Lula acorda e quer ampliar políticas para a classe média

Lula quer estreitar laços através de investimentos em educação

Pedro do Coutto

O presidente Lula da Silva, provavelmente de olho na sucessão presidencial, recomendou aos ministros que se empenhem para atender às reivindicações da classe média. Em reuniões internas no Palácio do Planalto, Lula demonstrou preocupação com a predominância de programas sociais voltados ao público de baixa renda, de acordo reportagem de O Globo.

O presidente teria afirmado que muitos dos esforços do governo estão concentrados nos beneficiários do Cadastro Único, composto por 43 milhões de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.   Lula deseja ampliar o alcance das políticas sociais para também contemplar a classe média, com o objetivo de atender um público mais diversificado e heterogêneo em relação aos mandatos anteriores.

CENÁRIOS – Segundo O Globo, o Ministério da Educação tem estudado cenários para expandir o programa “Pé-de-Meia” a todos os estudantes do ensino médio de escolas públicas, o que incluiria cerca de dois milhões de novos beneficiários. A ampliação, no entanto, enfrenta desafios fiscais em um contexto de cortes de gastos. Ainda assim, o programa é bem avaliado no governo e é visto como uma das principais inovações do terceiro mandato de Lula, com o ministro da Educação, Camilo Santana, promovendo o projeto em várias regiões do país.

Essa expansão estaria alinhada ao desejo de Lula de estreitar laços com a classe média por meio de investimentos em educação. O presidente já expressou publicamente sua intenção de construir um “país com padrão de consumo, educação e transporte de classe média”, frase dita em um discurso no início do ano. A estratégia busca aproximar o governo de um público que hoje valoriza estabilidade econômica e melhores oportunidades de crescimento.

PESQUISA – As políticas voltadas para a classe média são fáceis de serem equacionadas, bastando uma pesquisa ou um conjunto de levantamentos que identifiquem as suas vontades e as suas decepções. Basta ver os pontos sensíveis e abordá-los de forma concreta.

O avanço eleitoral da direita resulta, em parte, em virtude da falta de atendimento às reivindicações, inclusive colocadas nas eleições de 2022. É preciso fazer um levantamento dos compromissos e atendê-los. O que não pode é prometer e depois não cumprir, pois o eleitor se sente ultrapassado e iludido.

SALÁRIO MÍNIMO – O problema do salário mínimo, por exemplo, é um fato concreto. Lula prometeu um reajuste acima da inflação. Vem cumprindo, mas setores do governo querem mudar essa situação, o que é um absurdo. Querer mudar a regra não faz sentido, e é preciso tomar por base a inflação e o ganho real.

É uma questão de avanço positivo que fará com que a classe média se sinta atendida, acompanhada pela informação pública. Os preços não param de subir, e os salários precisam acompanhar tal cenário. O governo precisa enfrentar esses problemas com atenção, cumprindo as promessas da campanha eleitoral.

7 thoughts on “Lula acorda e quer ampliar políticas para a classe média

  1. O PT já perdeu a classe média, que se bandeou para o time dos Conservadores.

    Hoje, o quadro político mudou. O Pobre foi capturado pelos Direitistas, que acenaram com o paraíso, com a piada de que todos podem enricar, num mundo empreendedor, num escambo em escala planetária.

    Farsantes como Bolsonaro, Marçal e o Centrão, conseguiram vender a ideia da vida sem o Estado, uma vida sem regulação, sem Educação, sem Saúde e sem Previdência, sem o Estado. Um mundo no qual o próprio cidadão, próspero banca tudo e não paga nada de imposto. Donald Trump usou esse discurso e venceu Kamala com folga.
    É uma receita alucinogica, que está dando certo, até o final do segundo tempo.
    Quando os enganados por essa gente, perceberem a farsa, o engodo, virá a frustração, o desespero, a revolta. Esse é o combustível para todas as guerras, as externas, entre países e a pior de todas, a guerra civil.

    Ninguém quer esse trágico resultado, que é ruim para as sociedades nela envolvidas.

    • Na moral…prezado Tribunario…
      Por favor menos…Observe o mundo…as cousas estão mudando…esse papo da “esquerda ” virou pó…já foi e vai ser enterrado em 2026…fácil…fácil….
      Uma nova era…vem ..acabou…a mamata da ideologia…TEMPOS…novos…prezado…tempos novos…

      Saúde e paz para tua Casa…ok.

      YAH NOSSO CRIADOR E SALVADOR SEJA LOUVADO SEMPRE…

  2. Estimado tribunário, a vida é como uma onda, ou talvez uma senóide, uma hora lá em cima, outra hora lá embaixo.
    Agora a Direita está em alta, rumo ao topo, quando alcançar o ponto mais alto, aí meu caro, começará a queda.

    Esse é o ciclo, que nunca termina.

    Enquanto no mundo, persistir a miséria, a desigualdade, a injustiça, alguém sem ter o que comer, um cantinho para morar, sempre vamos sonhar com um mundo socialista, humano, fraterno e solidário.

    A Era, que você pensa que é uma coisa boa, pode ser a era dos dinossauros, pregando a volta da Escravidão e do extermínio dos mais pobres, que atrapalham o lucro dos bilionários.

    Um mundo virtuoso, é aquele bom para todos e não para alguns, como vem acontecendo nesses novos tempos mudancistas.

    Saúde e paz para você também.

  3. Sr. Pedro

    Além de perder a classe média, a Quadrilha do seu Presidetento acaba de perder a classe dos pobres.

    Pobres e favelados, na última eleição varreu do mapa a Quadrilha e seu Maior Ladrão que o Mundo já viu.

    Os pobres não aguentam mais tanta mentiras dessa aberração de nove dedos….

    A periferia varreu para o esgoto o Papai dos Pobres…

    Agora só falta pregar o último prego no caixão do Ladrão e até logo nunca mais., a Quadrilha será totalmente aniquilada…..

    Aguardemmmmmm, como dizia o Homem do Golpe do Baú….

    aquele abraço

    Que comecem o choro……

    !eh!eh1eh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *