Inimigo nº 1 dos bolsonaristas, Moraes cai e leva o Supremo junto com ele

Charge da semana (5) - Revista Oeste

Moraes mandou sua equipe perseguir a revista Oeste

Eliane Cantanhêde
Estadão

O mundo dá mesmo voltas e as do Brasil são, invariavelmente, estonteantes. Lula saiu do segundo governo com 80% de aprovação e PIB de 7,5%, foi parar na prisão, se reergueu e assumiu um terceiro mandato. A Lava Jato foi comemorada no País e mundo afora como exemplo de combate à corrupção, mas, quando caiu em desgraça, quem era herói virou vilão e vice-versa. De ícone, Sérgio Moro passou a réu, por pouco não perdeu o mandato. Deltan Dallagnol nem essa sorte teve. E agora, onde Alexandre de Moraes vai parar?

Ele foi decisivo na resistência a golpes de Estado, desde que o então presidente da República cooptava militares e reunia multidões para atacar as instituições, e implacável com golpistas de diferentes estirpes, mentores, interessados, financiadores, atiçadores e os idiotas que se enrolaram na bandeira nacional para invadir e depredar as sedes dos três Poderes, enquanto o grande líder curtia a Flórida. Aliás, o Brasil deve isso não a um só ministro, mas ao Supremo Tribunal Federal. Apesar de erros, excessos, o viés perigosamente político, o que seria da democracia brasileira sem ele, ou eles?

EXTRAPOLANDO – Há controvérsias e posições muito arraigadas contra e a favor de Alexandre de Moraes, após a Folha de S. Paulo divulgar áudios em que seus assessores pediam relatórios sobre investigações do TSE para embasar o inquérito das Fake News no Supremo. Para os adversários, ele agiu fora das regras, extrapolou limites e não foi a primeira vez. Como, por exemplo, ao se autoconceder funções de investigador, acusador, juiz e vítima num mesmo caso. Ou quando manteve o bolsonarista Felipe Martins preso meio ano sob acusação de tentar fugir do País, quando não havia provas disso.

Já para seus defensores, Moraes era presidente do TSE, com poder de polícia, e era responsável no STF, como ainda é, pelo inquérito policial sobre uso de Fake News para um golpe de Estado e, nessa dupla condição, ele agiu dentro das regras. Segundo o advogado Pierpaolo Bottini, no site Consultor Jurídico, Moraes “tem o poder de juntar aos autos, materiais e relatórios importantes para as investigações, além de determinar medidas para assegurar a integridade das provas e a permanência dos investigados no País”.

Ministros do Supremo, um atrás do outro, vêm se manifestando nessa mesma linha e definem os pedidos de Moraes no e ao TSE como legítimo “compartilhamento” de informações.

IMAGEM PÉSSIMA – A questão jurídica e de limites, porém, é uma e a repercussão política é bem outra: drástica não apenas para Alexandre de Moraes, mas para o próprio Supremo, que há anos é acusado de atuação acintosamente política e de uma escalada de autoconcessão de poderes. Logo, toda a avalanche contra ele cai sobre a mais alta corte brasileira, ao custo de perda de credibilidade – logo, de condições de enfrentar novos ataques à democracia, que não estão totalmente fora dos horizontes.

Idolatrado por antI-bolsonaristas e anti-golpes, Moraes se tornou o inimigo número um não só para a bolha bolsonarista da internet, mas para amplos setores da sociedade e, como já cansamos de ver ao longo da história recente, quanto maior o pulo, maior a queda.

E fragilizar o Supremo corresponde a fortalecer o bolsonarismo, que está organizado e pronto para ampliar sua capilaridade tanto nas capitais e municípios neste outubro, como nos governos estaduais e no Congresso Nacional em 2026. Além, obviamente, de pretender usar tudo isso para subir novamente a rampa do Planalto. E, quem sabe, tentar novamente o golpe que não vingou em 2022.

10 thoughts on “Inimigo nº 1 dos bolsonaristas, Moraes cai e leva o Supremo junto com ele

  1. Parece, na opinião de especialistas, que é muita espuma para pouco chopp.

    Claro, os boçalistas salivam raivosamente ao atacar Moraes e de lambuja o STF, porque essa instituição independente age firmememnte contra golpistas e propagadores de fake news nocivas à sociedade.

    No fundo, querem estar sob uma ditadura, mas disfarçam.

  2. “E, quem sabe, tentar novamente o golpe que não vingou em 2022.”
    R. Como não vingou, como uma espécie de sutil facada, lembrando como projeção a eliminação das oponentes facções dos “111 do Carandirú”, pró “Sindicato Internacional do Crime Organizado”!

  3. A MEDIUNIDADE CIENTÍFICA É MIL VEZES MAIS SEGURA QUE A MEDIUNIDADE DE TYLER HENRY, OU DO CRISTIANISMO FUNDAMENTALISTA DE BOLSONARO! O cristianismo milagroso de Bolsonaro é plenamente seguro? A Ciência, com suas centenas de tecnologias de imagens, como ultrassonografia, ultrassom, ecocardiograma, ressonância, cintilografia, eletrocardiograma, eletroencefalograma, etc., bem como exames de sangue que indicam centenas de doenças, inclusive genéticas, hereditárias, congênitas, transmissíveis, etc., como também podem determinar tratamento apropriado que salvam vidas, principalmente com diagnóstico precoce. Exames específicos podem prever problemas genéticos ou herdados já no óvulo ou no espermatozoide. Agora, se você é pobre ou miserável e quer ter uma grande prole (‘’crescei e multiplicai-vos’’), em favelas, cortiços, pardieiros, etc., então só lhe resta rezar e contar com a boa vontade de Jeová, Jesus Cristo, Espírito Santo, e todos os demais santos indicados pelo cristianismo para cada caso específico! Eu sei, eu também odeio esperar por toda e qualquer coisa por mais de 1 minuto! Por outro lado, se você quer fazer uma viagem segura seja por terra, água e ar, reze para que os políticos tenham construído e conservado ruas, pontes, estradas, etc., bem seguras; que tenham fiscalizado tudo com o máximo rigor, e penas pesadas para os malditos e infames infratores, de acordo com os limites corretos ou apropriados de velocidade; Se prédios, discotecas, etc., tiveram instalações seguras, conforme normas técnicas; ainda, se a manutenção foi feita, se peças são originais; se os parafusos das rodas dos veículos foram bem apertados, etc. Igualmente, se os ônibus pertencem ou não ao PCC, Comando Vermelho, Milicianos, etc. Será que quando Bolsonaro conseguir estabelecer definitivamente sua Teocracia Cristã a Ciência poderá ser totalmente erradicada? Por enquanto, se você mora em republiquetas de corruptos, fundamentalistas e fanáticos cristãos, com crucifixos ou cruzes em prédios públicos; bem …, ao sair de casa é melhor que faça o sinal da cruz; reze, faça promessas aos deuses da Bíblia Jeová, Jesus Cristo e Espírito Santo; deseje que esses criadores deste infinito ou finito Universo estejam por perto, para que possam escutar suas preces; boa sorte! Ah! Apenas um lembrete: Bolsonaro, suas mulheres, sua prole já estão na política há 40 anos! E o Cristianismo há mais de 2 mil anos! De novo, Boa sorte! LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

  4. “Apesar de erros, excessos, o viés perigosamente político, o que seria da democracia brasileira sem ele, ou eles?”

    Ora, ora … a Caca-nhêde se prepara para abandonar o barco petralha. Apesar disto, o “humanista” Roberto Nascimento continua agarrado nas botas do ministro PCC (Psicopata Calvo e Criminoso).

    • Lendo a postagem do João Grillo, Chicó teria dito, eu acho que foi assim mesmo. Hehehehe.
      Ficando no Auto da Compadecida, epa, Compadecido, R. Nascimento, tem sua epifania na Bolsonarofobia Aguda.
      A E. Cantanhêde vai Mãe de Todos, não deixando que o diabo leve todo mundo.
      Ariano Suassuna é um gênio profético, hora dessas vou associar personagens do Auto com os elementos da politica atual.
      Quem seria o bispo que batizou a cachorrinha por dinheiro?
      E o cangaceiro?
      Chicó e João Grilo sãos os presidentes da Câmara e do Senado. Engambelam todo mundo.

  5. Bolsonarofobia Aguda.
    Hehehe..

    Adoro.

    A propósito, não gostei do artigo da Eliane Cantanhede.

    Ela comenta muito bem, no Globo News em Pauta.

  6. Humanista sim, mas, agarrado às botas de quem quer que seja, isso, jamais em tempo algum.

    Tenho pavor de Ditaduras., que censuram, prendem e arrebentam. Chega uma certa idade, que o corpo não resiste a tortura física e psicológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *