazônia, com esse nosso atual congresso canalha, vira-lata, entreguista e submisso aos interesses do norte, já considero ela perdida.

  2. Senhores Cláudio e Rafael Santos , nenhum país que se prese precisa invadir o Brasil arrombando as portas e atirando a esmo , desperdiçando munições e esforços , pois toda certeza os nacionais lesa-pátria Br , já estarão de quatro para dar-lhes boas vindas , entregando-lhes o que os estrangeiros bem quiserem e de bom grado , vejam as privatizações criminosas , e se algum gaiato honesto nacionalista se meter a besta e quiser impedir o saque e roubo do patrimônio do país , será severamente punido e rotulado de ” terrorista ” como de praxe.

    • Sem duvida, será “morrido”, à Teori, Tancredo, Ulisses, Campos, conforme Jordan Maxwell define essa mandatária pleiade, em:
      “Eu sempre digo que não sou a autoridade máxima do mundo em nada, porque, pelo menos, sou esperto o suficiente para saber o quanto eu não sei, mas quando vocês começam a decifrar como funciona o governo, o banco, vocês começam a observar um mundo inteiro que nunca haviam visto.

      A palavra que eu utilizo é oculto. Oculto significa apenas escondido e isso é exatamente o que ocorre no mundo de hoje. Os nossos governos, bancos, institutos de ensino, etc, estão a operar numa base totalmente oculta ou escondida e, por isso, o que nos é dito e dado a compreender não é a verdade. Religião, governo, instituíções de ensino: Eu descobri que hão tantas pessoas que de bom grado… como eu disse a noite passada neste fórum, hão tantas pessoas que se curvam de bom grado ao que os mestres querem delas. O que os teus mestres querem de ti é submissão, querem que tu penses o que eles te mandaram pensar. cidade. Então é uma querra entre gangues.

      Porque no final de contas, tudo se resume a apenas uma coisa: Somos todos humanos e os humanos, como Matin Luther King disse — as pessoas são organizações. confirmou isso. Eles dizem-me coisas como: Sabes, nós somos a maior gangue da cidade. Nós somos legais. Podemos fazer o que quisermos.

      Então eu compreendi a muito tempo atrás que o governo é apenas um combate entre gangues. Quem vai governar esta cidade? Qual é a família da máfia que vai governar esta area da cidade? Então, é por isso que não tenho respeito nenhum pelo governo, banco, nem nada do resto.” PS. Continua, em: https://projectavalon.net/lang/pt/jordan_maxwell_awake_and_aware_pt.html

  3. Segundo a oposição que possui cerca de 25 mil atas das urnas digitalizadas (83,5% do total), a vitória de Gonzáles Urrutia sobre Maduro não deixou dúvidas: 67% x 30%.

    https://resultadosconvzla.com/

    E como o CNE até agora não divulgou tais atas, parece não haver dúvidas da vitória de Edmundo Gonzáles Urrutía. Portanto, resta a Maduro entregar o cargo ou implantar uma ditadura de fato. A segunda hipótese parece ser a mais provável.

  4. Na moral…prezados…podem escrever…
    Estes dois fantoches …que agora estão se dizendo o “salvadores ” vão morrer em no máximo dois anos…um tiro…um acidente…etc…etc..
    O sistema do atual mandatário…pode até arregar…MAS estes dois dificilmente vão ganhar o “prêmio “.O prêmio que vão receber vai ser a condição para a entrega do “poder”..SUAS CABEÇAS… podem escrever…é assim que se vinga uma rebelião…a morte do seu lider ou líderes.
    E então…vida que segue felinamente ( Royalties para o Carlão..Editor da TI)

    YAH NOSSO CRIADOR E SALVADOR SEJA LOUVADO SEMPRE…

  5. Senhores Cláudio e Rafael Santos , nenhum país que se prese precisa invadir o Brasil arrombando as portas e atirando a esmo , desperdiçando munições e esforços , pois com toda certeza os nacionais traidores e lesas -pátria Br , já estarão de quatro para dar-lhes boas vindas , entregando-lhes o que os estrangeiros bem quiserem e de bom grado , vejam as privatizações criminosas , e se algum gaiato honesto nacionalista se meter a besta e quiser impedir o saque e roubo do patrimônio do país , será severamente punido e rotulado de ” terrorista ou narcotraficante ” como de praxe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *