Rayssa Motta
Estadão
A prisão do general Walter Braga Netto neste sábado, 14, foi celebrada no entorno do tenente-coronel Mauro Cid. A avaliação é a de que a prisão dá um “respiro” ao ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após sua delação quase ruir.
O acordo de colaboração de Mauro Cid esteve sob ameaça real de rescisão. A Polícia Federal (PF) estava insatisfeita por acreditar que ele estava omitindo informações.
DIRETO COM MORAES – Pressionado, o tenente-coronel prestou um novo depoimento diretamente ao ministro Alexandre de Moraes, no mês passado, quando entregou Braga Netto. Ele foi questionado sobre “contradições” em oitivas anteriores.
Mauro Cid afirmou que o ex-ministro tentou influenciar sua delação e procurou até o pai dele, o general Mauro Cesar Lourena Cid, para saber o que estava sendo repassado à PF.
O ex-ajudante de ordens declarou ainda que Braga Netto entregou dinheiro aos “kids pretos” para financiar o plano de execução do ministro Alexandre de Moraes, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice Geraldo Alckmin, em 2022.
CONTRADIÇÃO – A casa do ex-ministro, em Brasília, teria sido palco de uma reunião para o planejamento da missão golpista, em novembro de 2022.
Em um primeiro momento, Mauro Cid afirmou à PF, em março, que o encontro serviu apenas para os militares conversarem sobre a “conjuntura” do País.
Ao ser confrontado por Alexandre de Moraes, ele deu novos detalhes sobre o que aconteceu depois. Segundo Mauro Cid, Braga Netto entregou dinheiro aos golpistas, em uma embalagem de vinho.
MOTIVO DA PRISÃO – O depoimento de Mauro Cid serviu para embasar a prisão preventiva de Braga Netto, considerada pelos investigadores a mais importante até o momento.
Braga Netto fez parte do primeiro escalão do governo Bolsonaro. O general foi ministro da Casa Civil e da Defesa e, em 2022, foi vice na chapa do ex-presidente.
Além da prisão, a PF também fez buscas no apartamento de Braga Netto, no Rio de Janeiro. O celular dele foi apreendido. O próximo passo é uma perícia no aparelho para tentar recuperar conversas que possam ser úteis no inquérito.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Esse Mauro Cid não merece a confiança de ninguém. Um militar que faz fortuna nos Estados Unidos com a empresa Cid Family Trust (ele, o pai e o irmão Daniel) ninguém sabe como, quem pode confiar nessa gente? Os três têm várias propriedades e moram numa delas, na California, avaliada em R$ 9 milhões. É mole ou quer mais?, como se dizia antigamente. (C.N.)
Uma pergunta:
É verdade que alguns militares foram alçados a posição de Marechal no governo bozo?
Se sim,quais?
Porque o pretenso ditador Bolso insiste no impedimento de Alex (?), pergunta Malu, hoje no Globo.
Porque Alex é o concorrente dele ao posto de ditador.
O poder que Alex executa é ditatorial, o que aponta para o que almeja: ser ele o ditador, e não o Bolso.
Ou o pretensioso Lula acha que o ambicioso Alex estaria lutando pela democracia e abrindo picada para ele se reeleger.
Bolso pode ser estrupício, mas enxergou de longe a pretensão ditatorial de Alex.
Espera promoção, mas qual a patente que sucede a de X9?
Tudo às escâncaras
Eleições não servem para mais nada. As narrativas e criatividade dos malandros está vencendo. Tudo às escâncaras, tudo à vista de todos, tudo completamente a descoberto. Uma vergonha sem precedentes.
O país não tem como ir à frente diante disso tudo. E se tudo isso acontece com flagrante desrespeito ao devido processo legal a culpa tem endereço certo e atende pelo nome Congresso Nacional, especialmente o Senado Federal.
Se temos a pior Corte Suprema de todos os tempos temos também o pior conjunto de parlamentares de todos os tempos. Uma imundice geral que acaba com todas as esperanças. Quando assistimos a imprensa porca elogiando tudo isso e apoiando o atropelo de leis tudo ainda piora muito e não temos mais onde enfiar a cara.
Tempos atrás, mesmo a imprensa chapa branca ou aquela denominada “marrom” ainda tinha certo pudor, ambas, mantinham um pouco de responsabilidade aos conteúdos produzidos. Acabou tudo. Os “gatos pingados” que resistem são alvo fácil de perseguição de ocasião e suas vozes alcançam muito pouco no conjunto dessa obra imunda.
A preocupação que deveria atormentar se referente às futuras gerações. Estudantes formados ideologicamente formam uma geração perdida. A produção do conhecimento se foi dando lugar a pautas identitárias.
Deus tenha piedade desse país. Malditos sejam esses políticos. Como votei no torneiro mecânico (primeiro mandato) tenho minha parcela de culpa. Logo, bem logo mesmo, acordei e pulei fora, mas era tarde. Meu voto ajudou a aumentar a calamidade nacional com um mentiroso aproveitador e irresponsável no comando do país. Outros toscos chegaram e as chances de fazer do país uma grande e justa nação escapuliram entre os dedos como água suja. A água suja, podre não se foi, continua jorrando, exigindo muito sabão e álcool para higienizar. Quem vai limpar essa podridão toda?
E tudo é dito de modo bem claro: https://www.instagram.com/palhanors/reel/DCjwRByRoHE/
Briga de gangue , briga gangue por terem sido expostas .